Equilíbrio Líquido-Líquido em Sistemas Aquosos Bifásicos formados por cloreto de 1-butil-3-mitelimidazólio + carbonato de potássio + água: O Efeito da Temperatura

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Físico-Química

Autores

Machado, P.A.L. (UNIFAL) ; Virtuoso, L.S. (UNIFAL) ; Lemes, N.H.T. (UNIFAL)

Resumo

O trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento das curvas de equilíbrio para novos sistemas aquosos bifásicos (SAB) formados por cloreto de 1-butil-3- metilimidazólio + carbonato de potássio + água em 5 diferentes temperaturas. O método de titulação turbidimétrica conduzido sobre condição de temperatura controlada e pressão ambiente foi utilizado para obtenção das curvas binodais. Nos diagramas obtidos foi observado um aumento da região bifásica com o decréscimo da temperatura evidenciando um processo de segregação de fases exotérmico.

Palavras chaves

Sistema aquoso bifásico; Líquido iônico; Curva binodal

Introdução

Nas últimas décadas a comunidade científica tem buscado o desenvolvimento de novos métodos de extração, para a separação e purificação de enzimas e proteínas visando à otimização de técnicas de interesse biotecnológico (VENTURA et al, 2009). Neste sentido, os SAB tem se mostrado um método eficaz para a separação e purificação de biomoléculas sendo suas vantagens a seletividade para o processamento contínuo e retenção da atividade biológica dos compostos de interesse, permite fácil aumento de escala (laboratorial para industrial) e o emprego de materiais que podem ser reutilizados e são ambientalmente mais seguros. Dentre os diversos tipos de SAB, aqueles constituídos por líquidos iônicos (SABLI) tem se destacado como uma alternativa eficiente e promissora em aplicações que envolvem extração/purificação de biomateriais (FLIEGER, 2015). Em geral os SABLI formam fases mais límpidas, são menos viscosos que aqueles formados por polímeros, são eficientes em garantir a estabilidade de biomoléculas por apresentarem um ambiente biocompatível, apresentam maior seletividade do produto nos processos de extração, tem pouca formação de emulsão associada, separam as fases mais rapidamente, e promovem extração de alta eficiência (ALBERTSSON, 1989). As aplicações envolvendo SAB requerem o rigoroso conhecimento das propriedades de equilíbrio das fases, nesse sentido, é imprescindível a obtenção do diagrama de fase que expressam as condições de mistura numa dada temperatura e pressão que geram ou não SAB. Esse trabalho teve como objetivo obtenção de novos dados de equilíbrio para o sistema cloreto de 1- butil-3-metilimidazólio + carbonato de potássio + água em diferentes temperaturas para uma melhor compreensão da formação e comportamento desses sistemas.

Material e métodos

Curvas binodais foram obtidas pelo método da titulação turbidimétrica que envolveu titular uma massa conhecida de uma solução aquosa estoque de cloreto de 1-butil-3-metilimidazólio (70% m/m) com uma solução aquosa de carbonato de potássio (50% m/m), e vice-versa, nas temperaturas de 283,15, 293,15, 298,15, 308,15 e 313,15 K até o ponto de turvamento. Após o turvamento, alíquotas de massa conhecida de água foram adicionadas à mistura até tornar-se novamente homogênea. O procedimento foi repetido diversas vezes e, para cada ponto de turvamento, as composições expressas em % m/m para a mistura foi determinada gerando assim a curva binodal.

Resultado e discussão

A Figura 1 apresenta uma comparação entre as curvas binodais obtidas experimentalmente para o SAB formado por cloreto de 1-butil-3-metilimidazólio + carbonato de potássio + água nas temperaturas de 283,15K, 293,15K, 298,15K, 308,15K e 313,15K. Todas as composições na figura foram expressas em porcentagem de fração mássica. A curva binodal delimita as composições de mistura que levam a obtenção de um sistema homogêneo daquelas que geram o sistema bifásico, numa dada condição de pressão e temperatura constante. Todos os dados experimentais nesse estudo foram obtidos sob condição de pressão ambiente de 0,91 atm. Observa-se na Figura 1 que o aumento na temperatura promove um deslocamento da posição da curva binodal para valores mais distantes da origem, o que corresponde à uma diminuição da área bifásica. Portanto o processo de formação do SAB é exotérmico e é favorecido pelo decréscimo da temperatura. Esse comportamento de segregação de fase está relacionado ainda com a diminuição da solubilidade do líquido iônico, que se torna mais hidrofóbico em temperaturas mais baixas, forçando a transferência de moléculas de água para a fase rica em carbonato. Este comportamento está de acordo com os resultados relatados para outros sistemas aquosos bifásicos formados por outros sais (LUÍS et al, 2015).

Curvas Binodais: Efeito da temperatura

Figura 1. Dados experimentais da curva binodal para o sistema em estudo em T = 283,15 (●), 293,15 (Δ), 298,15 (*), 308,15 (▲)e 313,15 K (○).

Conclusões

Dados experimentais das curvas de equilíbrio para sistema Cloreto de 1-butil-3- metilimidazólio + carbonato de potássio + água foram obtidos em 5 diferentes temperaturas. O processo de segregação de fase para esses SAB é exotérmico e mais acentuado a baixa temperatura. O mecanismo de separação de fase é favorecido com a diminuição na temperatura o que está relacionado com o aumento da hidrofobicidade do líquido iônico e a respectiva diminuição da sua solubilidade em água.

Agradecimentos

FAPEMIG, CAPES, Grupo de pesquisa Química de Coloides da UNIFAL-MG, PPGQ/UNIFAL- MG.

Referências

VENTURA, S. P. M. et al. Evaluation of Anion Influence on the Formation and Extraction Capacity of Ionic-Liquid-Based Aqueous Biphasic Systems. Journal of Physical Chemistry B, nº.27, 9304-9310, 2009.

FLIEGER, A. CZAJKOWSKA-ŻELAZKO. Aqueous two phase system based on ionic liquid for isolation of quinine from human plasma sample. Food Chemistry, nº.166, 150-157, 2015.

P.A. ALBERTSSON, Partition of cell particles and macromolecules, second ed., Wiley Interscience, New York, 1986.

LUÍS, A. ; DINIS,T. B. V.; PASSOS, H.; TAHA, M.; FREIRE, M. G. Good’s buffers as novel phase-forming components of ionic-liquid-based aqueous biphasic systems. Biochemical Engineering Journal, nº 101, 142-149, 2015.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás