A reutilização do óleo de cozinha na produção do sabão.

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ambiental

Autores

Sousa, A.H.R. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Sales, A.L.C. (PROFESSOR IFPI CAMPUS PICOS) ; Fé, B.M.F. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Carvalho, J.A. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Carvalho, J.A. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Rodrigues, M.A. (DIRETOR IFPI CAMPUS URUÇUI) ; Silva, M.P. (IFPI CAMPUS PICOS)

Resumo

O óleo de cozinha saturado todos os dias é produzido nos lares domésticos e no comercio alimentício. E nem todos sabem como fazer o descarte adequado desse óleo. A existência de Políticas de conscientização sobre as consequências do contato do óleo com seres que habitam o planeta se faz necessária. O óleo de cozinha quando jogado no ralo da pia, ou no solo provoca danos consideráveis ao ecossistema, já que um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água. O trabalho teve como objetivo sensibilizar os alunos do ensino médio sobre os prejuízos para sociedade, o meio ambiente e para a saúde geral do descarte incorreto do óleo de frituras, através da fabricação do sabão caseiro reutilizando o óleo de frituras.

Palavras chaves

óleo; sabão; conscientização.

Introdução

Nos dias atuais estamos sofrendo muito com poluição que vem aumentando de forma crescente, o que traz como consequências enchentes, contaminação do solo e da água do subsolo, dos nossos rios, o efeito estufa, são vários os exemplos de poluição que hoje vivemos. E o óleo de frituras mal descartado é o responsável, muitas vezes, por muitos desses impactos ambientais que sofremos. Segundo Azevedo et al.(2009) entre esses resíduos está o óleo, este é o que mais polui o meio ambiente, devido ao seu difícil descarte. Muitas vezes esse descarte segue o caminho dos mananciais aquáticos ou até mesmo o solo. O óleo quando descartado na pia causa entupimentos e consequentemente acúmulo de lixos que são os maiores causadores das enchentes. Também pode parar nos nossos rios causando a poluição de nossas águas e até a morte dos peixes e de animais que vivem nos rios, já que a película formada por óleo de cozinha atrapalha a troca de gases entre a água e a atmosfera. Segundo Lopes, Baldin (2009) existem várias maneiras de reaproveitar esse produto sem dar prejuízos ao meio ambiente. É muito importante que a população aprenda a fazer o descarte correto do óleo de cozinha, e que até mesmo aprenda a o reaproveitar com a produção do sabão caseiro. Pois o óleo de frituras, além de causar enchentes e poluição da água, também é um dos maiores causadores do efeito estufa, já que a decomposição do mesmo emite gás metano na atmosfera, o maior causador desse efeito. Segundo BIODIESELBR (2007) é tão impactante para o ambiente que apenas um litro de óleo contamina até um milhão de litros de água. Esse valor é o suficiente para uma pessoa consumir por 14 anos. Esse estudo teve como objetivo sensibilizar alunos de ensino médio sobre os prejuízos do descarte inadequado do óleo de cozinha.

Material e métodos

A presente entrevista foi realizada na escola pública estadual Unidade Escolar Professor Mariano da Silva Neto em Francisco Santos - Pi. A escola possui no total de 50 alunos no 3ª ano do ensino médio no turno da manhã, são 23 na turma “A” e 27 na “B”. Ressalta-se que a entrevista foi feita para todos os alunos e para algumas mães também, já que são elas que fazem o descarte do óleo de cozinha. Para a verificação de que forma era feito esse descarte do óleo de frituras e do conhecimento desses alunos sobre os prejuízos desse mal descarte foram feitas as seguintes perguntas: 1. O descarte de lixo em sua casa é na pia? Alternativas - SIM. NÃO. 2. Caso sua resposta tenha sido NÃO na pergunta anterior, como é feito então esse descarte? 3. Você sabe dos prejuízos causados pelo mau descarte do óleo de cozinha na pia, ou jogado diretamente no solo? Alternativas - SIM. NÃO. 4. Se sua resposta foi SIM na pergunta anterior, como ficou sabendo. 5. Suas mães fazem a reciclagem do óleo de cozinha com a produção do sabão? Alternativas - SIM. NÃO. 6. Se a resposta foi NÂO na pergunta anterior, você gostaria de saber a importância de reciclar o óleo de cozinha na produção do sabão caseiro?

Resultado e discussão

A partir das informações adquiridas pelo método quantitativo, foi realizada uma entrevista com o total de 50 discentes da Unidade Escolar Professor Mariano da Silva Neto, na 3ª série do ensino médio no turno da manhã, na qual elas responderam perguntas sobre o descarte do óleo de cozinha de suas casas e sobre a importância do descarte correto. Foi constatado que apenas (30%) das famílias dos alunos fazem descarte correto do óleo de frituras, (50%) nem sabem como fazer melhor esse descarte, nem os maus causados por descarte incorreto, (16%) disseram que as mães fazem a reciclagem do óleo com a produção do sabão, (4%) disse que as mães não produzem o sabão, mas que juntam o óleo já utilizado para outras pessoas que produzem o sabão. Diante das informações coletadas, foi decidido ministrar uma palestra para os alunos do 3º ano do ensino médio da Unidade Escolar Professor mariano da Silva Neto com a participação dos alunos da turma do 7º Período do curso de Licenciatura de Química do IFPI campus Picos e com alguns professores da escola. Com o intuito de passar para eles informações sobre os prejuízos e danos causados pelo o óleo de cozinha e seu descarte incorreto e a importância da reciclagem desse óleo na produção do sabão caseiro para minimizar esses danos.

Conclusões

Conclui-se que a maioria das famílias dos discentes não faz o descarte correto do óleo de cozinha, mas depois da palestra alguns começaram guardar o óleo já utilizado para doarem as pessoas que produzem o sabão. E aquelas que já faziam o correto descarte se comprometeram em passar as informações para os vizinhos e familiares que ainda não o faziam. E demonstraram conscientização acerca das obrigações com o meio onde se vive, bem como da necessidade de preservar e cuidar muito bem dos recursos naturais, considerando serem estes indispensáveis para continuidade da sobrevivência humana.

Agradecimentos

Agradeço aos meus colegas que muito me ajudaram, ao meu professor orientador André Luis, a todos da escola onde o projeto foi realizado, e principalmente a Deus

Referências


AZEVEDO, O. A. et al. Fabricação de sabão a partir do óleo comestível residual: conscientização e educação ambiental. 2009. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Vitória, Espírito Santo. Disponível em <Reciclagem de óleo comestível usado através da fabricação de sabão>. Acesso em 23. mar. 2015.

BIODIESELBR. Não jogue o óleo de fritura. 2007. Disponível em <http://www.biodieselbr.com/noticias/biodiesel/nao-jogue-oleo-de-fritura-03-04-07.htm> Acesso em 22 mar. 2015.

LOPES, R. C.; BALDIN, N. Educação Ambiental para a reutilização do óleo de cozinha na produção de sabão - Projeto“Ecolimpo”, III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. 26 a 29 de outubro de 2009 - PUCPR. Disponível em<http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2078_1012.pdf> . Acesso em 24 mar. 2015.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás