ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Iniciação Científica
Autores
Sousa, J.P. (IFMT) ; Silva, R.A. (IFMT) ; Cunha, D.S.R. (IFMT) ; Silva, W.S. (IFMT)
Resumo
O trabalho tem como finalidade demostrar a importância da tecnologia no ensino de Química, sendo ela indispensável para o processo de ensino e de aprendizagem, possibilitando novas formas de ensinar e aprender. Esse trabalho foi realizado com 22 alunos do 2º ano do Ensino Médio do CEJA - Creuslhi de Souza Ramos, localizado na cidade de Confresa no estado de Mato Grosso, com o objetivo de identificar os principais recursos tecnológicos usados pelos alunos e observar a motivação e interesse dos mesmos pelos conteúdos estudados na disciplina de Química, a partir do uso da tecnologia. Conclui-se que o uso da tecnologia favoreceu o trabalho em equipe, criando integração e promovendo manifestação da criatividade dos alunos, através da realização das atividades com uso do computador.
Palavras chaves
Ensino de Química;; Aprendizagem;; Tecnologia.
Introdução
O uso da tecnologia na educação passou a abranger novas formas de ensinar e de aprender, superando os limites de espaço e tempo, proporcionando e facilitando aos indivíduos de diferentes idades, classes sociais e regiões brasileiras, o acesso a novos conhecimentos. As novas tecnologias podem ajudar os professores no processo de ensino e aprendizagem, especialmente na disciplina de Química, pois as dificuldades e problemas no ensino de Química, não são recentes e têm sido observados há muito tempo, levando pesquisadores a refletir sobre suas causas e consequências. Assim o uso da tecnologia em sala de aula, irá facilitar e motivar os alunos a aprender, como enfatiza Ramos (2012, p. 8): As tecnologias usadas pelos professores durante as aulas podem ajudar a estabelecer um elo entre conhecimentos acadêmicos, com os adquiridos e vivenciados pelos alunos, ocorrendo assim transições de experiência e ideias entre professor e aluno. Dessa forma, esse trabalho deve como objetivo identificar os principais recursos tecnológicos usados pelos alunos na disciplina de Química e observar a motivação e interesse dos mesmos pelos conteúdos estudados, a partir do uso da tecnologia.
Material e métodos
Este trabalho foi realizado no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) - Creuslhi de Souza Ramos, localizado na Av. Centro Oeste nº 735, setor Vila Nova na cidade de Confresa no estado de Mato Grosso. O trabalho foi feito com 22 alunos do 2º ano do Ensino Médio, os alunos foram divididos em duplas, para realizarem uma pesquisa sobre alguns elementos químico da tabela periódica, como: ferro, zinco, fosforo, cálcio e outros, para descobrirem os benefícios e os malefícios desses elementos para a saúde humana. O trabalho deve como objetivo identificar os principais recursos tecnológicos usados pelos alunos e observar a motivação e interesse dos mesmos pelos conteúdos estudados, a partir do uso da tecnologia. Para realizar a pesquisa os alunos utilizaram os computadores do Laboratório de Informática da escola e também seus próprios aparelhos celulares, pois os computadores eram insuficientes, as observações foram feitas em 04 aulas de química e também por meio de discussões em sala, sobre o “uso da tecnologia na aprendizagem”.
Resultado e discussão
Após a realização da pesquisa, ficou evidente como o uso de computador e
aparelhos celulares com acesso a internet facilita a construção dos saberes
dos alunos, os mesmos ficaram eufóricos com as descobertas feitas durante a
pesquisa, assim pode-se afirmar que com o auxilio da tecnologia o professor
tem a possibilidade de tornar o ensino de Químico mais interativo, ajudando
o aluno a entender o conteúdo estudado, como afirma Peixoto e Araújo (2012),
o computador é tomado como um recurso pedagógico que pode melhorar a
qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, o aluno é visto como
construtor de conhecimento e o professor como mediador entre o aluno, o
computador e o saber. Os recursos tecnológicos usados pelos alunos foram o
computador e o celular, observou-se que essa nova forma de ensinar pode
modificar o modo de comunicar, de pensar e agir deles, no decorrer da aula
eles ficaram muito interessados pelos assuntos estudados, para realizar a
pesquisa utilizaram dois navegares da web: a Internet Explore e o Google
Chrome, pesquisando principalmente artigos publicados no SciELO e revista
Química Nova na Escola. Nas discussões em sala de aula, eles destacaram a
importância da dessa ferramenta pedagógica para construir e solidificar a
aprendizagem, pois as aulas ficaram mais dinâmicas e atrativas, uma aluna de
45 anos de idade, disse o seguinte sobre a sua descoberta no decorrer da
pesquisa, “pensava que somente a falta de ferro causava mal, mas descobri
com a pesquisa que o excesso de ferro no organismo também pode trazer
malefícios a saúde”. Dessa forma, fica evidente que as escolas devem usar
além do livro didático, a internet como fonte de pesquisa, transformando
seus alunos em pesquisadores e construtores de seus próprios conhecimentos.
Conclusões
A pesquisa realizada permitiu observar como a tecnologia (computadores e aparelhos celulares) utilizada de maneira correta em sala de aula pode propiciar o desenvolvimento da curiosidade e também a busca de novos conhecimentos pelos alunos do CEJA - Creuslhi de Souza Ramos. Sendo que o uso dessas ferramentas tecnológicas no ensino de Química levou os alunos por uma serie de caminhos e alternativas, propiciando assim que o mesmo tenha acesso as diferentes informações. Pode-se enfatizar que o uso da tecnologia pode gerar um ambiente favorável ao trabalho em equipe, criando integração e promovendo manifestação da criatividade dos alunos, através da realização das atividades com uso do computador e celulares.
Agradecimentos
Referências
PEIXOTO, Joana; ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos. Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. Educação & Sociedade, v. 33, n. 118, p. 253-268, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v33n118/v33n118a16.pdf. Acesso em: 20/04/2015.
RAMOS, Márcio Roberto Vieira. O uso de tecnologias em sala de aula. Revista Eletrônica: Ensino de Sociologia em Debate/LENPES-PIBID DE Ciências Sociais. Edição, n. 2. Vol. 1, jul-dez. 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/...pdf. Acesso em: 20/04/2015.