ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Química Inorgânica
Autores
Nascimento, J.C. (IF SUDESTE MG) ; Dias, F.A.C. (IF SUDESTE MG) ; Toledo, T.A. (IF SUDESTE MG) ; Barbosa, D.B.A. (IF SUDESTE MG) ; Vieira, B.L.M. (IF SUDESTE MG) ; Martins, G.S. (IF SUDESTE MG) ; Pires, D.L.P. (IF SUDESTE MG)
Resumo
Com o intuito de obter novos compostos de coordenação, foi sintetizado e caracterizado um complexo metálico de cobre utilizando o AAS como ligante. As sínteses envolveram a preparação do carbonato de cobre e do composto de coordenação AAS/Cu. As caracterizações do composto e dos precursores foram realizadas no espectrofotômetro Lambda 25, Perkin Elmer, na faixa do ultravioleta e do visível (UV-Vis), utilizando como solvente hidróxido de amônio. A análise dos espectros de absorção nas regiões UV e Vis nos permite identificar a formação do composto carbonato de cobre e do complexo metálico AAS/Cu, conforme o método de síntese proposto. O composto de coordenação formado tem potencial para atuar como agente citotóxico e antiviral, além da ação anti-inflamatória característica da molécula.
Palavras chaves
Compostos de Coordenação; Espectroscopia ; Antiinflamatório
Introdução
Atividades antimicrobianas, farmacológicas, antifúngicas, capacidade de fixação de gases, entre outras propriedades, são estudadas em complexos metálicos. O cobre é um metal de transição essencial aos seres vivos e apresenta um comportamento bioinorgânico que tem despertado o interesse de pesquisadores. Duas importantes atividades desse elemento são o efeito biótico e toxicológico¹. A coordenação de metais a fármacos tem sido alvo de estudo como uma potencial maneira de aumentar o arsenal de drogas disponíveis para tratamento de doenças. A interação entre um íon metálico e um ligante dá a possibilidade de obter compostos com variedade de números de coordenação, estados de oxidação e geometrias². O ácido acetilsalicílico (AAS), conhecido como Aspirina® (Bayer) é um dos medicamentos mais conhecidos e vendidos nas farmácias em todo o mundo, derivado do ácido salicílico que foi isolado de cascas do “salgueiro- branco”. O mecanismo da ação do AAS envolve a inibição de prostaglandinas, mediadores químicos envolvidos nos processos de inflamação3. Com o intuito de se obter novos compostos de coordenação, foi sintetizado e caracterizado um complexo metálico de cobre utilizando o AAS como ligante.
Material e métodos
A síntese foi realizada com adaptações dos métodos propostos na literatura 4,5. O primeiro passo foi a preparação do carbonato de cobre, para o qual foram utilizados Na2CO3 e CuSO4·5H2O, na proporção de 1:2,35. Os reagentes foram solubilizados em água destilada e em um agitador magnético o sulfato de cobre foi vertido lentamente sobre o carbonato de sódio. O precipitado formado foi filtrado e lavado com água destilada. O segundo passo foi a síntese do composto de coordenação, para a qual, foram pesados ácido acetilsalicílico e CuCO3, na proporção 3:1. O ácido foi colocado sob baixa agitação em água destilada e o carbonato de cobre foi adicionado em pequenas porções. A suspensão foi mantida sob agitação e aquecimento em 100º C por aproximadamente 10 minutos. Após esse tempo, a mistura foi deixada em repouso por 5 minutos quando então foi filtrada. O pó filtrado foi misturado a álcool isopropílico para serem retiradas as impurezas, foi novamente filtrado e colocado para secar em temperatura ambiente. Todas as caracterizações do composto e dos precursores foram realizadas no espectrofotômetro Lambda 25, Perkin Elmer, na faixa do ultravioleta e do visível (UV-Vis), utilizando como solvente hidróxido de amônio.
