ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Oliveira, D.F. (UFMT) ; Soares, E.C. (UFMT)
Resumo
No presente trabalho, objetivou-se apresentar um levantamento quantitativo e qualitativo das publicações acerca do uso de jogos e atividades lúdicas no Ensino de Química, focando prioritariamente dois dos principais eventos da área de Química no Brasil: as Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química e os Congressos Brasileiros de Química. A metodologia consistiu na divisão em três etapas: pesquisa bibliográfica, levantamento quantitativo e qualitativo dos trabalhos já publicados nesses eventos e análises e conclusões. Os dados permitiram observar que as pesquisas nesta área têm ganhado cada vez mais espaço, entretanto, as discussões recaem predominantemente no uso dessas ferramentas sem uma fundamentação teórica adequada, o que pode dificultar o seu uso de um modo mais eficiente.
Palavras chaves
Jogos didáticos; Atividades lúdicas; Ensino de Química
Introdução
O campo de pesquisa acadêmico-científico brasileiro em Ensino de Química tem sido amplamente discutido nas últimas décadas. Neste contexto, emergem as correntes teóricas que defendem o uso de jogos e atividades lúdicas como estratégias que promovam um ensino de Química eficiente, inovador e significativo (LISBOA, 2012 apud OLIVEIRA et al 2013). Ferreira et al (2012), Lima et al (2010) e Santana e Rezende (2008) corroboram afirmando que a utilização de jogos e atividades lúdicas para promover a Educação em Ciências surge como uma proposta que contribuirá para a mudança do atual modelo de ensino, na maioria das vezes, um ensino tradicional, decorativo e descontextualizado. Tal que Soares (2004; 2008) afirma que essas ferramentas podem despertar nos alunos o interesse e a motivação necessária para que se construa uma aprendizagem significativa, dando sentido aos conhecimentos desenvolvidos nas salas de aula. A pesquisa sobre a utilização de jogos e atividades lúdicas para o ensino de Química é relativamente recente. Santana e Rezende (2009) aponta que o primeiro trabalho publicado em um periódico – no “Journal of Chemical Education” – sobre o tema, é datado de 1929, cujo foco recaía sobre um jogo fabricado para se ensinar as funções químicas orgânicas. Neste trabalho, objetivou-se apresentar um levantamento quantitativo e qualitativo das publicações acerca do uso de jogos e atividades lúdicas no Ensino de Química, focando prioritariamente dois dos principais eventos da área de Química no Brasil: as Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química (organizadas pela Sociedade Brasileira de Química-SBQ) e os Congressos Brasileiros de Química (organizados pela Associação Brasileira de Química-ABQ).
Material e métodos
A metodologia adotada nesta pesquisa consistiu na divisão em três etapas: a pesquisa bibliográfica sobre o uso de jogos e atividades lúdicas no Ensino de Química, o levantamento quantitativo e qualitativo dos trabalhos já publicados sobre esta temática no meio acadêmico-científico brasileiro e a análises e conclusões. O levantamento desses trabalhos ocorreu pela análise dos anais de dois dos principais eventos brasileiros sobre Química e Ensino de Química: as Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ) e os Congressos Brasileiros de Química (CBQ). A expectativa inicial era realizar um levantamento de todas as publicações já realizadas nas edições desses eventos. Todavia a consulta das publicações foi realizada nos anais disponíveis nos sites mantidos pelos organizadores desses eventos, que por sua vez, não continham todos os trabalhos já publicados, sendo possível então o levantamento das edições: do 46º ao 54º CBQ (de 2006 a 2014) e da 29ª a 37ª RASBQ (também de 2006 a 2014). Os dados e os anais de publicações das demais edições não constavam nos sites dos organizadores, exceto a 23ª RASBQ que foi desconsiderada para este estudo por haver um espaço de tempo relevante até a próxima edição que continha todos os dados e publicações. Para realizar o levantamento quantitativo dos trabalhos sobre a utilização de jogos e atividades lúdicas no Ensino de Química foram utilizados os seguintes descritores (considerando as palavras no singular, no plural e em ambos os gêneros, quando possíveis): jogo, jogo didático, jogo educacional, jogo pedagógico, jogo lúdico, atividade lúdica, lúdico, ludismo, ludicidade e ludoteca. Para serem contabilizados neste estudo, os artigos precisariam ter um ou mais desses descritores em seu título ou em suas palavras-chave.
