Educação Ambiental e Consumo Consciente de Água

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ambiental

Autores

Silveira, A.P.G. (UEPA) ; Lima Melo, B. (UEPA) ; Oliveira Mendes, T. (UEPA) ; Bezerra, H.R.S. (UEPA) ; Ramos, G.C. (UEPA) ; Reis, J.S. (UFRA) ; Silva, P.S.F. (UEPA)

Resumo

Este trabalho teve como objetivo a conscientização sobre do consumo de água, através de campanha educativa. Seu público alvo, foram crianças do ensino fundamental maior no município de São Miguel do Guamá-Pa. No seu desenvolvimento, foram utilizados métodos educativos e interdisciplinares, em áreas afins do tema Educação Ambiental. A princípio foram abordados temas relacionados a disciplina de Química, Física e biologia. Em seguida foram utilizados alguns questionamentos relacionados ao consumo de água. Através destes questionamentos foram obtidas respostas conscientes e criativas soluções para economizar água, muitas representadas em forma projetos/desenhos, demonstrando assim um ótimo aproveitamento da campanha por partes dos alunos participantes.

Palavras chaves

Consumo Racional; Interdisciplinaridade; Consciência Ambiental

Introdução

A escassez da água trata-se de um problema ambiental e social que deve ser discutido diariamente. A escassez da água ocorre, devido à degradação ao meio ambiente, a poluição de rios, nascentes, lagos, do lençol freático, estão reduzindo cada vez mais o volume desse recurso. Água é fonte da vida, pois todos os seres vivos, indistintamente, dependem dela para viver. No entanto, por maior que seja sua importância, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para a permanência da vida no planeta. Embora o volume total de água existente na Terra seja de 1.386 milhões de km3, 97,5 % deste total é constituído pelos oceanos, mares e lagos de água salgada. Na parte formada pela água doce, mais de 2/3 estão nas calotas polares e geleiras, inacessíveis para o uso humano pelos meios tecnológicos atuais. Sobram, portanto, apenas 0, 007% de água boa para consumo humano (GOMES, 2011). A educação ambiental direcionada o consumo racional de água deve ser um tema constantemente abordado no âmbito educacional, esse processo deve-se iniciar desde a infância, pois, através da preservação deste bem poderemos adquirir uma melhor qualidade de vida para todos. Existe a falta de políticas globais de incentivo ao uso racional deste bem e as iniciativas existentes estão sempre voltadas para o aumento da produção de água, e não para a diminuição do consumo. Por esse motivo se faz necessário, mobilizações em geral, que auxiliem na conscientização de que a água é um recurso finito e não devemos desperdiçá-lo.

Material e métodos

O projeto Educação Ambiental e Consumo Consciente de Água, foi realizado em uma determinada escola de ensino fundamental, no município de São Miguel do Guamá-PA. O projeto foi aplicado em forma de campanha, com apresentação para duas turmas de ensino fundamental maior da escola. Este teve como finalidade demonstrar e fazer com que as crianças possam dar uma devida atenção para as consequências do consumo desenfreado de água.O projeto foi dividido em etapas, as quais se caracterizavam de acordo com o público a quem foi dirigido.•Na primeira etapa foi realizada uma conversa com os jovens da escola, onde cada um deles expressou seus conhecimentos. Quando indagados com as seguintes questões:Qual a importância da água para os seres vivos? E para os seres humanos? Para o que você utiliza a água no seu dia-a-dia? Quais seriam as consequências se não existisse mais água, o suficiente para todos?•Essas indagações foram feitas para avaliar o nível de conhecimento dos jovens e sua consciência ambiental.•Na segunda etapa foi realizada uma micro aula com a finalidade de desenvolver conteúdos acerca do tema central “água e sua importância para a vida humana”.•Na terceira etapa foi organizado uma micro oficina. No primeiro momento foram apresentados alguns inventos que auxiliam na economia da água, logo após foi deixado em aberto para que os participantes que criassem modelos de inventos que auxiliassem na redução do consumo de água, confeccionassem cartazes para campanha com o foco demonstrar formas de economizar água.

Resultado e discussão

A educação ambiental direcionada ao consumo racional de água deve ser um tema constantemente abordado no âmbito educacional, esse processo deve-se iniciar desde a infância, pois, através da preservação deste bem poderemos adquirir uma melhor qualidade de vida para todos (Villela, 2007). O uso racional da água resulta na redução do consumo e por consequência redução da geração de esgoto sanitário, diminuindo assim a poluição dos recursos hídricos, a redução da energia na condução e no tratamento da água e do esgoto gerado. Conscientizar que com o consumo excessivo de água, esse bem poderá se esgotar foi o principal objetivo do projeto, através da campanha e mobilização os jovens demonstraram conhecimento sobre o tema água e sua importância para a vida na terra logo puderam compreender as consequências do desperdício de água. A mobilização dos jovens ocorreu de forma positiva sobre a necessidade de racionalização do consumo de água. A sociedade necessita de mais projetos como mobilizações e campanhas que instruam nossos jovens sobre as consequências do desperdício de água, esse problema consequentemente ir ser reduzido. (Passeto,2012). Através da realização dessas campanhas, os jovens poderão conhecer e compreender os impactos que esse desperdício pode causar. E através desses conhecimentos buscarem soluções para reduzir esse problema. No fim os participantes demonstraram muita criatividade durante a oficina, realizando modelagens de inventos que auxiliam na redução do consumo de água.

Projetos realizados para solucionar o consumo excessivo de água

os projetos foram realizados por alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental, com faixa etária de 9 a 11 anos.

Alunos realizando os projetos



Conclusões

A falta de políticas globais de incentivo ao uso racional de água e as iniciativas existentes estão sempre voltadas para o aumento da produção de água, e não para a diminuição do consumo. Com isso se faz necessário, palestras e mobilizações em geral, que mostre que a água é um recurso finito e não devemos desperdiçá-lo. A educação ambiental direcionada ao consumo racional de água deve ser um tema abordado no âmbito educacional, esse processo deve-se iniciar na infância, para que ocorra desde cedo uma conscientização. Para criarmos cidadãos conscientes e preocupados com o futuro.

Agradecimentos

Referências

CARVALHO, V. et al; água: o combustível da vida. 2006. Disponível em:<www.tnsustentavel.com.br/relatorio_agua.pdf‎.>. Acessado em: ‎9 de ‎abril‎ de ‎2014 às ‏‎22:08:16; GOMES F. A. M. Água: sem ela seremos o planeta marte de amanhã. 2011. <www.embrapa.br › Imprensa › Artigos técnicos › 2011>, ‎Acessado em: ‎14‎ de ‎Abril‎ de ‎2014, ‏‎21:58:02; TORNISIELO T. M. S. Economize água. Disponível em:<www.rc.unesp.br/ib/cea/Artigo3.pdf >. Acessado em: ‎14 de ‎Abril‎ de ‎2014; OLIVEIRA, Í. C. e et al; Educação ambiental escolar com foco no uso racional da água: diagnóstico e intervenção Disponível em: <serex2012.proec.ufg.br/up/399/o/ITALO_CARLOS_DE_OLIVEIRA.pdf>. 2010. Acessado em: ‎16 de ‎Abril‎ de ‎2014; PASSETO W. Educação ambiental com foco no uso racional da água tecnologia, educação e gestão. 2012. Disponível em <www.cbcs.org.br/sushi/images/sura_pdf/sem%20agua%2012-08-2010_Wilson%20Passeto.pdf. > Acessado em, 8 de Abril de 2014; SILVA, N M. S. et al; Água: um bem limitado. 2012.<tvcultura.cmais.com.br/aloescola/ciencias/agua-bemlimitado/agua-bemlimitado2.htm>. Acessado em, 14 de Abril de 2014.

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