Resultado e discussão
Os resultados da espectroscopia UV-Vis para o carbonato de cobre são
apresentados na figura 1.
Na análise da figura 1 pode-se observar a presença da banda em 606 nm nos
compostos carbonato de cobre obtido e sulfato de cobre precursor.
A banda observada no espectro do carbonato de sódio em 294 nm, não é mais
observada no composto obtido. Sendo assim, a banda característica da
absorção do cobre no espectro do visível foi identificada.
Os dados espectroscópicos da síntese AAS/Cu são apresentados na figura 2.
De acordo com a figura 2, primeiro gráfico, a região compreendida entre 200
e 340 nm apresenta duas bandas de absorção atribuídas ao ácido
acetilsalicílico: a primeira em 230 nm e a segunda em 295 nm, observadas
tanto no reagente padrão quanto no composto formado, conforme o esperado por
dados da literatura7. No segundo gráfico, podemos observar a presença da
banda de absorção em 622nm referente ao composto AAS/Cu, que em comparação
com o espectro de absorção do CuCO3, em 606nm, revela a complexação do íon
Cu2+ ao ligante AAS.
Figura 1. Espectroscopia UV-Vis do carbonato de sódio e precursores
Figura 2. Espectroscopia na região UV-Vis do AAS/Cu e precursores
Conclusões
De acordo com a figura 2, primeiro gráfico, a região compreendida entre 200 e 340 nm apresenta duas bandas de absorção atribuídas ao ácido acetilsalicílico: a primeira em 230 nm e a segunda em 295 nm, observadas tanto no reagente padrão quanto no composto formado, conforme o esperado por dados da literatura7. No segundo gráfico, podemos observar a presença da banda de absorção em 622nm referente ao composto AAS/Cu, que em comparação com o espectro de absorção do CuCO3, em 606nm, revela a complexação do íon Cu2+ ao ligante AAS.
Agradecimentos
Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Juiz de Fora e a Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais.
Referências
1. MARTINS, E.; NEZ, D.; BATISTA, S. C. Síntese, Caracterização e Estudo da Bioatividade do Composto de Coordenação de Cu (II) Utilizando Como Ligante o Ácido Acetilsalicílico (AAS). Livro SBPC, 2011.
2. ROCHA, D. P. et al. Coordenação de metais a antibióticos como uma estratégia de combate à resistência bacteriana. Quím. Nova, São Paulo, Vol. 34, nº 1,111-118, 2011.
3. Pinto, A. C. Alguns aspectos da história da aspirina. Disponível em: http://www.sbq.org.br/filiais/adm/Upload/subconteudo/pdf/Historias_
Interessantes_de_Produtos_Naturais05.pdf. Acesso em 13 jul. 2015.
4. SEGUEL, G. V.; RIVAS, B. L.; CONTRERAS, J. G. Synthesis and Characterization of Copper Complexes: Interaction of Metalliccarboxylates with 1,3-Thiazole Ligand. J. Chil. Chem. Soc. Vol. 58, nº 4, 2013.
5. SHEN, Z.Q.; LIANG, Y.; CHEN, Z.H.; LIU, W.P.; DUAN, L. J. Pharmacology: Effects of Copper-aspirin Complex on Platelet Aggregation and Thrombosis in Rabbits and Mice. J. Pharmacy and Pharmacology, Vol. 50,1275–1279, 1998.
6. BASSETT, J.; DENNEY, R. C; JEFFERY. G. H.E; MENDHAN, J. Análise Inorgânica Quantitativa de Vogel. 4ª ed. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Dois, 1981. 690p.
7. SOUSA, A. N.; NASCIMENTO, E.; BORONI, F.; JERÔNIMO, K. Os Riscos do Uso e do Descarte Inadequado de Medicamentos Vencidos: Método de Análise Alternativo Para Determinação de Ácido Salicílico em uma Amostra de Aspirina® Vencida. Pós em Revista, Edição 5, 2012.