ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Santiago, J.C.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Leder, P.J.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Silva, M.D.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Costa, J.J.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Santos, V.L. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)
Resumo
A música utilizada no Ensino da Química é apontada como uma ferramenta potencialmente capaz de estreitar o diálogo entre alunos, professores e conhecimento científico. Nessa perspectiva, realizou-se uma pesquisa na discografia brasileira objetivando encontrar uma música para ser utilizada na introdução dos conceitos científicos sobre o “ciclo da água” para alunos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Santa Izabel-PA. Para esta pesquisa, foi escolhida a música “Chuva” e a dinâmica intitulada de “Gaby Amarantos cientista! Será?”. Os alunos exploraram o conteúdo presente na letra da música em termos de linguagem e possibilidades de analogias, sendo que 90% desses alunos obtiveram êxito na transposição da linguagem poética presente na letra da música para a linguagem científica.
Palavras chaves
Linguagem em Química; Música; Ciclo da Água
Introdução
Como ocorre a chuva? Por que às vezes a água se precipita sob a forma líquida, outras sob a forma de granizo e outras sob a forma de neve? Tais questionamentos fazem parte do cotidiano de muitos alunos, e podem ser explicados cientificamente utilizando-se os conceitos da Física e da Química. As transformações no estado de agregação que a água sofre na natureza devido a variações de temperatura e pressão que ocorrem no meio ambiente, é denominada de “ciclo da água” (FONSECA, 2010). Devido ao fato dessas transformações serem constantes, cíclicas e vitais para a manutenção da vida no planeta, buscou-se na literatura uma metodologia diferenciada para se ensinar o tema de “estados de agregação da matéria”. Nesse sentido, os autores Silveira e Kiouranis (2008) apresentam como proposta a utilização da música no Ensino de Química por considerarem que “A música e a letra podem ser uma importante alternativa para estreitar o diálogo entre alunos, professores e conhecimento científico, uma vez que abordam temáticas com grande potencial de problematização e está presente de forma significativa na vida do aluno (p. 29)”. Partindo desse pressuposto, uma música que nos tenciona a pensar cientificamente no ciclo da água é a música intitulada “Chuva”, interpretada pela cantora paraense Gaby Amarantos. Apesar dessa música não apresentar o rigor científico em sua linguagem, ela pode ser utilizada como metodologia para introdução de conceitos específicos das ciências da natureza. A questão que norteou este trabalho foi: será que os alunos do 1º ano do Ensino Médio ao ouvirem a música “Chuva” serão capazes de identificar o processo natural mencionado em linguagem poética?
Material e métodos
Este trabalho foi desenvolvido em duas etapas, e contou com a participação de 32 alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada na cidade de Santa Izabel do Pará. A primeira etapa consistiu em se fazer uma revisão sobre o conteúdo de “estados de agregação da matéria”, ressaltando a sua importância para a Química – que estuda as transformações internas da matéria. A segunda etapa consistiu na distribuição de uma folha de papel contendo a letra e algumas questões referentes a música “Chuva” cantada pela artista paraense Gaby Amarantos. A dinâmica foi intitulada de “Gaby Amarantos cientista! Será?”, e teve por objetivo primordial estimular o pensar científico dos alunos por meio da interpretação científica da linguagem poética presente na letra da música. A música foi ouvida em sala de aula, e os alunos foram questionados sobre qual fenômeno natural a música, de modo poético, nos tenciona a pensar. Em seguida, foi pedido aos alunos que destacassem um trecho da música e utilizando os conhecimentos científicos adquiridos em sala de aula, que explicassem cientificamente o processo mencionado no trecho da música destacado. Finalmente, os alunos teriam que escolher um dos estados de agregação da água e explicar suas características macroscópicas e microscópicas. Os dados coletados foram analisados com base no referencial teórico adotado e utilizado como parâmetro para avaliar a atividade proposta.
Resultado e discussão
O título da dinâmica (Gaby Amarantos Cientista! Será?) despertou a
curiosidade dos alunos em quererem saber qual a relação da cantora paraense
com a ciência. Na verdade, a escolha desse título foi proposital para criar
uma pré-disposição nesses alunos e assim motivá-los a participarem
ativamente da dinâmica proposta. Após ouvirem a música, os alunos tiveram
que responder qual fenômeno natural estava sendo mencionado de modo poético
na letra da música; 100% dos alunos acertaram respondendo que tratava-se do
“ciclo da água”. Vale ressaltar que o objetivo desta pesquisa estava além de
identificar ou destacar trechos da música, este foi um método para despertar
nos alunos uma sensibilidade mais aguçada na observação de questões
intrínsecas a ela. Desse modo, os alunos foram orientados a destacar um
trecho da música que nos tenciona a pensar em um processo de transformação
física da água e que eles conceituassem cientificamente este processo. Cerca
de 90% dos alunos conceituaram satisfatoriamente o processo mencionado no
trecho da música destacado, conforme elucida a Tabela 1. Quanto as
explicações científicas para o estado de agregação da água escolhido, cerca
de 87,5% dos alunos alcançaram êxito em suas respostas conforme é
apresentado na Tabela 2. A transposição da linguagem poética da música para
a linguagem científica feita pelos alunos e suas explicações científicas
para os estados de agregação da água, corroboram as concepções apresentadas
por Silveira e Kiouranis (2008), na qual apontam a música como sendo
atrativa e capaz de gerar interesse e motivação nos alunos, na medida em que
se utilizam melodias conhecidas e apreciadas pelo público jovem, que é o
caso da música “Chuva” de Gaby Amarantos, a qual faz parte da cultura dos
estudantes que moram no estado do Pará.
Trecho da música destacado e sua conceituação científica feita pelos alunos.
Explicação científica dos alunos para o estado de agregação da água.
Conclusões
A música “Chuva” utilizada como metodologia para a introdução de conceitos científicos sobre o “ciclo da água”, é uma ferramenta metodológica potencialmente capaz de despertar o pensar científico dos alunos. Através dessa pesquisa, ficou evidente que os alunos conseguiram relacionar a letra da música ao conhecimento científico adquirido em sala de aula e sua vida cotidiana. Vale ressaltar que a postura adotada pelo professor em sala de aula e o saber-fazer é que irá garantir o sucesso desta metodologia em termos de cognição.
Agradecimentos
Aos alunos do 1º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Marieta Emmi, pelo interesse em participar deste trabalho.
Referências
AMARANTOS, Gaby. Chuva. Álbum: Treme. Faixa 12. Barueri: Som Livre, 2012. 1 CD-ROM (47 min).
FONSECA, M. R. M. Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. 1. ed. São Paulo: FTD, 2010.
SILVEIRA, M. P.; KIOURANIS, N. M. A música e o Ensino de Química. Rev. Química Nova na Escola, n. 28, p. 28 – 31. Mai., 2008.