ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Vargas, M.E.S. (INSTITUTO UFC VIRTUAL) ; Oliveira, R.N. (INSTITUTO UFC VIRTUAL) ; Diógenes, E.C. (INSTITUTO UFC VIRTUAL) ; Oliveira, A.F.A. (INSTITUTO UFC VIRTUAL) ; Pinheiro, M.O.S. (INSTITUTO UFC VIRTUAL)
Resumo
Alunos do Curso de Licenciatura em Química Semipresencial do Instituto UFC Virtual, aplicaram um questionário a 12 professores de Escolas de Ensino Fundamental e Médio, com o objetivo de saber a visão destes sobre os diferentes materiais que são usados no cotidiano. Mediante a análise dos questionários, pôde-se ter uma ideia de que os entrevistados conheciam diversos materiais, incluindo polímeros condutores e biomateriais, entretanto, desconheciam os compósitos e materiais inteligentes. Dentre os entrevistados, 33,4% não sabiam fazer a distinção entre Reciclagem Química e Reciclagem Mecânica. Este trabalho contribuiu para conscientizar os professores que convivem com a Química no dia-a-dia da importante relação entre a Química e os diferentes materiais.
Palavras chaves
Professores; Questionário; Materiais
Introdução
De acordo NUNO MACHADO (2015), sobre os novos materiais, “a variedade de materiais existentes à nossa volta é tão grande que, por uma questão de organização, aprendemos a classificá-los para melhor os distinguir, e essa classificação pode ser feita de diferentes formas. Podemos, por exemplo, classificá-los consoante a sua origem em Materiais Naturais e Sintéticos”. Os objetos que nos cercam são compostos de diversos materiais, cada um com características que os tornam necessário para uma determinada função. ALMEIDA, E. C. S. et al (2008, p. 1-2) afirmam, “A Química é uma disciplina que faz parte do programa curricular do ensino fundamental e médio.“ e acrescentam “A ideia de contextualização surgiu com a reforma do ensino médio, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB-9.394/97) que orienta a compreensão dos conhecimentos para uso cotidiano. Originou-se nas diretrizes que estão definidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os quais visam um ensino de química centrado na interface entre informação científica e contexto social.” ZARBIN, A. J. G. (2007, p. 1-2) cita que “A utilização, o domínio, o desenvolvimento e a exploração de diferentes materiais têm uma profunda influência no desenvolvimento social e estão intimamente relacionadas a aspectos socioeconômicos, culturais, geográficos, demográficos, ambientais, dentre outros.” e acrescenta, “A relação entre “Química” e “materiais” é direta e inequívoca.” Portanto, o objetivo deste trabalho foi identificar através de questionário, a visão de professores dos diferentes materiais existentes, analisar os resultados visando avaliar os materiais usados no cotidiano, sua relação com a Química e a sua aplicação.
Material e métodos
A pesquisa se caracteriza como qualitativa e quantitativa e foi desenvolvida por alunos da Disciplina Prática de Ensino em Química II e Tutor à Distância do Instituto UFC Virtual da Universidade Federal do Ceará, durante a realização do Estágio Supervisionado. Foram entrevistados 12 professores de Escolas de Ensino Fundamental e Médio das Cidades de Jaguaretama e Jaguaribe, Cidades do Estado do Ceará. Estes professores tinham ao todo 228 alunos do Ensino Fundamental e 306 alunos do Ensino Médio, distribuídos em diversas turmas. A pesquisa foi realizada através de um questionário contendo seis perguntas de respostas “Sim ou Não”, sobre a visão destes, com relação ao conhecimento dos materiais usados por eles e pelos alunos no dia-a-dia, se na Escola tinha Laboratório de Química, se os alunos poderiam ter mais interesse em estudar Química tendo aulas teóricas e aulas práticas. Já nas sete perguntas de múltipla escolha foi solicitado informação sobre quais materiais tinham mais conhecimento, incluindo os novos materiais, se sabiam fazer a distinção entre Reciclagem Química e Reciclagem Mecânica e classificar os Materiais quanto a sua origem em Materiais Naturais e Sintéticos. Foi preservado o anonimato, tendo o entrevistado a decisão de participar ou não da pesquisa.
Resultado e discussão
Para a análise do resultado do questionário aplicado com 13 perguntas, sendo
seis de respostas “Sim ou Não”, foi verificado que os professores consideram
importante ter conhecimento dos diferentes materiais usados no cotidiano.
Das 5 Escolas analisadas, 3 possuem Laboratório de Química (60%) e 2 (40%)
não tem, entretanto, foi constatado que os alunos poderiam ter mais
interesse nas aulas de Química se tivessem aulas teóricas e práticas. Muitos
são os materiais comuns que os professores tinham conhecimento, como
alumínio, prata, aço inox, cerâmica, ferro, argila, madeira, dentre outros.
Com relação às sete perguntas de respostas múltiplas, alguns tinham
conhecimento de novos materiais, como polímeros condutores, biomateriais e
materiais nano-estruturados, entretanto, alguns desconheciam os compósitos,
novos cerâmicos e materiais inteligentes. Em relação aos Produtos de Base
Sustentável, que têm aplicação no mundo dos polímeros (macromoléculas),
alguns sabiam que os mesmos devem conciliar três aspectos: materiais
reutilizáveis, recicláveis e biodegradáveis. Dentre os entrevistados, 33,4%
não sabiam fazer a distinção entre Reciclagem Química e Reciclagem Mecânica.
Já para a classificação quanto a origem dos materiais em Natural e
Sintético, todos responderam que tinham conhecimento dos Materiais Naturais
e Materiais Sintéticos, porém, 25% tinham dificuldades para classificar um
Material Natural Manufaturado, como anel de ouro, copo de plástico, talher
de aço inox, dentre outros.
Conclusões
Após a análise dos questionários aplicado a 12 professores do Ensino Fundamental e Médio, das Cidades de Jaguaretama e Jaguaribe, Estado do Ceará, foi possível verificar a visão destes em relação aos diferentes materiais que existem, como também dos novos materiais ou recém-descobertos, como os biomateriais e compósitos, dentre outros. Considera-se de fundamental importância que os entrevistados tenham uma visão dos diferentes materiais, da sua relação com a Química e da sua aplicação para que sejam usados de forma correta.
Agradecimentos
Agradecemos aos professores de Escolas de Ensino Fundamental e Médio de Jaguaretama e Jaguaribe, Cidades do Estado do Ceará, pela participação na pesquisa.
Referências
ALMEIDA, E. C. S. et. al. Contextualização do ensino de química: motivando alunos de ensino médio. X Encontro de Extensão. Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2008. MACHADO, N. Aulas de física e química. Disponível em: <http://www.aulas-fisica-quimica.com/7q_05.html> Acesso em 25 de junho de 2015. ZARBIN, A. J. G. Química de (nano) materiais. Química Nova. v. 30, no. 6, p. 1-2, (2007)