Tecnologia da Informação associada à aprendizagem em Química Orgânica "Aplicativo Orgânica Fácil".

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Pereira de Souza, A. (IFMT CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA) ; Junior Gomes Dias, J. (IFMT CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA) ; Boaventura Moraes, L. (IFMT CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA) ; Ferreira de Almeida, N. (IFMT CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA) ; Araujo dos Reis, R. (IFMT CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA) ; Willy Peixoto Cavalcanti, A. (IFMT CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA)

Resumo

O avanço das novas tecnologias possibilitou o desenvolvimento de ferramentas poderosas no ensino, este trabalho tem como objetivo facilitar o acesso às informações relacionadas à Química Orgânica através de um aplicativo para celular e um programa para computador que contém um relatório com instruções relacionadas à nomenclatura, além de um acervo de dados com as principais funções e fórmulas químicas utilizadas na orgânica.

Palavras chaves

Química Orgânica; Informática; Ensino

Introdução

A Química Orgânica possui como função estudar os compostos derivados do carbono, a qual os alunos apresentam dificuldades de aprendizado devido as regras de nomenclaturas e variedades de funções. A incorporação das Tecnologias Digitais no campo educativo pode tornar o meio cada vez mais interativo (FERREIRA; FRADE, 2009). Nesse contexto, com o intuito de transformar o ensino da química orgânica em algo inovador e motivador, o Aplicativo Orgânica Fácil possui como objetivo auxiliar nos estudos para os vestibulares do país. Além disso, muitos alunos e professores têm dificuldades em encontrar certas fórmulas químicas pela internet, principalmente as que se encaixam na química orgânica, e quando encontradas muitas estão desatualizadas e fora das normas da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada), através do programa desenvolvido será possível encontrar os principais compostos utilizados no cotidiano com suas respectivas definições, de forma simples e rápida.

Material e métodos

Para formulação do aplicativo, criou-se um protótipo em Linguagem Java Script e utilizou-se a plataforma Netbeans IDE para desenvolvimento, o acervo de informações foi colocado no Acess (banco de dados), local onde foram tabeladas as principais substâncias, formulou-se também um relatório contendo informações básicas para o usuário compreender de forma clara como funciona a nomenclatura de substâncias orgânicas, em seguida foi incorporada a interface desejada. O trabalho pode ser aprimorado em formato web, em que possíveis atualizações e novas informações podem ser sugeridas pelos internautas de modo a serem incrementadas ao banco de dados após a revisão e aceitação feita pelos administradores.

Resultado e discussão

Após a criação do aplicativo Orgânica Fácil, ele foi disponibilizado para a turma do 7º semestre de Química do IFMT-Campus Cuiabá Bela Vista, assim foi possível verificar a eficiência e aprovação do mesmo. O aplicativo possibilitou um aprendizado sobre a Química Orgânica, contendo questões de vestibulares e também explicações sobre as funções: Hidrocarbonetos, Álcool; Enol; fenol; Aldeído; Cetona; Ácido carboxílico; Éter; Éster; Anidrido; Amina; Amida; Nitrila; Isonitrila; Nitrocomposto; Haleto Orgânico; Haleto de ácido carboxílico; Tioálcool; Tiofenol; Tioéster; Tiocetona; e Tioamida. As substâncias cadastradas são separadas por funções e podem ser pesquisados através de uma barra no programa. Grande parte dos compostos possuem definições acerca da sua utilização e informações sobre onde são encontrados no ambiente. Despertando dessa maneira o interesse do aluno em tal substância, de modo a perceber que muitos compostos estão presentes cotidianamente na vida de todos.

Características da Substância

A figura apresenta as principais informações da substância procurada, através da navegação outras poderão ser encontradas.

Questâo de Química Orgânica no Enem

Através do aplicativo, questões de química orgânica dos principais vestibulares e testes de conhecimento poderão ser feitos.

Conclusões

Acredita-se que o aplicativo desenvolvido facilitará a vida dos estudantes, de maneira a contribuir em sua carreira acadêmica, assim também auxiliando os professores e educadores a utilizarem as tecnologias como ferramentas de ensino e aprendizagem.

Agradecimentos

Gostaríamos de agradecer ao professor e orientador Aurélio Willis, pela disponibilidade e atenção, e ao professor Luiz Both, pelo incentivo e aprendizado.

Referências

FERREIRA, M. H. M; FRADE, S. A. C. I. Tecnologias Digitais = Tecnologias Educacionais? Pressupostos para uma avaliação. In: III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO, UFMG, Belo Horizonte, outubro, 2009. Disponível em: <https://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais/p-w/tecnologias-digitais.pdf> acesso em 12 jul.2015.

SANTOS, A. O; SILVA, R. P; ANDRADE, D; LIMA J. P. M. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia Plena, Sergipe, V.9, n.7,2013.

RODRIGUES, J. A. R. Recomendações da IUPAC para s Nomenclatura das Moléculas. Revista Química Nova na Escola. São Paulo, n. 13, maio, 2001.

FERNANDES, Ana Cristina. HEROLD, Bernardo. MAIA, Hernani, et al. Guia IUPAC para Nomenclatura dos Compostos Orgânicos – Tradução Portuguesa nas Variantes Européia e Brasileira. Lisboa, LIDEL. 2002.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás