ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Química Verde
Autores
Leticia da Rosa Balata, A. (IFMT BELA VISTA) ; Renata Castro Viana, E. (IFMT BELA VISTA) ; Reis Milhomem, Y. (IFMT BELA VISTA) ; Reis Milhomem, Y. (IFMT BELA VISTA) ; Renata Castro Viana, E. (IFMT BELA VISTA) ; Alves Andrade, R. (IFMT BELA VISTA)
Resumo
O presente trabalho tem como objeto de estudo a cidade de Cuiabá-MT, a mesma passou por diversas transformações para sediar o evento da Copa do Mundo que foi realizada no Brasil. A intenção é avaliar o impacto ambiental que a cidade sofreu (e ainda sofre) para o recebimento desse evento.
Palavras chaves
LEGADO; COPA; CUIABÁ
Introdução
A Copa do Mundo, um dos eventos mais prestigiados e assistidos do planeta, ocorre de 4 em 4 anos. É sempre um momento vivido com muita expectativa, especialmente para o país aonde ocorre o mundial. Em 2014, foi a vez do Brasil, sediar esse grande evento na qual foram 12 as cidades-sedes. Cuiabá foi uma delas, foi umas das mais elogiadas pela hospitalidade e tratamento para com os estrangeiros. Para sediar tamanho evento, obras foram realizadas diversas obras de mobilidade urbana por toda a cidade entre elas a instalação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que tem como seu maior prestígio não ter emissão de gases poluente. No entanto, para instalação desse veículo as obras de mobilidade se expandiram por toda a cidade, obrigando a população efetuar diversos desvios causando muitas vezes alteração de rotas com percursos maiores e ocasionando assim aumento da emissão de gases produzidos pelos carros, assim como é mostrado na tabela abaixo(Tabela 1). A Fédération Internationale de Football Association (FIFA) em função da dimensão do torneio, do grande número de visitantes esperados e das exigências técnicas estipuladas pela FIFA para a sua realização, torna-se relevante a avaliação dos potenciais impactos ambientais do torneio, com destaque para as emissões de gases de efeito estufa (GEE) que contribuem para o fenômeno das mudanças climáticas globais. O presente estudo tem por objetivo avaliar o impacto ambiental ocasionada pelo legado da Copa na cidade de Cuiabá, visando especialmente as construções das vias de mobilidade e a Pegada Limpa (sem emissão de gases poluentes) das mesmas.
Material e métodos
Os gases poluentes são aqueles produzidos, principalmente, pela queima de: combustíveis fosseis, resíduos orgânicos e vegetação florestal. Estes gases absorvem parte da radiação infravermelha emitida pela Terra, favorecendo o efeito estufa e o aquecimento global. O gás carbono é o que mais gera preocupação porque é o mais concentrado na atmosfera. O gás é vital para a sobrevivência, porém se ultrapassado um certo limite pode tornar-se asfixiante e ocasionar a morte. Atualmente é um dos grandes problemas da sociedade moderna em função da queima de combustíveis fósseis em excesso, aumentando a sua concentração na atmosfera, considerando-se que uma de suas propriedades é reter calor, logo mais gás, mais retenção de calor, logo aquecimento da atmosfera ou aquecimento global. A melhor maneira de neutralizar ou compensar o que emitimos é, respectivamente, mantendo as reservas de árvores nativas ou reflorestando, cujas ações denominam neutralização ou de compensação de carbono. Compensar a emissão de carbono é uma maneira de equilibrar os gases de efeito estufa liberados na atmosfera em um local ao removê-los ou evita-los em outro, resultando assim, em um efeito zero. Nesse quesito o governo de Mato Grosso, iniciou diversas obras do veiculo leve sobre trilhos (VLT) que ganharam selo de pegada limpa, ou seja, a obra de construção do VLT foi com CO2 totalmente neutralizado.
Resultado e discussão
As obras do VLT podem até ter sido sem a liberação de CO2 prejudiciais. Mas o que
ninguém lembra é que os materiais recebidos pelo governo de empresas terceirizadas
não passaram por todo esse processo. Nas obras e construções foram usados muitos
materiais, matérias-primas como areia, cascalho, ferro, cimento, entre muitos
outros. Tudo isso é necessário para se realizar uma mega construção em uma cidade
desenvolvida como Cuiabá. Para a realização dessas matérias-primas com certeza foi
liberado muitos gases provocadores do efeito estufa, inclusive o próprio CO2. Se
for pensar por esse lado, a construção do VLT e de outras obras (que ainda se
encontra em andamento) não tem nada de ecológico.
Conclusões
Apesar da obra do VLT ter recebido o selo de pegada limpa, as matérias primas necessárias para torna-lo possível não receberam. Com isso só acabamos prejudicando mais o nosso meio ambiente, o nosso patrimônio, a nossa herança. Mas também não se pode negar de que as obras trouxeram muitas oportunidades para a pequena cidade no interior do Brasil, mas é fato que deveriam ter tido ideias menos poluentes para as construções da copa. Quem sabe isso acontece nas olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.
Agradecimentos
A equipe agradece primeiro a Deus, por nos ajudar em tudo, fazendo milagres acontecerem. Agradecemos a Elaine pela paciência e pelos esforços empregados.
Referências
As 20 marcas que emitem menos CO2 na Europa. Disponível em: <http://quatrorodas.abril.com.br/galerias/especiais/20-marcas-emitem-menos-co2-europa-735532.shtml#foto1> Acesso em: 11 de ago. 2014 as 17:56:10.
Dióxido de Carbono. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%B3xido_de_carbono> Acesso em: 09 de ago. 2014 as 23:47:52.
Gases Poluentes. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/o_que_e/gases_poluentes.htm> Acesso em: 11 de ago. 2014 as 18:03:58.
Obras do VLT de Cuiabá recebem selo Pegada Limpa. Disponível em: <http://www3.mt.gov.br/copa-fifa-2014/obras-do-vlt-de-cuiaba-recebem-o-selo-pegada-limpa/85114> Acesso em: 09 de ago. 2014 as 23:34:12.
Perguntas & Respostas sobre o Programa de Compensação de Emissões de Carbono da Copa do Mundo da FIFA 2014™. Disponível em: <http://pt.fifa.com/mm/document/afsocial/environment/02/32/62/02/fifa_bp_qa_pt_portuguese.pdf> Acesso em: 10 de ago. 2014 as 20:31:47.