ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ensino de Química
Autores
Pinto, B.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Santos, N.L. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; da Costa, D.R.M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)
Resumo
Os recursos pedagógicos caracterizam-se á qualquer tipo de material com fins educativos, para o auxílio do ensino em geral, de modo a facilitar a interpretação do público alvo promovendo o ensino-aprendizagem. Os jogos são uma forma de distração e diversão, portanto utilizá-los para o aprendizado é importante para desenvolver nos alunos a interação em grupo, ensinar conteúdos didáticos de forma simples e prática, desenvolvendo habilidades. O simples gesto de brincar é agradável e prazeroso a muitas pessoas, então fazer a forma de ensino-aprendizagem ser prazerosa e agradável utilizando jogos, brincando, interagindo tem valor significativo para o desenvolvimento social e intelectual dos alunos. Os jogos servem para estimular e resgatar o interesse desses alunos pelas aulas de química é fund
Palavras chaves
Jogos de cartas; Lúdico; Química Inorgânica
Introdução
Mesmo com os avanços tecnológicos observamos muitos professores presos aos métodos tradicionais devido ao comodismo ou falta de tempo, pois possuem sobrecarga de horas aulas, e acabam não desenvolvendo atividades lúdicas, onde tornam suas aulas monótonas e exaustivas. Hoje temos facilidade no acesso de vários recursos pedagógicos lúdicos que apresentam dinâmicas interessantes como os jogos. A utilização dos jogos como recursos pedagógicos, não é tão recente, Platão já afirmava que os primeiros anos da criança deveriam ser ocupados com jogos didáticos. Há relatos de que os colégios jesuítas foram os primeiros a reconhecer o valor educativo dos jogos didáticos (OLIVEIRA et al, 2010). Os jogos possibilitam inúmeras maneiras de trabalhar em sala de aula o mesmo conteúdo. Por se tratar de uma atividade geralmente coletiva, incentiva à interação entre os alunos, provocando discussões que podem sanar dúvidas referentes ao conteúdo (OLIVEIRA et al, 2010). As discussões e dúvidas que podem ser geradas pelos jogos ajudam a moldar o senso crítico dos alunos na linha de ensino-aprendizagem. A aula realizada teve como objetivo auxiliar o ensino de química utilizando o jogo de cartas como recurso pedagógico lúdico, onde busca estimular a criatividade, raciocínio lógico e fixar conteúdos básicos sobre química inorgânica, que se aplicou no dia 23/09/2014 na turma do 1° ano C do ensino médio na E. E. E. M. “O Pequeno Príncipe” na cidade de Marabá-PA, onde foi utilizado um jogo de cartas chamado QuimMassa.
Material e métodos
O jogo de cartas aplicado, foi confeccionado dia 18/09/2014 impresso em papel cartão, sendo recortado, o mesmo foi baseado no jogo QuimMassa (SILVA et al, 2012) que apresenta as seguintes características, a rodada inicia com 2 até 8 jogadores (a partir de 7 anos). Cada jogador recebe 5 cartas. O restante do baralho é deixado na mesa com a face virada para baixo e então vira-se uma carta do monte. Esta carta que fica em cima da mesa serve apenas como referência da cor para que o jogo comece. O jogador a esquerda do que distribuiu as cartas inicia o jogo, que deve seguir em sentido horário. Os jogadores devem jogar, na sua vez, uma carta de mesma cor ou de ação. Exemplo: se a carta inicial for à representação de um ácido (verde) o primeiro jogador deve jogar sobre ela uma carta verde correspondente à substância ácida, ou uma carta de ação. A rodada termina quando um dos jogadores zerar as suas cartas na mão. Foram realizadas adaptações no jogo QuimMassa, para ser aplicado na E. E. E. M. “O Pequeno Príncipe”, pois ele foi utilizado em sala de aula, como atividade complementar. O jogo de cartas possui um baralho de 64 cartas, dentre elas: 08 cartas principais contendo nomenclatura, características, fórmulas estruturais de ácidos (verde), bases (rosa), óxidos (laranja) e sais (azul) no total de 32 cartas; Cartas de ação, 04 de Trocar, 04 de Silêncio, 04 de Bloqueio, 04 de Inverter (Preta), 06 de “+1”, 06 de “+3”, 04 de “+6” (mescladas) no total de 32 cartas. Após a aplicação do jogo de cartas, foi apresentado aos alunos um formulário de múltipla escolha contendo 4 questões sobre o método utilizado em sala de aula.
