ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ambiental
Autores
Oliveira, M.E.A. (UESPI) ; Cardoso, F.S. (UESPI) ; Lima, F.C.A. (UESPI) ; Silva, D.A. (UESPI) ; Sousa, H.G. (UESPI) ; Santos, J.P. (UESPI) ; Morais, B.C. (UESPI)
Resumo
O presente trabalho apresenta resultados de um trabalho na escola estadual José Cândido Ferraz em Teresina-PI, sobre a Educação Ambiental com técnicas de reflorestamento aplicadas com alunos e professores de turma de 9° ano do Ensino Fundamental, mediante a atuação de alunos do curso de Química da Universidade Estadual do Piauí-UESPI. Tendo como objetivo relatar a importância da Educação Ambiental e aplicação de técnicas de reflorestamento em áreas degradadas da referida escola. Então, o projeto aguçou o interesse e a colaboração dos professores e estudantes, despertando a curiosidade e viabilizando aos educandos uma nova visão de cuidados ao meio ambiente.
Palavras chaves
Educação Ambiental; Reflorestamento; Meio Ambiente
Introdução
As atividades de reflorestamento promovem o sequestro de CO2 da atmosfera, diminuindo assim a concentração deste gás e consequentemente, desempenhando um importante papel no combate à intensificação do efeito estufa, tornando-se de grande importância no combate às mudanças climáticas (CRONON, 1989). Desta forma, respeitar os processos ecológicos indica necessidade de manter a alta diversidade paras as florestas implantadas, independente da forma de consegui-la (plantio, regeneração, etc.), respeitando as particularidades ambientais e eliminando-se os fatores de degradação (BARBOSA, 2008). Com base nisto, a Educação Ambiental pode ser relacionada como um aspecto fundamental para a Educação, sua qualidade depende, em última instância, a qualidade da própria sociedade. É importante que as escolas disponibilizem conteúdos relacionados com o meio do qual os alunos fazem parte e procurem despertar em ambos uma consciência crítica. Os “modelos” atuais e as tendências para recuperar uma área degradada, conservando a biodiversidade através do reflorestamento, devem ser implementados, replicáveis e embasadas em processos sociais e ecológicos, visando à conservação da biodiversidade, além de fornecer informações e “ferramentas” adequadas ao processo de sustentabilidade ambiental e que em um futuro próximo, disponibilize mecanismos e atividades que permitam a aquisição de projetos a favor do meio ambiente (DIAS, 2000). O presente trabalho tem como objetivo relatar a importância da Educação Ambiental através de reflorestamento em áreas degradadas da escola José Cândido Ferraz localizada no município de Teresina-PI.
Material e métodos
Foram colhidas 10 (dez) mudas em um viveiro situado na zona leste do município de Teresina-PI e levadas á escola Estadual José Cândido Ferraz. A forma inicial buscada para envolver os educadores da escola no projeto foi fazer um levantamento junto ao professor de Ciências que atua no Ensino Fundamental, visando conhecer as práticas de ensino e a visão em ambos, quanto às temáticas relativas ao meio ambiente voltado ao reflorestamento. No qual foi realizada uma palestra sobre a importância da Educação Ambiental e reflorestamento abordando os temas de efeito estufa e outros referentes aos problemas ambientais. Logo após, realizou-se juntamente com os alunos de 9° ano, o plantio de mudas de árvores nas áreas degradadas da referida escola.
Resultado e discussão
A apresentação da palestra e a realização das práticas de reflorestamento, os alunos tiveram o interesse de participar, de fazer questionamentos, indagações, enfim, mostraram curiosidade sobre o reflorestamento e sua importância, além de revelar satisfação quanto as aulas fora da sala de aula, o que tornou um ensino mais divertido e dinamizado. Com os relatos apresentados pelos professores observou-se que eles reconhecem a importância da Educação Ambiental e que é primordial práticas relacionadas a sustentabilidade do meio Ambiente. Porém, denotou-se a falta de atividades práticas na escola voltadas à preservação do meio ambiente e que na maioria dos casos trabalha-se apenas na teoria o que torna, na visão dos alunos, não o suficiente para despertar o interesse do assunto abordado. O diretor e coordenador demostraram satisfação pela realização da implementação de novas árvores, pois conforme suas concepções a escola ficará com uma nova paisagem sem áreas degradadas. A figura 1 mostra o viveiro onde foram colhidas as mudas e a Figura 2 mostra as atividades de reflorestamento desenvolvidas e o envolvimento dos alunos.
Figura 1: Viveiro de plantas colhidas para a realização das práticas de reflorestamento na escola José Cândido Ferraz.
Figura 2: Práticas de reflorestamento realizadas pelos alunos de 9° ano da escola José Cândido Ferraz.
Conclusões
A análise do projeto mostrou que os alunos e professores da escola José Cândido Ferraz, dentro de suas condições ficaram interessados na temática do meio ambiente. De uma forma geral, eles mostraram-se interessados em ter uma ferramenta de apoio ao ensino de Educação Ambiental. Assim, a viabilização desse projeto pode possibilitar aos futuros docentes da UESPI, docentes inovadores, obtendo uma educação participativa e contextualizada promovendo a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Agradecimentos
A Deus pela realização deste trabalho que não seria possível sem a presença da nossa professora Beneilde Cabral e a escola José Cândido Ferraz.
Referências
BARBOSA, Luiz Mauro; BARBOSA, Tiago Cavalheiro; BARBOSA, Karina Cavalheiro. DIVERSIFICANDO O REFLORESTAMENTO HETEROGÊNEO COM ESPÉCIES NATIVAS PARA RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES: ORIENTAÇÕES, FERRAMENTAS E PROCEDIMENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS DISPONIBILIZADOS PELO INSTITUTO DE BOTÂNICA – SMA. II Simpósio de Atualização em Recuperação de Áreas Degradadas com Ênfase em Matas Ciliares. Mogi Guaçu, Outubro de 2008.
CRONON, William. Changes in the land: Indians, colonists, and the ecology of New England. New England: Hill and Wang, p. 15,1989.
DIAS, G.F. Educação Ambiental - Princípios e práticas. São Paulo: Editora Gaia, 2000.