SÍNTESE E DETERMINAÇÃO ESTRUTURAL DO COMPOSTO N-(2,4-DICLOROBENZILIDENO)-4-(3-NITROFENIL)-TIAZOL-2-AMINA (JU-567)

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Química Orgânica

Autores

Farias, T.A. (UFPE) ; Silva, I.M. (FIBJ) ; Albuquerque, J.F.C. (UFPE)

Resumo

O anel tiazólico é importante porque já faz parte de vários medicamentos existentes no comércio, apresenta várias propriedades farmacológicas como anticâncer, antimicrobiana, contras o vírus HIV, antituberculose, anti- inflamatórias entre outras. O principal método de obtenção de tiazóis foi descoberta por Hantzch em 1887. O composto N-(2,4-diclorobenzilideno)-4-(3- nitrofenil)-tiazol-2-amina (Ju-567) foi planejado e sintetizado por reação de condensação. A reação foi processada dentro dos padrões da literatura apresentando rendimento de 55%. A síntese organica foi determinada por métodos químicos da literatura. Este trabalhou teve como objetivo sintetizar um novo derivado tiazólico e determinar sua estrutura química com a finalidade de futuramente testá-lo contra células de tumores humanos.

Palavras chaves

Tiazol; derivados tiazólico; reação de condensação

Introdução

Os derivados tiazólicos apresentam amplo espectro de atividade biológica, como anticâncer, antibacteriana, antidepressiva, anti-inflamatória, herbicida etc. (MESHRAM et al., 2012). As propriedades farmacológicas antitumorais podem ser encontradas em trabalhos que comprovam estes aspectos em moléculas que possuem este núcleo (HASSAN et al., 2012). Fallah-Tafti et al. (2011) sintetizaram e determinaram atividade antitumoral de derivados tiazólícos, em linhagens de células de carcinoma de cólon humano, de pulmão e leucemia com inibição de 64–71% da viabilidade das células. Além das atividades apresentadas, os derivados tiazólícos, apresentam potencial aplicação em síntese orgânica, podendo ser utilizados em reações de condensação, oxidação, transformação de grupos funcionais e formação de ligação carbono-carbono (SOUZA et al., 2005). Os tiazóis podem ser obtidos a partir de compostos α-halocarbonílicos, α-aminonitrilas e aminoácidos. Cada um destes compostos constituem importantes metodologias para a obtenção de seus derivados. O método para obtenção dos tiazóis foi desenvolvida em 1887 por Hantzch que trata da condensação de compostos α-halocarbonílicos com tiaminas ou tiouréias substituídas ou não, formando tiazóis substituídos. A síntese a partir de tioamidas e α-haloacilas é usada para a obtenção de tiazóis hidroxilados na posição C-4. Outra síntese importante de tiazóis é a partir de compostos α-aminonitrilas. Os fármacos mais conhecidos são Sulfatiazol (antimicrobiano), Abafungina (antifúngico), Ritonavir (Norvir®) (combatente o HIV), Bleomicina, Tiazofurina (antineoplásico), Epitilonas A e B (antitumoral) e o Pirofosfato de tiamina, presente em várias enzimas (SOUZA et al., 2005). Este estudo visou a síntese e a determinação estrutural de um novo derivado tiazólico.

Material e métodos

Em um balão de fundo redondo foram adicionados 0,039 g de 2,4- diclorobenzaldeído dissolvidos em 3 mL de metanol sob agitação a frio seguido de 2 mL de metanol e uma gota de uma solução de metanol/HCl pH 5. Após 10 minutos foi adicionado, gota a gota, 0,050 g de 4-(3- nitrofenil)-1,3-tiazol-2-amina (Ju-533) solubilizado em 3 mL de metanol. Os reagentes foram conduzidos a chapa aquecedora em banho de óleo a 90 ºC sob refluxo e agitação magnética. O desenvolvimento da reação foi acompanhado por cromatografia em camada delgada, com visualização em luz UV 254 nm, até seu término. Após a constatação do término da reação, a mistura reacional contida no balão foi transferida para um béquer de 50 mL e o balão foi lavado com etanol várias vezes consecutivas com a finalidade de arrastar todo o conteúdo da reação. Terminado esse processo o béquer foi imerso em banho de gelo e deixado sob a bancada para cristalizar naturalmente por um período de 24 horas. Os cristais foram filtrados a vácuo em um funil de Buchner sinterizado e o produto sólido lavado com etanol gelado três vezes consecutivas. Após quatro horas foi constatada a ausência total de todo o meio reacional e os cristais foram levados à estufa a 37 ºC para secagem final. Após constatar a ausência de solvente o produto foi transferido para um frasco de penicilina devidamente pesado e etiquetado e calculado o rendimento puro. Logo após, pequenas amostras foram coletadas para a medição do ponto de fusão, o cálculo do Rf, e determinação da solubilidade a frio e a quente. Pequena quantidade dos cristais foi colocada em recipientes limpos e secos e encaminhados à central analítica para determinação dos espectros de Infravermelho, Ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio e de Carbono treze e Massa para determinação da estrutura.

