ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Brito, I.A. (IFPI) ; Cardoso, J.R.A. (IFPI) ; Borges, V.F.S. (IFPI) ; Sá, L.C. (IFPI) ; Brito, J.I. (IFPI) ; Davi, A.O. (IFPI) ; Silva, M.E. (IFPI) ; Santos, R.I. (IFPI)
Resumo
O presente trabalho, objetivou desenvolver uma proposta metodológica para a aquisição de conceitos relacionados à química, especificamente acerca da tabela periódica, por meio de um jogo aplicado no ensino médio pelos bolsistas do PIBID, como uma ferramenta para propiciar maior interesse dos alunos pela matéria de química, aproximando-os com os conteúdos, de forma divertida e contextualizada, sendo uma eficiente ferramenta para despertar e estimular o interesse dos alunos, melhorando e enriquecendo sua compreensão nos assuntos aplicados. O jogo didático foi aplicado em uma escola estadual, como recurso metodológico, visando suprir algumas dificuldades encontradas na compreensão dos conteúdos de química inorgânica explorados em sala, e complementando a formação dos conhecimentos.
Palavras chaves
ensino-aprendizagem; jogos lúdicos; Química Inorgânica
Introdução
A química como ciência da natureza, está presente em todos os processos que ocorre ao nosso redor, com formação e reações de substancias que nos expomos diariamente, contudo, apesar de sua relevância em todos os campos, sua concepção e assimilação pelos alunos e de certa forma pela sociedade é considerada de difícil compreensão. Com as abordagens tradicionais de ensino, somado aos conceitos pré- estabelecidos pelos alunos, às dificuldades na aprendizagem de química são ampliadas. Dessa forma, a inserção de outras propostas metodológicas, a fim de que a aprendizagem de química seja tão eficiente quanto possível, como o uso de jogos, que tenham como objetivo despertar à atenção dos alunos, incentivar e atrair todos os sentidos e olhares para a matéria de química, é de fundamental importância para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Pois como ressalta Freire (1996) (P: 21) “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Outro aspecto importante afirmado por Rego (2000), sendo citado por Morais (2012), e confirmado no presente estudo, é que “o uso dos jogos proporciona ambientes desafiadores, capazes de estimular o intelecto proporcionando a conquista de estágios mais elevados de raciocínios” estimulando novas descobertas, e ao desenvolvimento de diferentes potencialidades, servindo como instrumentos motivadores, no processo de construção do conhecimento, propiciando o meio para que o aluno induza o seu raciocínio, a reflexão e conscientemente a construção do seu conhecimento. Promovendo a construção do conhecimento cognitivo, físico, social e psicomotor o que o leva a conquista mais facilmente o assunto abordado.
Material e métodos
O Jogo “a Trilha dos elementos químicos” foi desenvolvido pelos bolsistas do PIBID, na Instituição de Ensino Fundamental e Médio, Desembargador Vidal de Freitas, na turma do 1º ano, no turno da manhã. Os materiais utilizados no jogo foram: o tabuleiro contendo a trilha a ser percorrido (Figura 1), um dado, dois cones (representando os jogadores), um manual de instruções, 50 cartas com as perguntas do jogo. De início, foi realizada uma aula teórica do conteúdo a ser abordado e em seguida foi dando início as partidas. Houve disputas individuais e em grupos com a união da turma participante, que puderam escolher um representante para a equipe.
Resultado e discussão
Durante a realização das atividades em sala de aula, ficou claro que os
alunos apresentavam pouco conhecimento sobre o conteúdo de química
inorgânica principalmente a respeito da tabela periódica, na qual a maioria
deles considerava um conteúdo de difícil compreensão. Como, a base que eles
tinham de química não era tão boa, isso acarretou numa certa dificuldade em
responder as perguntas das cartas logo de início. Observou-se que os alunos,
na primeira partida do jogo, não tinham total assimilação do conteúdo, porém
ao longo da partida houve um gradativo rendimento na compreensão e
assimilação do conteúdo abordado, onde os mesmos passaram a acertar as
questões que estão contidas no jogo.
A proposta de utilização e aplicação do jogo “A trilha dos elementos
químicos” como recurso complementar, alternativo e facilitador na aquisição
e socialização do conhecimento foi de grande relevância para os alunos, pois
a aplicação do jogo proporcionou uma melhor compreensão dos conhecimentos
explorados, possibilitou uma melhor interação entre os alunos, pois eles se
divertiram ao participar do jogo didático, estimulando a discussão dos
conteúdos de inorgânica e o interesse em responder corretamente as perguntas
contidas nas cartas visando a continuidade da equipe na brincadeira. Contudo
o jogo se caracterizou como um recurso complementar, alternativo e
facilitador na aquisição e socialização do conhecimento da química.
tabuleiro do jogo
Conclusões
Deste modo, percebe-se que a utilização do jogo lúdico no ensino de Química é uma metodologia dinâmica e essencial para facilitar a aprendizagem dos alunos, principalmente no resgate de conteúdos e conceitos da disciplina de Química abordada no ensino médio. Além de ser uma metodologia que promove a integração entre os estudantes e motivação para aprender cada vez mais os conteúdos desta ciência.
Agradecimentos
Agradeço a Deus, a CAPES, ao IFPI e a todos que me ajudaram e me apoiaram na realização deste trabalho.
Referências
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