Resultado e discussão
Durante a aplicação do jogo de cartas observou-se a fixação dos conteúdos de
química inorgânica, estímulo do raciocínio lógico, relacionamento social,
interação entre alunos e diversão. Priorizando o ensino-aprendizagem na
forma conteudista utilizando o jogo de cartas, pois devido ser uma
metodologia de ensino diferente a que eles estão habituados, houve um bom
aceitamento por parte dos alunos, pois o jogo de cartas apresenta uma
familiaridade com os jogadores devido ao jogo UNO, em que os mesmos já
tiveram contato, por ser um jogo popular e de fácil acesso.
Durante a aplicação do jogo de cartas, houve a participação de todos
os alunos de uma forma prazerosa, onde os mesmos demostraram interesse e
pro-atividade na organização e desenvolvimento do mesmo, buscando
esclarecimentos sobre o conteúdo, que foi apresentado no jogo de cartas.
Após a realização do jogo, foi aplicado um questionário para cada
aluno, contendo 4 questões de múltipla escolha para os 21 alunos presente em
sala de aula, onde os mesmos avaliaram o jogo de cartas utilizado. As
questões realizadas e os resultados dos formulários aplicados.
Referente à primeira questão: Você já teve contato com jogos
didáticos, com o tema de “Funções Inorgânicas”? Dos 21 alunos presentes, 19
responderam que não e 2 responderam que sim. Segunda questão: Como você
classifica o Jogo de Cartas, utilizado em sala de aula? 7 alunos responderam
bom e 14 ótimo. Terceira questão: Com a utilização do jogo de cartas, foi
possível fixa os assuntos tratados em sala de aula? Todos responderam que
sim. Quarta questão: Você gostaria que tivesse mais recursos didáticos como
jogos nas aulas de química? Todos os alunos presentes responderam que sim.
Conclusões
Levando em consideração o fato das dificuldades apresentadas pelos alunos, através da aula de química inorgânica expositiva com auxílio do jogo de cartas como recurso lúdico e aplicação de formulários respondidos pelos mesmos, foram obtidos dados significativos e positivos, referentes ao jogo aplicado.Observamos o interesse dos alunos, em está abertos para aceitar novos métodos de ensino, como a utilização de jogos didáticos para diversas finalidades como o vestibular dentre outros, pois o mesmo possui uma atuação importante para estimulo do raciocínio lógico e assimilação dos conteúdos.
Agradecimentos
Os autores agradecem a Universidade Estadual do Pará (Uepa) e a comunidade da E. E. E. M "O Pequeno Príncipe".
Referências
SILVA, K. S.; NASCIMENTO, M. C. M.; ALVES, M. R. C.; SIQUEIRA, E. F. V.; SANTOS, K. C. H.; FREITAS, J. D.; MAIA, F.; FREITAS, A. J. D.; FRANÇA, V. T. Do incrível jogo de cartas UNO ao QuimMassa: Um recurso pedagógico lúdico e dinâmico para a compreensão das funções inorgânicas. Disponivel em: www.abq.org.br/simpequi/2012/trabalho/79-1247.html Acesso: 16 de Março 2014.
OLIVEIRA, L. M. S.; SILVA, O. G.; FERREIRA, U. V. S. Desenvolvendo jogos didáticos para o ensino de química Ácidos, disponível em: www.cfnp.com.br/2012/ material_de_apoio/CIE/ 8/Ácidos .pdf. Acesso 24/02/2014.
Ácidos e Bases de Arrhenius, disponível em: bioquimica.ufcspa.edu.br/pg2/pgs/quimica/acidbasal.pdf. Acesso em 24/02/2014.
Funções Inorgânicas, disponível em: www.supletivounicanto.com.br/docs/cd05-funções%20 inorgânicas.pdf. Acesso em 24/02/2014.
Funções Inorgânicas, disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/funcoes-inorganicas.htm. Acesso em 18/09/2014