ISBN 978-85-85905-15-6
Área
FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química
Autores
Pereira de Souza, A. (IFMT CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA) ; Junior Gomes Dias, J. (IFMT CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA) ; Boaventura Moraes, L. (IFMT CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA) ; Ferreira de Almeida, N. (IFMT CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA) ; Araujo dos Reis, R. (IFMT CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA) ; Willy Peixoto Cavalcanti, A. (IFMT CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA)
Resumo
O avanço das novas tecnologias possibilitou o desenvolvimento de ferramentas poderosas no ensino, este trabalho tem como objetivo facilitar o acesso às informações relacionadas à Química Orgânica através de um aplicativo para celular e um programa para computador que contém um relatório com instruções relacionadas à nomenclatura, além de um acervo de dados com as principais funções e fórmulas químicas utilizadas na orgânica.
Palavras chaves
Química Orgânica; Informática; Ensino
Introdução
A Química Orgânica possui como função estudar os compostos derivados do carbono, a qual os alunos apresentam dificuldades de aprendizado devido as regras de nomenclaturas e variedades de funções. A incorporação das Tecnologias Digitais no campo educativo pode tornar o meio cada vez mais interativo (FERREIRA; FRADE, 2009). Nesse contexto, com o intuito de transformar o ensino da química orgânica em algo inovador e motivador, o Aplicativo Orgânica Fácil possui como objetivo auxiliar nos estudos para os vestibulares do país. Além disso, muitos alunos e professores têm dificuldades em encontrar certas fórmulas químicas pela internet, principalmente as que se encaixam na química orgânica, e quando encontradas muitas estão desatualizadas e fora das normas da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada), através do programa desenvolvido será possível encontrar os principais compostos utilizados no cotidiano com suas respectivas definições, de forma simples e rápida.
Material e métodos
Para formulação do aplicativo, criou-se um protótipo em Linguagem Java Script e utilizou-se a plataforma Netbeans IDE para desenvolvimento, o acervo de informações foi colocado no Acess (banco de dados), local onde foram tabeladas as principais substâncias, formulou-se também um relatório contendo informações básicas para o usuário compreender de forma clara como funciona a nomenclatura de substâncias orgânicas, em seguida foi incorporada a interface desejada. O trabalho pode ser aprimorado em formato web, em que possíveis atualizações e novas informações podem ser sugeridas pelos internautas de modo a serem incrementadas ao banco de dados após a revisão e aceitação feita pelos administradores.
Resultado e discussão
Após a criação do aplicativo Orgânica Fácil, ele foi disponibilizado para a turma do 7º semestre de Química do IFMT-Campus Cuiabá Bela
Vista, assim foi possível verificar a eficiência e aprovação do mesmo. O aplicativo possibilitou um aprendizado sobre a Química Orgânica,
contendo questões de vestibulares e também explicações sobre as funções: Hidrocarbonetos, Álcool; Enol; fenol; Aldeído; Cetona; Ácido
carboxílico; Éter; Éster; Anidrido; Amina; Amida; Nitrila; Isonitrila; Nitrocomposto; Haleto Orgânico; Haleto de ácido carboxílico;
Tioálcool; Tiofenol; Tioéster; Tiocetona; e Tioamida. As substâncias cadastradas são separadas por funções e podem ser pesquisados
através de uma barra no programa. Grande parte dos compostos possuem definições acerca da sua utilização e informações sobre onde
são encontrados no ambiente. Despertando dessa maneira o interesse do aluno em tal substância, de modo a perceber que muitos
compostos estão presentes cotidianamente na vida de todos.
A figura apresenta as principais informações da substância procurada, através da navegação outras poderão ser encontradas.
Através do aplicativo, questões de química orgânica dos principais vestibulares e testes de conhecimento poderão ser feitos.
Conclusões
Acredita-se que o aplicativo desenvolvido facilitará a vida dos estudantes, de maneira a contribuir em sua carreira acadêmica, assim também auxiliando os professores e educadores a utilizarem as tecnologias como ferramentas de ensino e aprendizagem.
Agradecimentos
Gostaríamos de agradecer ao professor e orientador Aurélio Willis, pela disponibilidade e atenção, e ao professor Luiz Both, pelo incentivo e aprendizado.
Referências
FERREIRA, M. H. M; FRADE, S. A. C. I. Tecnologias Digitais = Tecnologias Educacionais? Pressupostos para uma avaliação. In: III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO, UFMG, Belo Horizonte, outubro, 2009. Disponível em: <https://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais/p-w/tecnologias-digitais.pdf> acesso em 12 jul.2015.
SANTOS, A. O; SILVA, R. P; ANDRADE, D; LIMA J. P. M. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia Plena, Sergipe, V.9, n.7,2013.
RODRIGUES, J. A. R. Recomendações da IUPAC para s Nomenclatura das Moléculas. Revista Química Nova na Escola. São Paulo, n. 13, maio, 2001.
FERNANDES, Ana Cristina. HEROLD, Bernardo. MAIA, Hernani, et al. Guia IUPAC para Nomenclatura dos Compostos Orgânicos – Tradução Portuguesa nas Variantes Européia e Brasileira. Lisboa, LIDEL. 2002.