"Copos descartáveis, um desperdício desnecessário".

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ambiental

Autores

Brito, M.P.S. (IFPI) ; Araújo, J.L. (IFPI) ; Lima, M.J. (IFPI) ; Fé, B.M.S. (IFPI) ; Silva, M.E. (IFPI) ; Luz, M.M. (IFPI) ; Carvalho, J.A. (IFPI) ; Mendes, M.J.S. (IFPI) ; Leal, E.E. (IFPI) ; Cardoso, J.R.A. (IFPI)

Resumo

Com base nos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais) que sugere Temas Transversais sobre a Educação Ambiental (EA), este trabalho está focado principalmente na redução do consumo de copos descartáveis através da troca por copos que sejam reutilizados. O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada na unidade de ensino Desembargador Vidal de Freitas, Picos (PI), onde se verificou o conhecimento dos discentes em relação aos copos descartáveis, a fim de transmitir noções a cerca dos malefícios dos mesmos em relação a preservação ambiental e humana considerada relevante para os seres vivos e para o planeta.

Palavras chaves

Copo descartavel; Desperdício; Meio Ambiente

Introdução

Desde que se tem conhecimento ninguém teve preocupação ou o cuidado de descartar corretamente os resíduos, sejam eles de ordem orgânica, tóxicos, copos descartáveis, sacolas plásticas, garrafas e tantas outros. É nesse contexto “SUSTENTABILIDADE” na qual se remete principalmente a reciclar, reutilizar e reduzir vem buscando a médio ou em longo prazo amenizar os efeitos daninhos que se acumulou ao longo do tempo (Vizentin C.R; Franco C.R pag. 44 ). A medida que o desenvolvimento industrial na sociedade vigente vai crescendo , já que o principio de maior produção significa maior riqueza, então para uma demanda tão grande é necessário que esses produtos industrializados tenha uma vida útil mais curta, sendo estes substituídos por outros permanentes ou que tenham um decomposição mais rápida e que não agrida o meio ambiente. Nesta pauta entram em cena os copos descartáveis que por sua vez tem uma vida útil muito longa e sua decomposição na natureza perdura por mais de 100 anos. É comum em grandes eventos, clínicas restaurantes e em tantos outros lugares que fazem uso dos copos descartáveis, não é difícil de ver que algumas pessoas vão até o bebedouro, puxa o copinho, enche de água, café ou chá ( às vezes nem o copo não fica nem pela metade) bebe e joga no lixo. E assim segue. Outro ponto negativo é a emissão de dióxido de carbono lançado na atmosfera na fabricação desses produtos contribuindo ainda mais para o aquecimento global. Além disso, a população ainda ignora o fato que esse tipo de plástico ao ser aquecido libera o “xenoestrogênio” uma substância nociva ao homem. Essa substância é semelhante ao hormônio feminino que em contato com o organismo junto com bebidas quentes (café, leite ou chá), aumenta a chance das mulheres terem câncer de mamas e do útero. Já os homens, ficam mais propensos a diminuição do número de espermatozoides, ao câncer de próstata e à infertilidade. Sendo assim, a sociedade precisa discutir e construir maneiras para amenizar os impactos ambientais, que seja de forma coletiva ou individual. E é no âmbito escolar que tem a obrigatoriedade de assumir a perspectiva mais abrangente de construção de sociedades Sustentáveis.

Material e métodos

Para a realização desse trabalho foi desenvolvido uma pesquisa com 67 (sessenta e sete) alunos de 2º “A” e “B” do turno da manhã do ensino médio da unidade escolar Desembargador Vidal de Freitas na cidade de Picos- Piauí. Para melhor entendimento foi apresentado um breve palestra sobre a importância do “não desperdiçar” e sobre a importância da conscientização dos alunos sobre os fatores que tornam os copos descartáveis um vilão para o meio ambiente e para a sociedade. Logo após a exposição de alguns slides, os discentes foram submetidos a um questionário com 3( três) perguntas abertas. Os questionários foram entregues e respondidos na aula de Química, sob a orientação da professora dessa disciplina, 1) Você tem alguma informação acerca dos prejuízos que os copos descartáveis podem causar ao meio ambiente e à vida humana? Sim ou Não? 2) Quando você usa um copo descartável, você carrega-o consigo para reutilizá-lo novamente? Sim ou Não? 3) Você concorda que seja possível substituir o copo descartável por outro copo ou até mesmo por pequenas garrafinhas que sejam carregável e com isso está contribuindo para o bem do planeta como um todo? Sim ou Não?

