ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Alexandre, D.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Almeida, J.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Soares, A.K.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Paiva, N.I. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; França, J.L.V. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Pereira, E.J.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Rodrigues, A.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Mariano, A.C.M. (UECE) ; Liberato, M.C.T.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)
Resumo
Em busca de diferentes estratégias para motivar os alunos a fixarem melhor o conteúdo relacionado à tabela periódica, alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará, trabalharam na criação de um jogo lúdico que pudesse tornar a química uma matéria mais fácil de ser compreendida. Os jogos educativos são grandes facilitadores do processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é mostrar ao aluno que é possível conhecer os principais elementos da tabela periódica e saber suas principais características.
Palavras chaves
Tabela periódica; Jogo Lúdico; Química
Introdução
A Química é uma disciplina que pode servir de instrumento na formação humana levando o educando a interpretar o mundo interagindo com a realidade (BRASIL, 1999). Chassot (2004), diz que é necessário lutar por um ensino de Química que ofereça uma efetiva consciência de cidadania, independência de pensamento e capacidade crítica. É sabido que não existe melhor maneira de se aprender um conteúdo que não seja de uma forma lúdica e natural, como a música e o jogo, por exemplo, (ALMEIDA, 2003). A atividade lúdica acoplada ao ensino tradicional pode ser considerada uma das melhores maneiras para que o professor possa levar o conhecimento para o aluno. Com o objetivo de tornar o conhecimento sobre os elementos da tabela periódica mais fácil de ser ensinado, foi criado o jogo “Desvendando o elemento”, que será apresentado nesse trabalho, abordando os elementos da tabela periódica, bem como duas características físicas e químicas.
Material e métodos
O jogo é composto por dois tabuleiros, em cada um estarão expostas de frente para cada jogador 20 cartas, cada carta terá o símbolo e alguns dados dos elementos química, como nome, massa e numero atômico, propriedades físicas e químicas de um determinado elemento químico. Fora as cartas dos dois tabuleiros estarão disponíveis vinte cartas iguais às expostas que deverão ser embaralhadas. Com o verso para cima cada um dos dois jogadores puxará uma dentre as vinte cartas. O intuito do jogo é desvendar o elemento que o adversário sorteou. Para isso será necessário que os jogadores façam perguntas sobre os elementos químicos aos seus adversários. A cada pergunta uma resposta será dada e com isso as cartas do tabuleiro que não abrangem a característica mencionada na pergunta serão abaixadas. As perguntas continuarão até que um dos jogadores desvende o elemento químico do seu adversário.
Resultado e discussão
O jogo “Desvendando o elemento” foi aplicado com alunos do Ensino Médio do Colégio Teles. Foi aplicado
um questionário para que os alunos avaliassem seu desempenho no jogo, o qual indicou que 99% dos
alunos estavam satisfeitos com o jogo e 97% aplicariam em sala de aula se fossem professores. Através do
questionário foi possível saber que 30% dos alunos não sabiam as propriedades dos elementos, porém
depois do jogo 85% dos alunos saberiam dizer as propriedades dos elementos. O uso do jogo como um
método lúdico de ensino didático tornou-se a aula mais dinâmica e os alunos mais participativos. Foi
observado um domínio do conteúdo, constatando a validez da utilização de jogos lúdicos no
ensino da química, fazendo com que os alunos tenham um maior interesse na matéria
e na aula como um todo.
Conclusões
Através deste trabalho foi possível entender a importância da utilização dos jogos no processo educativo, como instrumento facilitador da integração, da sociabilidade, do despertar lúdico, da brincadeira e principalmente do aprendizado. Jogos lúdicos, músicas e aulas experimentais, são metodologias que fixam a atenção dos alunos. Sendo assim, conclui-se que o jogo elaborado nesse projeto não só beneficiou os alunos que foram submetidos à analise, bem como os avaliadores e a escola em geral.
Agradecimentos
A Universidade Estadual do Ceará-UECE
Referências
ALMEIDA, N.P. Educação lúdica: Técnicas e jogos pedagógicos. Edições Loyola, São Paulo, Brasil. 1974. 11ª Edição, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999
CHASSOT, A. Para que(m) é útil o ensino? 2ª ed. Canoas: Ed. ULBRA, 2004. 172p. LONGENECKER, G. L. Como Agem as Drogas. Editora Quark do Brasil Ltda. São Paulo, SP. 1998. 145p.