ISBN 978-85-85905-15-6
Área
Química Orgânica
Autores
Fé, B.S.M. (IFPI) ; Junior, J.C.S. (IFPI) ; Sales, A.L.C. (IFPI) ; Cardoso, J.R.A. (IFPI) ; Silva, M.P. (IFPI) ; Lima, M.J. (IFPI) ; Ferreira, P.M.L. (IFPI) ; Farías, M.J. (IFPI) ; Santos, R.I. (IFPI)
Resumo
Este trabalho tem o objetivo principal de verificar o ensino da orgânica e mostrar a importância e eficiência do ensino dinâmico e contextualizado para a aprendizagem, usando o tema cosmético, que está fortemente presente no cotidiano das pessoas.
Palavras chaves
Ensino de Química; Química Orgânica; Cosméticos
Introdução
O uso dos cosméticos começa há muito tempo, por volta de trinta mil anos e estão presentes no nosso cotidiano desde a antiguidade até os dias atuais. Banhos com leite, máscaras de mel, mistura de chumbo, barro e argila para feitio de maquiagens e outros produtos eram usados pelas pessoas para adquirirem melhor aspecto para a pele. As pessoas mesmo sem saber as propriedades do que usavam e porque das causas dos efeitos, eles utilizavam estes produtos para se embelezar, proporcionando um bem estar e higiene pessoal. Os efeitos obtidos pelos cosméticos são resultado de varias composições químicas, que graças aos estudos científicos a indústria de cosméticos adquiriu grandes proporções de mercado em todo mundo. A partir dessa realidade e vendo que os cosméticos faz parte da vida cotidiana dos alunos,fez-se então uma abordagem com intuito educacional, abordando o ensino da Química Orgânica com os cosméticos. Como se encontra nos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais) o ensino de Química Orgânica vai além de apenas cadeias carbônicas e suas funções orgânicas, ela esta presente cada dia mais no nosso cotidiano. Vendo que os alunos tem dificuldade de aprender as funções orgânicas, fez-se então a utilização da prática artesanal de cosméticos, onde os próprios alunos fabricaram sues produtos de beleza. Também se faz presente nos PCN’s que o ensino de Química é marcado pelo conteudíssimos,ou seja, o professor repassando o conteúdo e os alunos fazem suas anotações e não se questionam. Partindo disso,esta alternativa seria didática, dinâmica e diferenciada promove um interesse maior e gera uma curiosidade por parte dos discentes e também maior fixação do conteúdo visto normalmente na sala de aula, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) podem constatar isso.
Material e métodos
Começou-se dividindo a abordagem geral e histórica da organização dos conhecimentos e a pratica. Foram ministradas aulas sobre o tema em questão e repassando aos alunos a abordagem histórica do mesmo. Posteriormente, falou-se dos conhecimentos científicos para uma melhor compreensão. E por fim teve-se a prática, onde os alunos deixaram de ser ouvintes e participaram positivamente da prática. Os próprios alunos produziram uma máscara de tratamento capilar, constituída de uma mistura de amido de milho e água, mistura-se os dois produtos e leva-os ao formo até obter um creme totalmente homogêneo. A máscara de amido de milho é excelente para cabelos ressecados, essa mistura hidrata e dá brilho aos cabelos. Em seguida os discentes produziram um hidratante labial, que consiste em misturar vaselina, batons velhos e essência para bolos de sua preferência. Mistura-se tudo em um recipiente que possa ir ao fogo e espere que os batons derretam totalmente, em seguida colou-se e a mistura em outro recipiente e esperou-se esfriar, obtendo-se o hidratante para os lábios. Por fim, produziu-se também um esfoliante para o rosto e corpo, proveniente de uma mistura uma colher de açúcar e uma colher de mel, misturam-se os dois produtos e aplica-se no rosto, ou no corpo, fazendo massagem com movimentos circulares. O açúcar remove as impurezas e as células mortas, enquanto o mel deixa a pele mais viçosa e com um brilho natural. Savani(1994) diz que, cursos livres não desconfigura o sistema educacional e sim transforma o conjunto de atividades em uma complementação em uma contextualização para o ensino de química. O projeto foi realizado nas turmas do 1ºano da escola estadual Desembargador Vidal de Freitas, na cidade de Picos-PI, onde boa parte dos integrantes são bolsista do PIBID.
Resultado e discussão
Ao investigar os conhecimentos prévios que os alunos possuíam com relação aos cosméticos,
os mesmos associavam apenas os cosméticos a maquiagem e produtos de beleza, quase não
citaram shampoos ou sabonetes. A partir dessas constatações, explicou-se que cosméticos não
apenas tem função de embelezar, mas também de higiene e bem estas.
Em seguida correlacionou-se o tema em questão às funções orgânicas dos mesmos. Os alunos
surpreenderam-se em saber que as funções orgânicas estão presentes em quase todas as
formulas cosméticas e empolgaram-se e se interessam em saber principalmente em que
determinada função atua.
Comprovou-se assim que se a teoria e a prática andarem sempre juntas, o rendimento e a
aprendizagem dos conteúdos didáticos na maior parte dos casos sempre obterá êxito.
Conclusões
Observou-se que os alunos que demostravam desenteresse pela química e tinham um conceito limitado sobre os cosméticos poderão ampliar seus conhecimentos, tanto na pratica quanto na teoria. Ensinar ciências de forma diferenciada é totalmente relevante, quando se fala de processos de ensino e aprendizagem.
Agradecimentos
Aos Professores: André Luis Castro Sales e Jorge Roberto Assunção Cardoso. As Instituições: IFPI-Picos, Unidade Escolar.Desembargador Vidal de Freitas, PIBID e CAPES.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. PCN+ Ensino médio- Orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais. V.2.
Disponível em: https://portal!.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciasnatureza.pdf <acessado em 15 de Agosto de 2015, às 13h:30min>
MORAES, R. Cotidiano no Ensino de Química: superações necessárias. In: GALIAZZI.M. do C. ET AL. (org) Aprender em rede na Educação em ciências . Ijuí: Ed. Unijuí, 2008. 304p.
https://www.abq.org.br/sineq/trabalhos_detalhes,6446.html <acessado em: 31 de julho de 2015 às 19h:00min>