Resultado e discussão

Sabe-se que um dos produtos que mais poluem é o copo descartável de plástico, a fazer saber, usado por milhares de pessoas aos milhões todos os dias. Estes por sua vez são baratos, práticos e higiênicos e estão em quase todos os lugares: no trabalho, em consultórios, escolas, etc. O seu uso gera muito lixo, o que poderia em parte ser evitado. A fim de trazer esclarecimento a este respeito, pôde-se observar durante a apresentação dos slides um grande entusiasmo e curiosidade por parte dos alunos à respeito da problemática ali esplanada. Quando indagados através do questionário se eles tinham algum conhecimento acerca dos prejuízos que os copos descartáveis podem causar ao meio ambiente e à vida humana, dos 67 alunos, 90% responderam que não. Embora saibam que seja lixo sólido e de decomposição prolongada, nunca haviam parado para pensar no assunto com esta perspectiva. Em relação a segunda pergunta; se costumam a reutilizar o copo descartável, 98% dos discentes afirmaram que não; que não possuem o hábito de usar o mesmo copo mais de uma vez. Usam e lançam fora. E por ultimo, 92%, embora alguns concordassem que seja desconfortável, a grande maioria dos alunos acredita que sim, é possível se valer de estratégias para diminuir esse desperdício e assim está contribuindo para um planeta mais sustentável. Vendo por esta perspectiva, a escola é um espaço onde os saberes podem ser construídos através dos estudos e conhecimentos voltados para nosso cotidiano.

Conclusões

É necessário que além de incentivar a reciclagem, é imprescindível que os jovens sejam educados a economizar e a reutilizar itens que podem ser transformados em novos produtos ou ao menos que seja encaminhado e separado de forma correta tendo em vista que nesse mercado reciclar estes copinhos torna-se mais caro que a fabricação do mesmo. Foi observado no decorrer da atividade, que ainda há dificuldade de envolvimento e de investimento pessoal no que diz a respeito às mudanças de atitudes no espaço escolar. É desnecessário apoderar-se um copo descartável a cada vez que for tomar um café ou beber água, sendo necessário que as instituições de ensino abracem essa causa e que ensine aos jovens do mundo contemporâneo a preocupar-se com o planeta, promovendo uma abordagem dinâmica.

Agradecimentos

Agradeço a Deus, ao PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), CAPES, aos meus amigos, a escola Desembargador Vidal de Freitas e ao professor J

Referências

BRASIL. A Lei N° 9.793. A Educação Ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de
1995.
VIZENTIN, Caroline Rauch; FRANCO, Rosemary Carla. Meio Ambiente: do conhecimento cotidiano ao cientifico: metodologia, ensino fundamental, 1º. ao 5º.ano – Curitiba: Base Editorial, 2009.
PANORAMA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS O BRASIL. Abrelpe, 2008. Panorama 2008. Resíduos sólidos. Disponível em: <http://www. abrelpe.org.br/panorama 2008.php>. Acesso em: 20 jun. 2015.
DESPERDICIO DE COPOS DESCARTÁVEL. Nutrile.Disponivel em: http://www.revistanutrire.org.br/articles/view/id/4fc4dd051ef1fa5b49000017. Acesso em : 20 jun. 2015
DESPERDICIO DE COPOS DESCARTÁVEL. Usar copos descartáveis é gerar lixo sem necessidade . Disponivel em: http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/usar-copos-descartaveis-e-gerar-lixo-sem-necessidade/. Acesso em 01 jul. 2015 Copos Plásticos x xenoestrogênio. Disponível em: http://www.dietaemagrecerurgente.com/xenoestrogenio/ Acesso em 11 agosto. 2015

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás