ISBN 978-85-85905-15-6
Área
FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química
Autores
de Sousa, W.D. (IFG-SENADOR CANEDO) ; da Silva, M.E. (IFG-SENADOR CANEDO) ; Damasceno, D. (IFG-SENADOR CANEDO)
Resumo
O processo de experimentação no ensino de Química é uma estratégia muito eficiente para do desenvolvimento do conhecimento e fixação de conceitos apresentados em sala de aula, principalmente quando contextualizada a temas atuais como a Sustentabilidade Socioambiental. Logo, esse trabalho apresenta a montagem de um dispositivo móvel de decantação, construído com materiais de baixo custo, como o resultado de aulas experimentais, para o tratamento de água oleosa. O processo utilizou diferença de densidade para separar as fases do efluente bruto em três etapas, removendo 99,93% do material oleoso e 99,97% da turbidez.
Palavras chaves
Experimentação; Ensino de Química; Água Oleosa
Introdução
No ensino de ciência, a experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e a fixação dos conteúdos ministrados (GUIMARÃES, 2009), sendo possível despertar um caráter motivador e essencialmente vinculado à aprendizagem nos mais diversos temas (GIORDAN, 1999). Um desses temas é a Sustentabilidade Socioambiental (PEREIRA et al., 2011) que discute formas de atender às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras (BARBOSA, 2008), gerando debates sobre utilização dos recursos ambientais em prol da demanda da sociedade (PRSYBYCIEM et al., 2014) que cresce significamente. Um dos reflexos desse crescimento é o expressivo consumo de veículos para locomoção (REIS et al. 2010) que atingiu a marca de 9,5 milhões de unidades em 2014 (ANFAVEA, 2015). Grande parte dessa frota utiliza serviços dos lava- jatos. Esse nicho econômico traz preocupações ambientais devido ao fato de que grande parte dessas empresas, descarta os efluentes gerados pela natureza de suas atividades sem tratamento (REIS et al. 2010). A água utilizada na lavagem automotiva carrega graxas, solventes, agentes de limpeza, etc. sendo classificados pela ABNT como resíduo perigoso (BRASIL, 2004). Sem tratamento adequado, esses resíduos podem atingir o solo e as redes de esgoto contaminando, além da água destinada ao uso doméstico, os lençóis freáticos, rios, lagos e mares (MOURA, 2015). Com o objetivo de trabalhar esse problema e contextualizar com os conteúdos vistos nas aulas de química esse trabalho apresenta a montagem de um dispositivo móvel e de baixo custo para tratamento inicial de efluentes oleosos que pode ser adaptado facilmente à empresas de lavagem automotivas.
Material e métodos
O dispositivo foi montado levando-se em consideração o trabalho realizado pelo Instituto Ethos e apresentado pelo Centro de Orientação Ambiental Terra Integrada (INSTITUTO ETHOS, 2010). Essa metodologia foi escolhida por ter baixo custo de instalação, execução e manutenção além de proporcionar o tratamento móvel de efluentes oleosos, facilitando a aceitação do método e a difusão de conceitos de sustentabilidade socioambiental. Inicialmente, três tambores de PVC com capacidade de 15 L foram perfurados com o auxílio de uma furadeira e uma broca serra-copo dimensão de 89 mm. As perfurações ocorreram em duas regiões: a primeira perfuração foi realizada na parte superior, cerca de 20 cm da borda superior, a segunda perfuração foi realizada na parte inferior, cerca de 10 cm da borda inferior e com ângulo de 90º entre as perfurações. Os três tambores foram interligados nas perfurações inferiores com canos hidráulicos para tubulação de água com diâmetro de aproximadamente 75 mm. Essa tubulação foi destinada para recolher água sem óleo. Na parte superior dos três tambores foram montadas canaletas com canos cortados para que as aberturas ficassem na mesma altura da região oleosa da mistura. As três canaletas foram interligadas com canos do tipo PVC de 75 mm para coletar o óleo separado da água proveniente da lavagem automotiva.
Resultado e discussão
Segundo a pedagogia dialógica de Paulo Freire, uma educação problematizadora
visa a superação de uma situação opressiva através da aquisição de
conhecimento que ajude o educando a intervir na realidade em que está
inserido (VITOR et al., 2014).
Seguindo essa temática foi apresentado aos alunos dos cursos técnicos do IFG
Câmpus Senador Canedo, a situação de degradação ambiental causada pelos
resíduos gerados por lavagem automotiva. Logo, foi montado um sistema de
separação de água oleosa contendo três recipientes para separação dos
resíduos, Figura 1a.
No recipiente à esquerda, Figura 1b, foi destinado a entrada dos resíduos
brutos contendo material sólido e oleoso. Por decantação, parte do
sobrenadante é coletado pelas canaletas e o material sólido, é depositado no
fundo do recipiente. Com a entrada contínua de resíduos, a mistura entre
água e uma fração do óleo livre são arrastados para os demais recipientes
que coletam o resíduo remanescente do processo inicial de decantação.
Para verificação da eficiência do processo, foram realizadas testes
analíticos com amostras do efluente bruto e tratado, Figura 1c, e os
resultados comparados com a Resolução CONAMA nº 430/2011 (BRASIL, 2011), que
dispõe sobre as condições de lançamento de efluentes.
De acordo com o Art. 16, dessa resolução, os resultados obtidos pelo
processo de separação com o dispositivo, atendem os requisitos de
lançamento, Tabela 1. Após o tratamento, parte dos materiais flutuantes
foram retirados apresentando turbidez de 6,78 NTU, equivalente a 99,97% de
eficácia do método. O processo de remoção de óleos/graxas apresentou 99,93%
de eficiência, com o valor de 5,20 mg L-1 de material oleoso, atendendo a
legislação vigente que determina o máximo de 20 mg L-1 desse resíduo
presente nos efluentes de lançamento
(a) Dispositivo de separação; (b) Em funcionamento; (c) Efluente bruto (à esquerda), efluente tratado (ao centro), material oleoso (à direita).
Resultados comparativos das análise de turbidez de amostras de efluentes brutos e tratados.
Conclusões
O processo de construção de conhecimento através da contextualização entre as definições de Sustentabilidade Socioambiental e os conceitos apresentados nas aulas de Química foi realizado através de metodologias experimentais. Foi montado um dispositivo móvel de separação de água oleosa. O processo de separação ocorreu em três etapas envolvendo processos de decantação apresentando 99,97% e 99,93% de eficácia na remoção de turbidez e óleos/graxas, respectivamente. Por atender a resolução vigente, o dispositivo pode ser facilmente adaptado a empresas de lavagem automotiva.
Agradecimentos
Ao IFG Câmpus Senador Canedo; À AQUALIT TECNOLOGIA EM SANEAMENTO LTDA EPP.
Referências
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