Resultado e discussão

O composto N-(2,4diclorobenzilideno)-4-(3-nitrofenil)-tiazol-2-amina (Ju- 567) Fig. 1 após purificação formou pequenos cristais finos em forma de pó de coloração amarelo claro. Após seco em estufa a 37 °C o produto foi pesado e todos os seus dados foram determinadas apresentando os seguintes resultados: rendimento puro equivalente a 55 % da massa. Este percentual foi considerado bom em relação a outros compostos tiazólico já sintetizados. Ponto de Fusão 144-145 °C e fator de retenção (Rf) de 0,53 no sistema (Hexano / Acetato 0,6:0,4). A reação seguiu a metodologia cientifica apresentada na literatura. O tempo reacional foi de 27 horas a temperatura do banho de óleo a 70 ºC. O produto apresentou solubilidade a frio em tetracloreto de carbono, tolueno, éter etílico, THF, acetato de etila, dioxano, acetona, ácido acético e DMSO. Os espetros de Infravermelho (IV), Ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio e de Carbono treze (RMN1H e RMN13C) e Massa contribuíram para a determinação mais avançada de sua estrutura química. O espectro de IV (cm–1, KBr 1 %, cm-1) mostrou os principais picos em C=N, C=C e aromáticos. O espectro de RMN1H (300 MHz, DMSO-d6, δ, ppm) apresentou sinais de hidrogênios para, (fenil.) 8,77 (s, 1H Ar); 8,29 (d, CH=C J=7,87) 8,20 (d, 1H, Ar J= 7,37); benzilideno 7.81 (s 1 H3, Ar) 7,31 (d, 1H5, Ar, J= 7,31). 7,99 (d, 1 H6, Ar, J= 7,37). 8,61 (s 1H CH=) thiazol: 8,23 (s 1 H). Para o RMN13C e DEPT (75,5 MHz, DMSO-d6, δ, ppm), foram observados sinais em 130,14; 148,7; 124,1; 123,2, 136,7; 133,9. Benzilideno: 141,7; 131,0; 129,7; 128,5; 127,3; 129,3 132,4; 127,4. Tiazol: 152,5; 111,0; No (IV) o composto foi caracterizado pelas absorções da ligação CH=N e dos carbonos aromáticos referentes aos picos mencionados. O espectro de massa apresentou o PM em 3378,9736.

Figura 1

Síntese do composto N-(2,4diclorobenzilideno)-4- (3-nitrofenil)-tiazol-2-amina (Ju-567)

Conclusões

O composto N-(2,4-diclorobenzilideno)-4-(3-nitrofenil)-tiazol-2-amina (Ju-567) é inédito, pois nenhum dado consta da literatura científica e foi sintetizado conforme os padrões reacionais. O rendimento foi 55 % sendo considerado bom em relação a outras reações desta série. Isto foi justificado pelo cuidado em manusear os reagente e como operar a reação. A estrutura química foi determinada por métodos físicos de Infravermelho, de Ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio e Carbono treze. Todos os dados dos picos foram bem interpretados. Este composto está sendo submetido a testes citotóxicos.

Agradecimentos

Ao PIBIC/CNPq pela bolsa de Iniciação científica concedida, pelo apoio dado, pelo projeto de pesquisa aprovado. A Central analítica do Departamento de Q. Fundamental

Referências

FALLAH-TAFTI, A.; FOROUMADI, A.; TIWARI, R.; SHIRAZI, A. N.; HANGAUER, D. G.; BU, Y.; AKBARZADEH, T.; PARANG, K.; SHAFIEE, A. Thiazolyl N-benzyl-substituted acetamide derivatives: Synthesis, Src kinase inhibitory and anticancer activities. European Journal of Medicinal Chemistry. v. 46, p. 4853-4858, 2011.

HASSAN, G. S.; EL-MESSERY, S. M.; AL-OMARY, F. A. M.; EL-SUBBAGH, H. I. Substituted thiazoles VII. Synthesis and antitumor activity of certain 2-(substituted amino)-4-phenyl-1,3-thiazole analogs. Bioorganic & Medicinal Chemistry Letters. v. 22, p. 6318–6323, 2012.

LIMA, J.G. Alguns Aspectos Químicos do Anel Tiazolidina-2,4-diona. Rev. Uni. Rural, Sér. Ciênc. Exatas da Terra, vol. 18, p. 1-5, 1998.
MESHRAM, H. M.; THAKUR, P. B.; BABU, B. M.; BANGALE, V. M. Convenient and simple synthesis of 2-aminothiazoles by the reaction of α-halo ketone carbonyls with ammonium thiocyanate in the presente of N-methylimidazole. TetrahedronLetters, v. 53, p. 5265-5269, 2012.

SOUZA, M. V. N.; FERREIRA, S. B.; MENDONÇA, J. S.; COSTA, M.; REBELLO, F. R.. Métodos de obtenção e aplicações sintéticas de tiazóis, uma importante classe de compostos heterocíclicos. Química. Nova, v. 28, 2005.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás