ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ambiental
Autores
Carvalho, A.G. (IFGOIANO) ; Michelini, L.J. (IFGOIANO) ; Brito, L. (IFGOIANO) ; Martins, M.M. (IFGOIANO)
Resumo
A educação ambiental é altamente necessária nos dias atuais, entretanto as estratégias de ensino nem sempre surtem efeito. Para tanto diversificar o processo de ensino aprendizagem no âmbito da educação ambiental é cada vez mais necessário. Visando atingir este objetivo a 1ª Gincana da Sustentabilidade é uma estratégia inovadora na tentativa da promoção da educação ambiental, da interdisciplinaridade, do trabalho em equipe e da cidadania, além de promover a arrecadação de material reciclável retirado das ruas da cidade de Iporá – GO.
Palavras chaves
sustentabilidade; educação ambiental; interdisciplinaridade
Introdução
Com a evolução dos problemas ambientais em âmbito internacional torna-se cada vez mais necessário o desenvolvimento da consciência ambiental na população. Aprender a economizar e reaproveitar os recursos naturais é tão imperativo quanto aprender qualquer disciplina para a formação de um profissional. Para que isso ocorra é necessário criar novos valores embasados pela educação ambiental a fim de gerar uma ética mais consciente no consumo de recursos naturais e ações de menor impacto no planeta (MORADILLO e OKI, 2003). Mesmo tendo ciência da importância da educação ambiental muitas dificuldades são enfrentadas no que diz respeito ao seu ensino, havendo grande resistência por parte do aluno devido aos costumes descartáveis da sociedade moderna. Como a gincana é uma dinâmica que promove trabalho em equipe, raciocínio lógico, agilidade e conhecimentos gerais é uma alternativa válida para proporcionar interesse por tópicos pouco apelativos ao aluno, além de promover um trabalho atlético saudável e divertido. Uma vez que devido ao método de ensino vigente norteado pela educação reprodutora o ensino de disciplinas e conceitos científicos, que exigem uma organização mental complexa para classificar o mundo e abordá-lo usando regras, princípios, estruturas e normas (FOUREZ, 1995), molda uma barreira que impede a transformação do conhecimento e clama por uma prática interdisciplinar libertadora. Neste sentido a 1ª Gincana da Sustentabilidade visa não apenas promover a integração entre os alunos, mas também a integração e o diálogo entre os professores das três séries envolvidas criando um denominador comum que vise atingir as necessidades acima relatadas. Proporcionando um ambiente de ensino multidisciplinar e integrador promovendo a educação ambiental de maneira plena.
Material e métodos
A gincana foi realizada com nove turmas de ensino médio e técnico do Instituto Federal Goiano na cidade de Iporá – Goiás, compreendendo 286 alunos regularmente matriculados. Sendo quatro turmas de 1º ano, duas turmas de 2º ano e três turmas de 3º ano. Os alunos foram sorteados aleatoriamente em dez equipes nomeadas por cores: VERMELHO, AZUL, VERDE, AMARELO, BRANCO, PRETO, LARANJA, ROSA, ROXO E MARROM. Cada equipe foi liderada por um professor do campus e formada por um décimo de cada turma, cujo máximo foi de quatro alunos (turmas de 1º ano) e mínimo de dois alunos (turmas de 3º ano) com em média 28 participantes por equipe; garantindo deste modo que cada equipe contivesse participantes dos três diferentes níveis. A Gincana da Sustentabilidade foi dividida em três etapas, a primeira relativa à participação em uma palestra sobre descarte correto do lixo, a segunda consistindo na coleta de material reciclável (papelão, pet e latas de alumínio) e a terceira na gincana de conhecimentos gerais envolvendo as três séries do Ensino Médio do Campus Iporá. A etapa de arrecadação iniciou- se no dia 18 de março de 2015 e finalizou-se no dia 28 de março, neste dia houve tanto a realização da pesagem e pontuação de todo o material coletado nas dependências do campus Iporá como a gincana de conhecimentos gerais. A realização da gincana contou com a participação de professores do ensino médio e servidores técnico administrativos. As perguntas relacionaram-se diretamente com os conteúdos já trabalhados pelos professores no ano corrente, a conhecimentos adquiridos em séries passadas e cotidianamente. Além disso, cada pergunta os levava a um diferente local do campus solicitando trabalho atlético de cada equipe.
Resultado e discussão
No dia 26 de março (quinta-feira) houve a palestra “Classificação de
resíduos e descarte correto do lixo” ministrada pela senhora Solange Sousa,
nesta foram pontuados cinco pontos por aluno presente por equipe conforme
mostrado na Tabela 1.
A presença dos alunos foi controlada pelos coordenadores de equipes por meio
de listas. Já no dia 28 de março (sábado) foram realizadas a pesagem e a
gincana de conhecimentos gerais, o evento foi iniciado pela pesagem do
material arrecadado com o auxílio de uma cooperativa da cidade que faz a
venda de material reciclável, formulando assim o ranking parcial do evento
conforme Tabela 2.
A pontuação do material reciclável foi condicionada a pesos, sendo que os
resíduos de papelão e pet tiveram peso um e o resíduo de alumínio peso dois.
Deste modo, o resultado parcial foi obtido pela soma da pontuação oriunda da
pesagem e somada à pontuação oriunda da palestra sobre descarte do lixo.
Após encerrar a pesagem todas as equipes foram direcionadas ao pátio
principal do Instituto Federal Goiano sob as árvores e dispostas em um
círculo com posição pré-definida. A todas as equipes foi disponibilizado
papel, lápis e borracha a fim de resolver as questões da gincana. Estas
compreendiam perguntas de química, genética, matemática, literatura, inglês,
geografia, física, biologia, espanhol, português e raciocínio lógico
elaboradas de maneira integrada. Ao final da tarde a equipe ROSA foi a
equipe que conseguiu responder e obter todas pistas da gincana de maneira
mais ágil sagrando-se assim a campeã da gincana de conhecimentos gerais,
enquanto a equipe que arrecadou mais resíduo reciclável (EQUIPE VERDE) foi a
vencedora da arrecadação de materiais.
Tabela 1 e Tabela 2
Conclusões
Com a realização da 1ª Gincana da Sustentabilidade foi possível promover a conscientização ambiental e a interdisciplinaridade associadas a uma forte integração social entre alunos das três séries do ensino médio e os professores do campus. Não só foi possível instigar os questionamentos acerca do descarte de resíduos como foram retirados das ruas da cidade de Iporá quase duas toneladas (1,7 toneladas) de lixo em apenas dez dias.
Agradecimentos
Ao Instituto Federal Goiano – Campus Iporá pela estrutura e aos parceiros comerciais da cidade de Iporá – GO.
Referências
FOUREZ, G. A construção das ciências. São Paulo: UNESP, 1995.
MORADILLO, E.F.; OKI, M.C.M. Educação ambiental na universidade: construindo possibilidades. Quim. Nova, v.27 nº 2, 332-336, 2004.