ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ambiental
Autores
Araújo, R.G.B. (IFPE) ; Falcão, A.P.S.T. (IFPE) ; Barboza, R.J.O. (IFPE) ; Silva, M.M. (IFPE) ; Freire, M.S. (IFPE)
Resumo
Com o excesso de poluição e entre outros fatores, o meio ambiente está sendo cada vez prejudicado pelas ações humanas, que automaticamente interfere na sua própria saúde. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar a percepção cotidiana dos Discentes do Ensino Superior do IFPE- Campus Vitória, relacionado à saúde e ao meio ambiente, desde as ações aos hábitos dos estudantes do Curso de Licenciatura em Química e estudantes do Curso de Bacharelado em Agronomia, do IFPE – Campus Vitória. Para coleta dos dados, utilizaram-se questionários com perguntas subjetivas as quais possibilitaram a construção de um banco de dados, promovendo a exposição de opiniões. Ressalta-se, que a presente pesquisa é de abordagem qualitativa, de campo do tipo descritiva.
Palavras chaves
Percepções; Meio Ambiente; Saúde
Introdução
Sabe-se que os problemas ambientais estão agravando-se e interferem diretamente na qualidade de vida do indivíduo, logo, tornam-se importantes discussões desta natureza, visto que a qualidade de vida está intrinsecamente ligada à saúde humana. Sendo assim, Roeder (2003), diz que a qualidade de vida está influenciada pelo ambiente, e este engloba relações sociais, culturais, biológicas, ecológicas etc. formando, assim, um contexto com o ser humano, o qual há a possibilidade de tanto o homem quanto o ambiente serem modificados ou transformados. Currie (1998) ressalta que, “Se não nos conscientizarmos de nossas responsabilidades pessoais, se não percebermos nossa contribuição para o estado atual de nosso planeta, não vai haver ação significativa a favor do meio ambiente” (pág. 13). Percebe-se diante dos estudos, que a qualidade de vida está interligada ao respeito ao meio ambiente, pois não existe qualidade de vida e de saúde se não houver preservação ambiental. Assim, diante do exposto, objetivou analisar a percepção cotidiana dos Discentes do Ensino Superior do IFPE- Campus Vitória, relacionado à saúde e ao meio ambiente, desde as ações aos hábitos dos estudantes do Curso de Licenciatura em Química, e Bacharelado em Agronomia IFPE – Campus Vitória.
Material e métodos
A presente pesquisa é de abordagem qualitativa, de campo do tipo descritiva. Utilizou-se para coleta dos dados um questionário com perguntas subjetivas as quais possibilitaram a construção de um banco de dados, promovendo a exposição de opiniões diante do que ocorrem cotidianamente, os resultados foram obtidos através da análise do conteúdo categorial de BARDIN por temática que se constitui numa ação de desmembramento do texto analisado em categorias, que reagrupa em categorias analíticas e empíricas.
Resultado e discussão
Considerando que o questionário possui questões discursivas, e mais de uma
categoria. Na categoria de análise “relação e meio ambiente e saúde”, 59,32%
citaram que, o cuidado e a preservação do meio ambiente, consequentemente
melhoram a saúde e a qualidade de vida. Em relação à categoria “influência
do ambiente na saúde”, observou-se que os discentes identificaram o homem,
como o principal influenciador do meio ambiente na saúde, com atitudes e
hábitos prejudiciais ao ambiente. Na Categoria de análise “satisfação com o
meio ambiente físico” percebeu-se que 88,98% estão insatisfeitos com o meio
ambiente em que vive “em sua cidade”. Contudo, a categoria “importância da
educação ambiental” totalizou 94,07%, a construção do conhecimento sobre a
referida temática, para melhorar hábitos e atitudes, que contribuem para a
melhoria do meio ambiente e automaticamente da saúde. Na categoria “doenças
acarretadas por problemas ambientais” 47,46% dos estudantes mencionaram
problemas respiratórios, que são causados pela poluição do ar. A última
categoria refere-se a “contribuição com o meio ambiente” e identificou-se
que é papel dos seres humanos contribuírem com o meio ambiente, onde 79,66%
relataram contribuir para a melhoria do meio ambiente. Del Rio e Oliveira
(1996), diz que: O estudo dos processos mentais relativos à percepção
ambiental é fundamental para compreendermos melhor as inter-relações entre o
homem e o meio ambiente, suas expectativas, julgamentos e condutas.
Conclusões
Os resultados mostram que o homem é considerado o principal elemento da crise ambiental. Os discentes identificaram rapidamente os problemas ambientais presentes no cotidiano, que causa algumas doenças, transmitidas pela poluição. Os estudantes alegaram que é importante o meio ambiente para a sobrevivência humana, percebeu, que todos devem se conscientizar, sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Agradecimentos
A Orientadora Profa. Dra. Ana Patrícia Falcão, aos integrantes do Grupo de Pesquisa Educação, Saúde e Meio Ambiente, aos participantes do estudo.
Referências
CURRIE, Karen L. et al. Meio ambiente: interdisciplinaridade na prática. Campinas: Papirus, 1998.
DEL RIO, Vicente. OLIVEIRA, Lívia de (orgs). Percepção Ambiental: A ExperiênciaBrasileira. São Carlos: UFScar, 1996.
ROEDER, Maika Arno. Atividade física, saúde mental e qualidade de vida. Rio de Janeiro: Shape, 2003.