Produzindo caixas de coleta seletiva e materiais de reciclagem - preservação do meio ambiente desafios e possibilidades.

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ambiental

Autores

Pryscilla da Costa e Silva, T. (UESPI) ; Borges Vieira, V. (UESPI) ; Dantas Braga, S. (UESPI) ; Dellis Oliveira do Nascimento, D. (UESPI) ; Cleiton dos Santos, J. (UESPI) ; Luiz Silva Sá, J. (UESPI)

Resumo

O presente trabalho desenvolvido na Escola Municipal Parque Piauí, localizado na cidade de Teresina, tem por objetivo, este aliado à educação ambiental, a conscientização sobre a reciclagem do lixo. A coleta seletiva e a reciclagem são consideradas práticas necessárias capazes de promover mudanças de um costume abusivo onde o meio ambiente é o responsável pela eliminação dos resíduos produzidos pelo humano. Foi proposto então aos alunos do 6º ano do ensino fundamental o presente trabalho de confeccionar lixeiras de coleta seletiva a partir de caixas de papelão e confecção de maçãs e porquinhos a partir de garrafas pet, favorecendo o desenvolvimento sustentável, estabelecido em relações honestas e recíprocas entre o ser humano e meio ambiente.

Palavras chaves

Meio ambiente; Reciclagem; Educação ambiental

Introdução

Nas sociedades atuais o ser humano se distancia da natureza, agindo de forma errônea e irresponsável com o meio ambiente, causando grandes desequilíbrios na natureza. Sendo assim, para Guimarães (2005), devido ao desrespeito do ser humano em relação a situação ambiental em todo o mundo, é que se fez necessário a implantação da Educação Ambiental visando atingir a públicos futuros em idade de formações de valores e atitudes, além de conscientizar a população de forma geral, pela emergência e os riscos que encontramos nessa situação.A Educação Ambiental vem sendo considerada um fator interdisciplinar, que busca orientar para a resolução de problemas locais. Valoriza a ação perante a participação em conjunto da população, de forma que esta, utilizando da criatividade perante uma transformação de valores e atitudes que acarretam em novos hábitos adquiram conhecimento e a partir daí utilizem da conscientização que relaciona e beneficia diretamente o ser humano, em conjunto com a sociedade e a natureza, com o objetivo de se manter o equilíbrio local e global, melhorando a qualidade em todos os níveis de vida (GUIMARÃES, 2005, p.17). Diante disso, pode-se destacar um termo essencial para solucionar os problemas causados pelo lixo, tendo como uma das principais alternativas para a redução desses resíduos sólidos, que é a “reciclagem”. Onde, no Brasil apenas 2% dos municípios possuem programas de coleta seletiva. Dentre suas vantagens, há uma notória diminuição da quantidade de lixo que são encaminhados à aterros sanitários, a partir de atividades baseadas ao termo em destaque desenvolvidas pela população, ocasionando no aumento da vida útil desses aterros, significando em uma conscientização ambiental da sociedade (ZUBEN,1998, p. 54).

Material e métodos

Antes de iniciar o referente projeto foi realizada uma reflexão sobre o lixo, bem como sua produção, as doenças causadas pelo lixo e sua importância, e foram apresentadas algumas maneiras de reciclar o lixo. Após discutir com os alunos sobre o lixo estes foram divididos em grupos de acordo com suas afinidades. Foram propostas atividades para serem realizadas pelos alunos. Pediu-se que os alunos trouxessem caixas de papelão para que fizessem os lixeiros de coleta seletiva. Cada grupo ficou responsável por um tipo de lixeiro (estes divididos segundo a ordem: metal, plástico, vidro, metal) estas caixas foram recobertas com material do tipo TNT de cada cor respectiva da coleta seletiva. Além das caixas pediu-se que os alunos trouxessem garrafas pet para que fossem confeccionadas maçãs (feitas de garrafas pet) para ser utilizada como porta joias. Estas garrafas foram cortadas na parte inferior e na parte superior, de forma que a parte inferior serviu para confeccionar as maçãs, que para esta precisou-se utilizar duas garrafas pet, onde foram recortadas de forma que uma ficasse menor que a outra para que ambas pudessem se encaixar, a partir disso utilizou-se tinta guache (Marca: ACRILEX) e materiais tipo EVA (cor: preferência dos alunos) para decoração, e a outra parte (parte superior) das garrafas foram confeccionados porquinhos (brinquedo), estes também foram decorados com os mesmos materiais utilizados para decoração das maçãs.

Resultado e discussão

A coleta seletiva e a reciclagem são consideradas partes da mudança de um costume abusivo onde o meio ambiente é o responsável pela eliminação dos resíduos produzidos pelo humano, e através dessa afirmação, foram realizados projetos de meio ambiente com os alunos da E.M. Parque Piauí para uma educação ambiental dos mesmos. Nas figuras 1 e 2 a seguir demonstram os trabalhos de coleta seletiva e reciclagem com os alunos. Muitos resíduos podem ser transformados em outras matérias- primas e subprodutos para outros processos, a Educação Ambiental é a ferramenta que proporciona sensibilidade na comunidade alvo das ações interventoras; ela subsidia conhecimento sobre a problemática da geração e do descarte inadequado do lixo, favorecendo a técnica à prática no caso da coleta seletiva e da reciclagem. O “lixo” deve ser visto como oportunidade para recuperar a energia contida nos materiais, evitando desgaste dos recursos ambientais naturais e financeiros. A Educação Ambiental somada à coleta seletiva e à reciclagem favorece o desenvolvimento sustentável, estabelecido em relações honestas e recíprocas entre humano e meio ambiente.

Alunos na fabricação de caixas.

Figura 1. Alunos na fabricação de caixas de coleta seletiva. Fonte: Arquivo Pessoal

Fabricação das maças e porquinhos

Figura 2. Alunos na fabricação de maçãs e porquinhos. Fonte: Arquivo Pessoal

Conclusões

Ao trabalho aqui descrito, observou-se que com a sua aplicação houve um novo despertar às questões ambientais visualizadas pelos alunos que até então eram de forma simplificada, contribuindo para a construção de novos conhecimentos e hábitos que acarretam diretamente na minimização das problemáticas acerca desse tema “lixo”, propiciando na diminuição dos danos causados à natureza, resultando em uma melhoria na qualidade de vida.

Agradecimentos

UESPI.

Referências

GUIMARÃES, M. A dimensão Ambiental na educação. Campinas-SP: Papirus, 2005. ZUBEN, F. V. Meio Ambiente, Cidadania e Educação. Departamento de Multimeios. Unicamp. Tetra Pak Ltda. 1998.

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