ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Físico-Química
Autores
Sousa, R.S.R. (UEPA) ; Botelho, D.A. (UEPA) ; Sousa, R.S.R. (UFPA) ; Queiroz, L.C.S. (UEPA) ; Bicho, V.A. (UEPA) ; Oliveira, D.J. (UEPA)
Resumo
Determinou-se experimentalmente a concentração da solução de ácido benzoico, em diferentes temperaturas por meio da titulação com o hidróxido de sódio (NaOH). Com a análise dos dados, foi possível compreender que a temperatura influência diretamente na solubilidade das substâncias. Com o aumento da temperatura, a energia cinética das moléculas é elevada, ocorrendo dessa forma uma maior interação do soluto com as moléculas do solvente. Assim, este experimento representa um método significativo para integrar a teoria e prática, de forma que este possa contribuir para um melhor ensino de química.
Palavras chaves
Soluto; Energia Cinética; Experimentação
Introdução
A solubilidade de um soluto é a massa do soluto que pode ser dissolvida numa certa quantidade de solvente a uma determinada temperatura. Usualmente, a solubilidade é expressa em gramas de soluto por 100 mL (100 cm³) ou por 100 g de solvente a uma dada temperatura. A interação entre um soluto e um solvente determina quanto soluto pode se dissolver (UCKO, 1992). Assim, em um solvente particular como a água, a natureza do soluto é um fator chave para determinar a solubilidade. Os solutos cujas moléculas são mais fortemente atraídas pelas moléculas de água tendem a se dissolver mais facilmente neste solvente (ATKINS& PAULA, 2002). Existem vários fatores que influenciam na solubilidade de uma substância, no qual a temperatura é um dos fatores mais relevantes, a solubilidade da maioria dos sólidos nos líquidos aumenta com a temperatura. Nestes, a atração entre as moléculas é muito forte, assim à medida que a temperatura aumenta, a substância tende a entrar em processo de fusão, diminuindo a atração entre as suas moléculas e facilitando a atração entre as moléculas do solvente. De forma inversa, ocorre com quase todos os gases: quanto maior a temperatura, menor a solubilidade de um gás em meio líquido. Isto porque, na fase gasosa, praticamente não existem atração entre as moléculas. Porém, existe atração entre as moléculas do gás e do solvente. Portanto, quando o solvente vai atingindo a fase gasosa, a atração entre as moléculas do gás e do solvente também diminui, gradativamente (UCKO, 1992). Nesta perspectiva, este trabalho objetivou determinar experimentalmente a concentração da solução de ácido benzoico em diferentes temperaturas por meio da titulação com hidróxido de sódio (NaOH), afim de alcançar uma análise mais precisa dos dados.
Material e métodos
Este estudo foi desenvolvido no laboratório de química da Universidade do Estado do Pará. A realização da atividade experimental consistiu em 02 (dois) momentos: (1) Preparo da solução - pesou-se 3g de ácido benzoico (AB) em um vidro de relógio. A massa foi transferida para um erlenmeyer de 500 mL, adicionando-se posteriormente água destilada até a marca de 300 mL do erlenmeyer. (2) Aquecimento e titulação – a solução foi levada para um banho-maria em aquecimento. Quando a solução atingiu a temperatura de 30ºC (confirmou- se a temperatura da solução com o auxílio de um termômetro), foi retirada uma alíquota de 5 mL com a assistência de uma pipeta e essa transferida para um erlenmeyer de 125 mL. A concentração da alíquota foi determinada por meio da titulação com hidróxido de sódio (NaOH) 0,035 M e a adição de 2 gotas de fenolftaleína. A titulação foi interrompida quando a solução passou de transparente para uma coloração rosa claro. Anotou-se o volume de NaOH gasto na titulação. O procedimento foi repetido para as seguintes temperaturas: 40ºC, 50ºC, 60ºC e 70ºC.
Resultado e discussão
Quando se aumenta a temperatura de uma determinada substância sua
solubilidade tende a aumentar, isso geralmente ocorre quando o soluto é
dissolvido com absorção de calor, o que denominamos de dissolução
endotérmica (AUCÉLIO e TEIXEIRA, 2015). Dessa forma, foi possível verificar
a concentração de ácido benzoico por meio da fórmula de solubilidade. A
partir desta fórmula e dos valores obtidos, pode-se calcular a concentração
do ácido benzoico, nas temperaturas de 30ºC, 40ºC, 50ºC, 60ºC e 70ºC,
utilizando-se os volumes de NaOH gastos durante a titulação. Para cada uma
das diferentes temperaturas foram realizada cinco(5) determinações, e a
partir desses resultados foram calculadas as médias, o desvio padrão e o
erro padrão (expresso no gráfico abaixo), esses procedimentos foram
executados com a finalidade de se alcançar uma análise mais precisa dos
dados obtidos. Com os resultados encontrados, foi possível confirmar que
essa reação se trata de um processo endotérmico, já que a medida que se
aumenta a temperatura a solubilidade do ácido benzoico também aumenta, este
fato ocorre devido ao aumento da energia cinética das moléculas, provocando
uma maior interação do soluto com as moléculas do solvente (UCKO, 1992).
Conclusões
Constatou-se que a temperatura influência diretamente na solubilidade das substâncias, sendo esta considerada um dos fatores mais relevantes entre vários outros que podem influenciar no processo de solubilização de uma substância. Assim, este experimento foi de fundamental importância para demostrar na prática um conceito que é muito estudado na teoria, mostrando ser uma ferramenta útil no ensino de ciências, visando despertar de maneira agradável a construção do conhecimento, associando a teoria à prática.
Agradecimentos
Referências
AUCÉLIO, R. Q.; TEIXEIRA, L. R. S. Solubilidade: sala de leitura. Disponível:<http://creativecommons.org.br> Acessado em 02 de jun. de 2015.
ATKINS, P.; PAULA, J. Físico-Química. 7ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.
UCKO, David A. Química Para as Ciências da Saúde – Uma introdução à química geral, inorgânica e biológica. Tradução de José Roberto Giglio. 2ed. São Paulo: Manole, 1992.