ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ambiental
Autores
Macêdo, L.P.R.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Costa, K.J.C.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Alves, M.R.A.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Paiva, J.A.P. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS)
Resumo
A Feira de Ciências é uma ferramenta importante para desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, que proporciona a contextualização dos temas, utilizando-se de diversos artifícios para aquisição de aprendizagem significativa. Sendo que o objetivo deste trabalho elaborado pelo PIBID é, implantar junto ao calendário acadêmico do colégio a Feira de Ciências, para que se torne uma atividade educacional extraclasse. Procurando envolver atividades que proporcionassem aos educandos a elaboração de trabalhos envolvendo pesquisa investigativa. As atividades realizaram-se no Colégio Estadual Paulo Freire do ensino Médio de Araguaína-TO. A Feira de Ciência cujo título, Impactos Ambientais: Saúde e meio Ambiente na cidade de Araguaína, foi feita com os discentes do 2º Ano do ensino médio.
Palavras chaves
feira de ciência; meio ambiente; aprendizagemsignificativa
Introdução
Sendo que o objetivo deste trabalho elaborado pelo PIBID é, implantar junto ao calendário acadêmico do colégio a Feira de Ciências, para que se torne uma atividade educacional extraclasse. Procurando envolver atividades que proporcionassem aos educandos a elaboração de trabalhos envolvendo pesquisa investigativa. O evento possibilitou que todos os envolvidos no fato socializassem seus saberes, que os Pibidianos se inserissem efetivamente na escola e que os alunos ampliassem, entre outras habilidades, a criticidade, a autonomia e a oralidade. Por conseguinte, a Feira de Ciências caracterizou-se um incentivo à investigação científica, que pode ser empregada para ampliar habilidades, e que os alunos pesquisassem e expusessem seus saberes, promovendo a participação no processo de construção do conhecimento. Como resultado observou-se entre os discentes criatividade na troca de informações, desenvoltura e o reconhecimento do trabalho do outro como complemento para estruturação dos subtemas. Neste sentido observou-se entre os discentes, aprendizagem do conteúdo que estava sendo explanado, pensamento crítico, autoconfiança, estímulo à reflexão. Em síntese a Feira de ciência trabalhou a pluralidade de saberes, diferentes formas de ver e interpretar o temas e os subtemas solicitados, neste sentido a feria contribuiu para educar nossos alunos a conviver os diferentes diálogos de saberes trabalhando informações a respeito de sua região, afim de proporcionar um olhar particular em relação aos acontecimentos que o acercam.É importante trabalhar a feira de ciências na perspectiva da relação entre as experiências dos alunos, realidade vivenciada interligada com os conteúdos estudados na escola, proporcionando uma aprendizagem significativa.
Material e métodos
As atividades foram realizadas com os alunos do 2º Ano do ensino médio do turno tarde e amanhã no Colégio Estadual Paulo Freire Araguaína-TO. A feira foi realizada no dia 22 de novembro de 2014. O tema da feira foi determinado em reunião do grupo PIBID, e posteriormente apresentada para os alunos no colégio e solicitados a eles que desenvolvessem subtemas ao tema explanado, onde os bolsistas orientaram os alunos aos possíveis tópicos que teriam que ser pesquisados e desenvolvidos. Por conseguinte, dividimos cada sala em subtemas, que seriam responsáveis por gerar projetos que contemplassem de várias formas a temática. Desse modo, os desenvolvimentos dos projetos envolveram o período de 27/10 a 17/11, sempre no período vespertino, com duração de quatro horas cada explanação sobre os conteúdos envolvidos em cada projeto. Assim, os temas retratados foram poluição das águas, poluição dos solos, poluição atmosférica, doenças tropicais da região Araguaína Tocantins e desmatamento. Os alunos forma orientados pelos bolsistas do PIBID a utilizarem formas diferenciadas de apresentação dos conteúdos, neste sentido o grupo discutiu as várias metodologias que poderiam ser utilizadas como: maquetes, vídeos, painéis, coleções, dentre outras metodologias, e tendo como pensamento principal contextualização dos temas retratados.
Resultado e discussão
Os trabalhos desenvolvidos para a Feira foram inicialmente acompanhados e
corrigidos pelo professor supervisor do programa vinculado ao colégio, pelo
coordenador do PIBID de Química vinculado à UFT, e pelos bolsistas do PIBID,
que levaram em consideração como ponto fundamental à inovação, dando
preferência à criatividade, o conhecimento que foi adquirido a respeito dos
conteúdos explanados. Os projetos que foram desenvolvidos e geraram material
didático, permaneceram na escola para serem utilizados pelos professores
quando necessário. Cada sala de aula envolvia um subtemas, sendo que a
mesma apresentava vários projetos que utilizavam de metodologias distintas
para explanar sobre a temática em seus vários aspectos sejam, sociais ou
tecnológicos, neste sentido os projetos apresentaram um caráter
interdisciplinar, pois no desenvolvimento das temáticas os alunos perceberam
a interligação dos seus respectivos projetos e as demais áreas de ensino
além da química. Os projetos apresentados passaram por avaliação do
supervisor e bolsistas do programa durante a feira, onde foram observados
em: interesse na organização, criatividade, domínio do conteúdo e estrutura
do projeto que envolvia introdução, justificativa, objetivo. Esta avalição
gerou nota na disciplina de química, sendo relevante, pois os alunos
participantes envolveram-se no projeto durante um tempo de dois meses, onde
foi possível acompanhar o desenvolvimento de cada grupo. Neste aspecto o
tempo de trabalho junto com os grupos foi fundamental no processo de
orientação para os bolsistas do programa, assim como também pôde-se
acompanhar a leitura, autonomia, e formação do conhecimento por parte do
alunado.
Conclusões
A ação do grupo PIBID-Química-UFT junto a Escola CEM Paulo Freire propiciou um ambiente que promoveu reflexões e discussões acerca dos temas explanados, visto de uma perspectiva interdisciplinar e enriquecedora, destacando a contextualização como ferramentas fundamentalmente importantes no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Química e suas correlações com as demais áreas do ensino. Em síntese, observamos que a Feira de ciências foi bem organizada e desenvolvida, possibilitando alunos serem sujeitos ativos na construção de seus conhecimentos.
Agradecimentos
Agradecimento a capes
Referências
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GÓES, Joana e BAROLLI, Elizabeth. A Feira de Ciências: O grupo de professores e a sustentação de uma proposta curricular, (SD). Disponível em: Acesso em: 22 fervereiro 2015.
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NETTO, Luíz F. Feira de Ciências. Disponível em: Acesso em: 29 março 2015.