O EXERCÍCIO DA REFLEXÃO CRÍTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: ANALISANDO AS ESTRATÉGIAS DOCENTES

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Macêdo, G.M.E. (IFPI)

Resumo

A abordagem da reflexão crítica se faz necessário por parte dos educadores a fim de formar educandos críticos e com postura social. Por esta razão, esta pesquisa propõe analisar as estratégias de ensino para a disciplina de química, buscando perceber se os professores possuem uma estratégia centrada na reflexão crítica sobre sua ação em sala de aula, e até que ponto estas estratégias contribuem para a formação de cidadãos críticos e ativos perante a sociedade. A pesquisa foi realizada na cidade de Teresina-Piauí, em uma unidade da rede pública estadual, onde os dois professores de química foram entrevistados e suas aulas observadas. Dessa forma, a pesquisa constatou que os professores fazem uso de uma reflexão técnica que pouco contribui para a formação de um ser social e crítico.

Palavras chaves

Ensino de Química; Didática; Reflexão-Crítica

Introdução

O ensino de química deve permitir ao aluno a possibilidade de visão de mundo como um todo, para que este tenha papel relevante na sociedade, colaborando para a formação de um cidadão e seu papel social. No entanto, últimos 40 anos em que se trabalha pela mudança de metodologias e conteúdos, observa-se que no país ainda há predomínio de uma metodologia conteúdista onde tudo se resume ao professor, onde há mera transmissão e recepção de conteúdos para o aluno, sem mais aprofundamento crítico (BRASIL, 2002). LIBERALI, (2008) cita três tipos de formação possíveis de profissionais, cada um com um tipo de reflexão que atende a um objetivo, uma finalidade específica, acarretando no processo de formação dos alunos, no que diz respeito às competências e habilidades. São estas a reflexão técnica, a reflexão prática e reflexão crítica. Reflexão técnica se apoia na apropriação, por parte do professor, de outros conhecimentos para dar respostas aos seus problemas enfrentados em sala de aula. A reflexão pratica busca encontrar soluções para a prática na própria prática, sem levar em consideração um referencial teórico sobre estas. Por fim, a reflexão crítica encontra-se ligada ao processo de formação de alunos críticos perante a sociedade. O profissional crítico possui capacidade de analisar as questões sociais e culturais (CASTILHO et al. 1999; DALL’ORTO, 1999; LIBERALI, 2008). O objetivo geral deste estudo é identificar as principais estratégias utilizadas pelos professores de Química no Ensino Médio, propondo uma análise a despeito da postura didática daqueles que ensinam, observando em que categoria se enquadram: se na de técnicos, práticos ou reflexivos.

Material e métodos

A pesquisa abordada possui natureza qualitativa a fim de perceber o significado das ações humanas em determinadas situações, trabalhando com aspectos não quantificáveis. A pesquisa foi realizada na cidade de Teresina-Piauí, em uma unidade da rede pública estadual, situada na zona norte. O nível educacional envolvido na pesquisa foi o ensino médio contando com a colaboração de dois professores voluntários para a realização da mesma. Foi utilizada entrevista não dirigida, com perguntas semi-abertas. , previamente definidas e com observação não participante e sistemática. A categoria de análise utilizada foi de acordo com LIBERALI, (2008) onde de discorre sobre o profissional reflexivo teórico, prático e crítico, utilizando-as para a classificação dos profissionais envolvidos. Para a efetivação da classificação realizou-se uma entrevista contendo cinco questões com a professora Ana (pseudônimos) e o professor Marcelo (pseudônimos) contendo cinco perguntas semi-abertas deixando o entrevistados livres para expor suas experiências. Seguida de observação de 20 aulas, em 6 turmas dos professores citados observando a metodologia utilizada em sala de aula e levando em consideração aspectos gerais para a pratica do ensino de química.

Resultado e discussão

Como a intenção da pesquisa era analisar as estratégias dos professores para saber se seria reflexiva técnica, pratica ou crítica procedeu-se com entrevista e observação de aulas. Na entrevista com professor Marcelo e Ana foram feitas perguntas como o porquê da escolha da profissão, tempo que lecionava, quais estratégias e instrumentos fundamentais para uma boa aula, quais estratégias mais utilizava das citadas por eles como fundamentais, se possuíam o habito de refletir para e sobre a ação e se consideravam profissionais refletivo pratico, técnico ou critico. Mediante a confrontação feita acima, e o tipo de estratégia didática utilizada pelos professores, enquadram-se, segundo a categoria de LIBERALI (2008), como sendo professor Marcelo: um profissional reflexivo técnico e reflexivo prático e a professora Ana como reflexiva técnica. Neste caso, que o professor em questão é apenas transmissor de conteúdo, já pré-estabelecido. Sendo assim, o professor torna-se um mero transmissor de conteúdos, já pré- estabelecidos. No decorrer do processo de ensino-aprendizagem, não há contribuição significativa para a formação de cidadãos e seres com atitude crítica perante a sociedade. Há somente a transmissão de assuntos, em que o aluno não passa de espectador, sentado em carteiras enfileiradas, caracterizando uma forma de ensino tradicional. A partir disto, percebe-se a importância de profissionais que possuam uma prática reflexiva crítica que, além de pensar antes e depois de executar uma aula, ou uma atividade, contribuam para a formação de alunos críticos, que sejam capazes de perceber os problemas na sociedade, formularem pensamentos sobre estes problemas e solucioná-los (PCNs+, 2002; 1999; LIBERALI, 2008; MALDANER, 2006).

Conclusões

Conclui-se que apesar de os profissionais envolvidos na pesquisa se considerarem profissionais reflexivos críticos, se enquadrariam mais adequadamente como profissionais técnicos, segundo as categorias definidas por LIBERALI, (2008). Essa constatação baseou-se no fato de que estes direcionam suas atividades didáticas preferentemente fazendo uso de técnicas e instrumentos como meio de solucionar os problemas enfrentados com a prática em sala de aula. Então, faz-se necessário que os educadores proporcionem uma abordagem pautada na reflexão crítica.

Agradecimentos

Referências

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
CASTILHO, D. L; PEDROSO, K; MACHADO, S.A. H; As Aulas De Química Como Espaço De Investigação E Reflexão. Quimica Nova na Escola: Relatos de Sala de Aula. N° 9, p. 14-17, Maio. 1999.
DALL’ORTO, H. L. R; Do Professor Técnico ao Professor Reflexivo: Contribuições e Limitações da Didática e da Prática de Ensino na Formação Docente em Química. 1999. 103 f. dissertação (mestrado em Educação)- universidade estadual de campinas, SP. 1999.
LIBERALI, F. C; Formação Crítica de Educadores: Questões Fundamentais. Taubaté-SP: Cabral, 2008.112 p.
MALDANER, O. A; A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química: Professores/Pesquisadores. 3º ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2006. 424 p.

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