ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Ambiental
Autores
Fonsêca, K.C. (IFRN) ; Morais, J. (IFRN)
Resumo
Este trabalho apresenta, uma abordagem interdisciplinar de investigação e conscientização sobre a problemática da importância e utilidade da água, como forma de fazer os alunos conhecer e refletir, conscientemente sobre esse recurso indispensável para a vida. Além de, seguir uma sequência de atividades metodológicas que proporcione um primeiro contato com a alfabetização cientifica e a aprendizagem significativa na formação de um aluno cada vez mais critica e conhecedor do seu meio, que atuará ativamente na sociedade.
Palavras chaves
Interdisciplinar; Alfabetização Cientifica; Aprendizagem Significativ
Introdução
Este trabalho parte de um projeto didático, planejado e desenvolvido na Escola Municipal Chapeuzinho Vermelho, localizada na zona rural de Alto do Rodrigues, RN. Com duração de 06 meses. Abordando uma questão problema (porque as pessoas estão tão preocupadas com a utilização da água?) que é resultante de um do tema transversal dos novos parâmetros curriculares (Meio Ambiente) que possibilitou articular alguns conteúdos básicos da 5ª serie que os alunos precisam saber, com a sua reflexão, conscientização e ação para com o meio em que vive. Dando uma definição mais ampla as aulas, evitando a fragmentação das disciplinas básicas e oferecendo aos alunos curiosidade, que o motive a investigar. Além de utilizar a ferramenta de interdisciplinaridade, fazendo com que as áreas de conhecimentos como, Português, Matemática, História, Geografia e Ciências, possam se complementar e integrar em prol de uma aprendizagem significativa. Com a finalidade de estudar sobre a importância da água para a vida das pessoas, abordando pontos como: compreender o contexto atual do Brasil em relação a utilização e escassez de água potável; identificação das características de água potável e não potável; pesquisas na comunidade situações que mostram o desperdício ou poluição, desenvolvimento de atitudes de consumo consciente do uso da água; entendendo como acontece o ciclo da água; técnicas de tratamento de água; as usinas hidrelétricas como principal fonte de energia elétrica do nosso país. Ao fim do projeto uma socialização das atividades desenvolvidas em sala de aula, com a produção de uma sala temática eu receberá alunos e pessoas da comunidade local. De modo que, os alunos adotem uma postura crítica discursiva em relação à questão geradora. Atuando como participantes ativos em seu meio, transmitindo informações a comunidade local sobre a seriedade de refletir sobre a importância desse recurso natural indispensável para a vida, e que sua escassez já começa a preocupar muitos.
Material e métodos
Produção de uma sala temática, para socializar as situações e aprendizagens vivências no decorrer do projeto e a importância de preservação e valorização da água. Inter disciplinando as disciplinas de Geografia( regiões brasileiras e suas bacias hidrográficas, visita ao rio Piranhas-Açú)) Português(exploração da letra da música Planeta Água de Guilherme Arantes, produção de diversos tipos de textos, com o tema água), História(entrevista com os mais velhos sobre a maior seca e maior enchente da nossa região), Matemática(quanto cada aluno gasta em média de água ao escovar os dentes, usar o banheiro e tomar banho), Artes( produção de cartazes sobre o consumo consciente do uso da água e apresentação artística com a música "economizar água" da turma da Mônica. Ciências( de onde vem a eletricidade que consumimos? técnicas de tratamento de água, produção de maquetes de uma hidrelétrica, estação de tratamento e do ciclo da água.
Resultado e discussão
A água é um tema bastante abrangente e que podem ser desenvolvidas diversas metodologias de ensino e aprendizagem na sala de aula. Por ser essencial á vida do nosso planeta como um todo. Os usos abusivos desse recurso natural estão produzindo impactos sobre a população. Entender o que está acontecendo e assumir uma atitude critica a esse problema social deve ser abordado na sala de aula para eu o aluno tenha um conhecimento aguçado sobre o tema. Possibilitando o mesmo a refletir sobre o consumo consciente, a poluição e contaminação dos efluentes, as técnicas de tratamentos, entre outros. Com o intuito de proporcionar muito mais que momentos de aprendizagens, mas uma interação prazerosa que favoreça a busca por conhecimento e oportunidade de desenvolvimento de informações que possibilitem a formação de olhar crítico e um cidadão eu possa melhorar a ação em seu meio. A formação de um aluno que participe de forma critica e consciente na sociedade é hoje o grande desafio da escola. Contudo, a alfabetização científica é capaz de promover a aprendizagem por investigação e discussão sobre o conhecimento construído. Com o intuito de começar os primeiros contatos ao processo de Alfabetização Científica nas séries iniciais do Ensino Fundamental, o projeto possibilitou um ensino de Ciências que possibilitou aos alunos aulas diferenciadas que envolveu a discussão de problemas e o envolvimento da curiosidade com o conhecimento científico e suas relações ao meio ambiente e a sociedade. De tal modo, a aprendizagem torna-se significativa, pois proporciona modificação constante dos conhecimentos dos alunos, valorizando os conhecimentos prévios. Logo, os alunos são submetidos a entender, analisar, compreender e interpretar o conhecimento que lhe á apresentado.
Conclusões
Ao termino desse trabalho foi realizado a apresentação de uma sala temática para a escola e a comunidade, onde os alunos pudessem expor suas produções e aprendizagens.
Agradecimentos
A Secretária Municipal de Educação de Alto do Rodrigues.
Referências
Acesso em 12 de maio de 2015 http://www.moodle.ufba.br/mod/resource/view.php?id=75614
BENEKE, Sallee; HELM, Judy H. O poder dos projetos: novas estratégias e soluções para a educação infantil. Porto alegre: Artmed, 2005.
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5.ed. Porto alegre: Artmed, 1998.
SANCHEZ, M. M. Projeto Buriti Multidisciplinar. – 1. Ed. – São Paulo: Moderna, 2012.
SCOZ, Beatriz. RUBISTEIN, Edith. ROSSA, Eunice Maria Muniz. BARONE, Leda Maria Codeço. Psicopedagogia – o caráter interdisciplinar na formação e atuação profissional. Porto Alegre: Rio Grande do Sul: Artes Médicas, 1987.
VIEIRA, V., BIANCONI, M., DIAS, Monique. Espaços não-formais de ensino e o currículo de ciências. Cienc. Cult. [online], v. 57, n. 4, p. 21-23. 2015.