ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Fernandes, A.S. (UEG) ; Silva, V.J. (UEG) ; Viana, A.S. (UEG) ; Oliveira, L.P. (UEG) ; Lacerda, N.O.S. (UEG)
Resumo
Com o intuito de conhecer a realidade escolar e traçar ações que permeiam o processo de ensino e aprendizagem, durante o desenvolvimento do PIBID, realizou- se o diagnóstico da escola campo. A partir dele percebeu-se a necessidade dos alunos em realizar atividades voltadas para a experimentação e que venham a facilitar a compreensão dos conteúdos de Química. Assim, constatou a importância do diagnóstico na busca por ações pedagógicas que facilitem a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Palavras chaves
Diagnóstico; Ensino e aprendizagem; PIBID
Introdução
Com o intuito de buscar uma maneira de repensar a formação docente, o Governo Federal em parceria com a CAPES, introduziu em instituições de ensino superior públicas, filantrópicas e comunitárias o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o qual tem por finalidade estimular o interesse pela docência nos jovens universitários, promovendo assim, um aumento no vínculo entre estudar licenciatura e exercer a profissão de educador (SASSO et al., 2012). De um modo geral, o diagnóstico é a primeira etapa para a inserção dos bolsistas do PIBID na escola, pois o mesmo funciona como uma maneira de conhecer a realidade escolar, bem como as peculiaridades e especificidades da escola campo na qual os pibidianos irão atuar. Neste contexto, o presente trabalho trata do diagnóstico do Colégio Estadual Lions Melchior de Araújo, localizado no município de Anápolis-GO, que foi desenvolvido pelos bolsistas do PIBID/CAPES/UEG com o objetivo de buscar um ponto de partida para as ações pedagógicas que permearão o processo de ensino e aprendizagem durante o desenvolvimento do subprojeto do PIBID do Curso de Química Licenciatura da UEG, nesta Instituição de Ensino Público (IEP).
Material e métodos
O questionário para o diagnóstico da escola campo foi respondido por 40 alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), matriculados no 1º semestre de 2014, e que estudam no período noturno. Para a obtenção dos dados, foi aplicado aos alunos um questionário contendo questões de múltipla escolha, que abordaram os seguintes assuntos: as principais dificuldades encontradas para se estudar, bem como as dificuldades de compreensão da química e sua relação com o cotidiano de cada um; o que é preciso melhorar na escola para facilitar o processo de ensino e aprendizagem; quais as mudanças estruturais na escola que melhoraria de forma eficiente, o processo de aprendizagem por parte do aluno e, por fim, qual o tipo de cidadão é formado pela modalidade de ensino EJA.
Resultado e discussão
Observamos que a maioria dos estudantes (70%), apresenta as mesmas dificuldades
dos demais alunos das Instituições de Ensino Público (IEP), pois trabalham
durante o dia, o que compromete o tempo de estudo e dificulta a aprendizagem, e
consideram a Química uma disciplina difícil (65%), que os obriga a decorar os
conteúdos, o que impede a compreensão e a relação direta dos assuntos abordados
com o cotidiano dos alunos. Muitos ainda reclamaram não saber o porquê de
estudar essa matéria que segundo os alunos não se relaciona com o cotidiano.
Buscando uma melhoria, os estudantes sugeriram aulas diferenciadas, com
experimentos, vídeos e outras metodologias diferentes do ensino tradicional. Com
relação à estrutura da escola, verificamos que as limitações de espaço, como
ausência de laboratório de ciências e informática tem prejudicado o ensino-
aprendizagem. No entanto a prática pedagógica na EJA deve ser repensada, para
que os objetivos de formação para o exercício da cidadania sejam alcançados.
Desta forma, para sanar os problemas dos alunos e buscar melhorias que venham a
facilitar o processo de ensino e aprendizagem, decidiu-se que, durante o
desenvolvimento do subprojeto do PIBID, serão realizadas atividades práticas,
com o uso da experimentação dentro de uma perspectiva problematizadora, que vá
além da experimentação investigativa. Serão realizadas também mostras
científicas, para promover a interdisciplinaridade e a interlocução entre as
diferentes formas do saber, dentro das diversas áreas das ciências. Para atender
às necessidades dos professores, serão realizados seminários e oficinas dentro
do enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), bem como sobre a
utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Conclusões
O diagnóstico mostrou-se um instrumento esclarecedor para conhecer a realidade da escola campo, a partir da qual foi possível elaborar medidas educacionais diferenciadas, a serem desenvolvidas pelo pibidianos, com o objetivo de sanar os problemas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem ou pelo menos contribuir para amenizá-los.
Agradecimentos
Agradecemos ao PIBID/CAPES/UEG pela oportunidade e ao Colégio parceiro pela receptividade.
Referências
SASSO, Aline Maria, et al. Avaliação da Implantação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID no Município de Votuporanga – SP. Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X Eduqui), 2012.