A MASSA DE MODELAR COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES POR REDOX: PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO.

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Gomes, P.W.P. (UEPA) ; Barros, D.J.P. (UEPA) ; Malato, B.V. (UEPA) ; Costa, A.P.A. (UEPA) ; Reis, J.D.E. (UEPA) ; Muribeca, A.J.B. (UEPA)

Resumo

O presente trabalho descreve o lúdico como ferramenta metodológica e também instrumento que motiva, atrai e estimula o processo de construção do conhecimento no ensino médio, visando o desenvolvimento pessoal do aluno e a atuação em cooperação com a sociedade, através de uma ação divertida. Portanto, este trabalho teve como objetivo realizar atividades lúdicas como ferramenta didático-pedagógica para a melhor compreensão do ensino de balanceamento de equações redox (oxirredução) com alunos de 3ª Série do ensino médio da escola Salomão Matos localizada no município de Salvaterra (Estado do Pará).

Palavras chaves

Aprendizagem; Ensino de química; Lúdico

Introdução

As atividades lúdicas, no ensino médio, são recursos usados para a aplicação de uma educação que vise o desenvolvimento pessoal do aluno e a atuação em cooperação na sociedade. São também instrumentos que motivam, atraem e estimulam o processo de construção do conhecimento, podendo ser definida, de acordo com Soares (2004), como uma ação divertida, seja qual for o contexto linguístico, desconsiderando o objeto envolto na ação. Se há regras, essa atividade lúdica pode ser considerada um jogo. “Os jogos são indicados como um tipo de recurso didático educativo que podem ser utilizados em momentos distintos, como na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos” (CUNHA, 2004). Algumas importâncias do lúdico no ensino-aprendizagem são: facilitar a aprendizagem; ajudar no desenvolvimento pessoal, social e cultural; colaborar para uma boa saúde mental, preparar para um estado interior fértil; facilitar o processo de socialização; propiciar uma aprendizagem espontânea e natural e estimular a crítica e a criatividade (TESSARO, 2009). É uma pratica que privilegia o do processo de construção do conhecimento (PATRIARCHA-GRACIOLLI, 2008). Com base no exposto, este trabalho teve como objetivo realizar atividades lúdicas como ferramenta didático-pedagógica para a melhor compreensão do ensino de balanceamento de equações redox (oxirredução) com alunos de 3ª Série do ensino médio da escola Salomão Matos localizada no município de Salvaterra (Estado do Pará), de modo a contribuir com o processo de formação dos discentes fundamentando-os para que no seu cotidiano possam demonstrar práticas sociais efetivas e reflexivas.

Material e métodos

O trabalho foi desenvolvido com 20 alunos da 3ª série do ensino médio da escola da rede pública de ensino “Escola Estadual de Ensino Médio Salomão Matos” localizada no município de Salvaterra – Marajó – Pará. Em um primeiro momento (60 minutos) se executou uma micro aula expositivo-dialogada com apresentação de slides, ilustrada com exemplos contextualizados dos tópicos abordados, com uso do quadro branco para o esclarecimento das regras para se efetuar um balanceamento de equações redox de acordo com a grade curricular estabelecida pelo órgão responsável pela escola (SEDUC-PA). Posteriormente foram divididas 4 equipes de 5 alunos cada e distribuiu-se os materiais (Lápis, Borrachas, Papel A4, Caixas de massinha de modelar, equações redox) dando-se início às atividades: 1- verificação do balanço de cargas (elétrons); 2- montagem das semi reações de redox; 3- obtenção da reação global balanceada e confecção das bolas representativas para cada elemento presente na equação. Ao final da atividade, se valeu da aplicação de questionários com intuito avaliativo, crítico e sugestivo, com a finalidade de melhoria para com as atividades realizadas com objetivo de obtenção de uma aprendizagem significativa.

Resultado e discussão

A atividade realizada de forma cooperativa contribuiu e oportunizou aos alunos momentos de expressão, criação e de troca de informação, além de trabalhar a cooperação. Desta forma, o mesmo pensamento se encontra respaldado nas ideias de Proença (2002), “o lúdico oferece um contato simulado com a realidade modelada, permitindo tanto um espaço de vivência e apreciação quanto de experimento e reflexão.” Contudo, percebeu-se necessário que o professor de química atual reavalie cada vez mais seus conceitos a respeito de novas metodologias, principalmente com relação à jogos, pois é neste momento que o aluno percebe seu espaço para expressar sua fala, seu ponto de vista e suas sugestões. Qualitativamente, o projeto se valeu dos comentários feitos pelos discentes participantes de forma a verificar possíveis sugestões como ressalta Jamily Brito “a proposta de trazer uma nova criatividade foi bem interessante, a prática conseguiu fazer com que o assunto fosse trabalhado de uma forma divertida” e ainda Rômulo Duarte onde complementa “foi uma excelente dinâmica, em que abordaram um conteúdo do qual sabíamos muito pouco, sendo assim só veio a somar com nosso aprendizado” conclui. Os percentuais conforme descrito no gráfico 1 destacam para a predominância dos conceitos Bom e Excelente para os eixos analisados. No quesito objetividade considerou-se o grau de conhecimento absorvido pelos alunos destacando-se 62,5 % para o conceito “excelente” e 37,5 % “bom”, com ausência nos demais. Os alunos descrevem o interesse por parte do grupo com destaque de 87,5 % para o conceito excelente, ressaltando 12,5 % como “regular”, por fim percebe-se uma equivalência de 50 % nos conceitos “bom e excelente” para os eixos qualidade e aprendizagem, onde segue a apresentação e ordem nas tarefas propostas com aplicação dos conteúdos teóricos para o melhor desempenho dos alunos.

Figura 1

Balanceamento de equações redox utilizando massa de modelar varias cores. Fonte: Registrada pelo grupo. 2015.

Gráfico 1

Percentual quantitativo para os conceitos descritivos nos questionários.

Conclusões

A partir dos resultados apresentados pode-se concluir que a socialização de atividades lúdicas podem servir de subsídios para a assimilação do conhecimento de uma forma clara, com materiais acessíveis, de baixo custo e de maneira divertida, pois os participantes tiveram a oportunidade de manusear e confeccionar bolinhas diferenciadas para a aquisição de um aprendizado significativo sobre equações de oxirredução, de maneira a favorecer a motivação e as interações sociais entre os mesmos.

Agradecimentos

A Escola Estadual de Ensino Médio Salomão Matos por ter liberado espaço e suas turmas para aplicação e desenvolvimento deste trabalho.

Referências

CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. Eneq 028- 2004.

PATRIARCHA-GRACIOLLI, S.R. et AL. “Jogo dos predadores”: uma proposta lúdica para favorecer a aprendizagem em ensino de ciências e educação ambiental. Revista eletrônica Mestrado em Educação Ambiental, v. 20, 06/2008, p. 202-216.

PROENÇA, D. J. Critérios e experiências no uso de jogos pedagógicos. BRASÍLIA: REDES, 2002.

SOARES, M.H.F.B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química.Universidade Federal de São Carlos (tese de doutorado, 2004).

TESSARO, J. P. Discutindo a importância dos jogos e atividades em sala de aula. Disponível em: <http://www.psicologia.com.pt/artigos/textos/A0356.pdf> Acesso em: jun. 2015.

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