ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ambiental
Autores
Silva, A.P.F. (IFSERTÃO-PE) ; Lopes, M.R. (IFSERTÃO-PE) ; Souza, E.P.T. (IFSERTÃO-PE) ; Silva, M.J.M. (IFSERTÃO-PE) ; Silva, A.F. (E.E.D.I.J.SOARES) ; Silva, A.F. (E.E.D.I.J.SOARES) ; Souza, E.P.M. (IFSERTÃO-PE/ E.E.D.I.J.SOARES) ; Aquino, R.S. (IFSERTÃO-PE) ; Gomes, C.D.A.L. (IFSERTÃO-PE) ; Marques, V.S. (IFSERTÃO-PE)
Resumo
Este artigo tem a intuito de manifestar-se quanto a sensibilização dos alunos do primeiro ano do ensino médio da E.E.D.I.J.Soares, ao distinguir as atuações condizentes com a preservação ambiental. Entendemos que a escola está proporcionalmente atrelada a esses conceitos, inclusive quando discute os problemas acarretados pelo descarte incorreto de resíduos sólidos produzidos no próprio espaço. Os procedimentos adotados no projeto foram: vídeo-aulas, rodas de conversa, visita há pontos de coleta de lixo, gincana, debate, e no final um questionário avaliando os impactos produzidos após execução do projeto. Com isto, a comunidade escolar fez-se disposta á modificar o espaço físico em um ambiente integrado as ações de preservação ambiental, cooperando com os desígnios esperado pelos bolsistas.
Palavras chaves
Coleta Seletiva; Educação Ambiental; Resíduos Sólidos
Introdução
O meio ambiente vem passando por sérios problemas motivados a partir de práticas incorretas no descarte do lixo produzido. Compreendemos que a má informação, a falta de conscientização, e muitas vezes, a carência de autoridades responsáveis pela situação, acabam alargando ainda mais o número de problemas ocasionados ao ambiente. Uma possível sugestão para amenizar os impactos no espaço escolar seria o implante da coleta seletiva, mesmo sabendo que a mesma sozinha não seria satisfatória para sanar todas as sequelas atribuídas à produção de lixo. Com tudo sabemos que existem leis que regulamenta a politização ambiental, as mesmas estão descritas na lei 6.938 de 31 de agosto de 1981 que trata da Política Nacional do Meio Ambiente, onde tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana. Contanto a mesma deve atender o princípio descrito no art. 2º - tópico X que diz: Educação ambiental a todos os níveis do ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente. Assim, o colégio deve assumir o papel de incentivador visto que este artigo tenta mostrar a sensibilização dos alunos, visando à aplicação de intervenções internas como, por exemplo, os cuidados com o descarte de resíduos sólidos gerados, o reaproveitamento de alguns desses resíduos na própria escola, coleta seletiva, ações ambientais e tudo que sensibilize a prática da Educação Ambiental, como ponto de partida a aplicação do projeto.
Material e métodos
Este artigo conseguiu resultados por meio da cooperação de 80 alunos de duas turmas do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Dom Idílio José Soares na cidade de Ouricuri-PE. As atividades escolhidas envolveram toda comunidade escolar com: visitas á pontos de coleta de lixo da cidade para que visualizasse a realidade nestes locais, vídeo-aulas sobre impactos e separação de lixo, palestras, gincana para fixação dos conteúdos expressos na execução do projeto, e por fim questões – problemáticas avaliando os impactos causados com a aplicação do projeto e sugestões para o descarte do lixo produzido visando à preservação do meio ambiente escolar. É importante reforçar que os métodos utilizados focavam para que os alunos estivessem cônscios não só com o projeto, mas com o que presenciariam fora daquele espaço. Por isso, a escola está buscando promover a todos, atividades que contribuam com o ambiente e instruam como cidadãos através de formação ambiental oferecida na própria escola. Desta maneira buscamos promover a sensibilização dos alunos e envolvidos no processo de aprendizagem escolar, levando-os a refletir sobre as ações de preservação ambiental diante dos impactos gerados pela a ação do homem na degradação da natureza. Mesmo sabendo que seria necessária também a criação de um setor de reaproveitamento de resíduos sólidos gerados, ainda que por região devido o alto custo, evitando que após a realização da coleta o lixo não retornasse ao seu estado inicial (misturado). A proposta também busca construir valores sociais que proporcione a melhoria do espaço escola na esfera ambiental.
Resultado e discussão
Após a realização do projeto os bolsistas do PIBID avaliaram os
questionários respondidos pelos alunos e perceberam que as falas eram
admiráveis, a exemplo da aluna: “Vi famílias pobres em todos os sentidos
financeiros e nunca imaginei que a felicidade pudesse estar então pouco,
apesar na terrível realidade onde habitam isto foi enaltecedor para mim”,
outra retratou: “Esta visita nos ajudará a repensar antes de tomar qualquer
decisão, as pessoas sobrevivem com os alimentos que para nós são resto e
mesmo assim continuam felizes com tal situação, não sei se suportaria viver
assim”, outro diz: “Diversos programas de TV são incentivadores aos cuidados
ambientais, e às vezes retratam situações de pura calamidade pública, apesar
de acompanhar estes projetos não havia pensando numa realidade tão próxima,
isso é assustador” e por fim outro que fala: “Fico feliz em saber que os
bolsistas estão proporcionando esse elo da realidade através da escola, são
experiências fantásticas graças ao PIBID”. Essas falas mostram que é preciso
sair da zona de conforto e propor aos estudantes o contato com a realidade
que eles são responsáveis, mas que na maioria dos casos nem se dão conta que
podem fazer a diferença na sua vida e na de outras pessoas, é preciso
explorar novas ideias. A pesquisa também questionou sobre o que fariam para
ajudar na preservação da escola, e como respaldo construíram lixeiras para
coleta seletiva no colégio, visto que a mesma já tinha carteiras nas cores
da coleta readaptadas como banquinho para os corredores; diminuíram as
sobras de alimentos e a quantidade de papeis nas lixeiras das salas de aula.
Estes ajustes informam que os alunos estão solidários com o projeto, visando
que suas ações estão sendo bem reproduzidas proporcionando bons impactos aos
envolvidos.
Conclusões
As atividades ofertadas à comunidade escolar foram necessárias para a sensibilização com os impactos ambientais, inclusive na própria cidade. O mesmo tornou-se gratificante ao aderirem à continuação do projeto de forma a mobilizar o colégio com gestos simples que retratam a preocupação com o desperdício proporcionado pelo excesso da produção de lixo. A experiência foi produtiva para ambas as partes, visto que não imaginávamos a dimensão após a efetivação do projeto, e isto contribuiu significativamente com a experiência de bolsista, além do crescimento humano relacionado às causas ambientais.
Agradecimentos
A CAPES pela concessão das bolsas do PIBID, a ABQ pela realização do evento, a Escola Estadual Dom Idílio José Soares pela parceria e ao IFSERTÃO-PE pelo incentivo.
Referências
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Resíduos sólidos. Brasília-DF. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos> Acesso em 13 de Maio de 2015.
BRASIL. Palácio do Planalto. Presidência da República. Desenvolvimento Inclusivo e Erradicação da Pobreza Extrema. Brasília-DF. Disponível em: <http://www2.planalto.gov.br/acompanhe-o-planalto/mensagem-ao-congresso/pdfs/2012_capitulo-ii.pdf/view> Acesso em 11 de Maio de 2015.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Dispõe de Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Brasília-DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938compilada.htm>. Acesso em 06 de Maio de 2015.