Resultado e discussão
Os dados retirados dos anais dos Congressos Brasileiros de Química (CBQ) e
das Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ),
correspondentes ao período de 2006 a 2014, permitiram verificar que o estudo
com o uso de jogos e atividades lúdicas para o Ensino de Química vem
ganhando relevância no meio acadêmico-científico brasileiro.
Neste período, somando-se as publicações realizadas pelos dois eventos, foi
apresentado um total de 277 resumos expandidos, sendo: 182 (65,7%) nos CBQ e
95 nas RASBQ (34,3%).
Nos CBQ, o descritor jogo (e demais variantes) apareceu 123 vezes nos
títulos dos artigos, enquanto a palavra atividade lúdica (e demais
variantes) foi encontrada 94 vezes. Já nas edições das RASBQ, a palavra jogo
foi detectada 65 vezes, enquanto a atividade lúdica apareceu 44 vezes. É
relevante destacar que, em muitos trabalhos, aparecia mais de um descritor.
A temática de jogos e atividades lúdicas para a Educação Química teve maior
destaque, no quesito quantidade de artigos, na última edição do CBQ (com 57
publicações) e na 34ª edição da RASBQ (com 23 resumos expandidos). Porém o
maior percentual de trabalhos com este tema ocorreu na 49º edição do CBQ
(com 17,72% dos trabalhos em Ensino de Química) e na última edição da RASBQ
(com 9,32% dos artigos da área), conforme os dados dispostos nas Tabelas 1 e
2.
Outra importante informação é que as pesquisas discutem, em sua maioria, as
propostas de aplicação dos jogos e das atividades lúdicas em sala de aula
sem um aprofundamento teórico que possibilite um ensino-aprendizagem mais
eficiente, gerando assim, atividades com fim em si mesmas.
Publicações sobre o uso de jogos e atividades lúdicas no Ensino de Química nos Congressos Brasileiros de Química, no período de 2006 a 2014.
Publicações sobre o uso de jogos e atividades lúdicas no Ensino de Química nas Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química, de 2006 a 2014.
Conclusões
Através do levantamento das publicações dos anais dos CBQ e das RASBQ foi possível observar que o uso de jogos e atividades lúdicas como estratégia para o ensino de Química tem recebido cada vez mais atenção dos pesquisadores brasileiros. Tal que, nos últimos nove anos, a produção com este tema vem aumentando consideravelmente. No entanto, a discussão, em sua quase totalidade, cerca-se dos usos dessas ferramentas como atividades isoladas, desconsiderando assim, importantes discussões teóricas que poderiam contribuir para um ensino-aprendizagem mais significativo.
Agradecimentos
Referências
FERREIRA, E. A.; GODOI, T. R. A.; SILVA, L. G. M. Aplicação de jogos lúdicos para o ensino de Química: auxilio nas aulas sobre tabela periódica. 2012. In. Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia – ENECT/UEPB. Campina Grande - PB. 2012.
LIMA, E. C.; MARIANO, D. G.; PAVAN, F. M. Uso de Jogos Lúdicos como Auxilio para o Ensino de Química. Centro Universitário Amparense – UNIFIA, 2010.
OLIVEIRA, D. F.; MOTA, L. A.; JACINTHO, J. M. S. Jogo da Trilha Química - Resgatando Conceitos Fundamentais de Química no Ensino Médio. In. Anais do 53º Congresso Brasileiro De Química. Rio de Janeiro-RJ. 2013.
SANTANA, E. M.; REZENDE, D. B. O uso de jogos no ensino e aprendizagem de Química: uma visão dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. In. Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Curitiba-PR, 2008.
____________. Um Estudo Bibliográfico Sobre o Uso de Atividades Lúdicas e Jogos no Ensino de Química. In. Anais da 32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Fortaleza-CE, 2009.
SOARES, M. H. F. B. O Lúdico em Química: Jogos e Atividades Aplicados ao Ensino de Química. 2004. 203 fls. Tese de Doutorado – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos-SP: 2004.
____________. Jogo para o Ensino de Química: teoria, métodos e aplicações. Guarapari-ES: Ex Libris Editora, 2008.