ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
de Medeiros, N.R.F.C. (UNINASSAU) ; da Silva, L.D.S. (UNINASSAU) ; de Lima, K.P.B. (UNINASSAU) ; Autran, J.P. (UNINASSAU) ; Rabelo, A.C.S. (UAA) ; da Silva, K. (UNINTER) ; Fernandes, E.L. (UNINASSAU) ; Dias, I.J.M. (SESI/PAULISTA/PE)
Resumo
Este trabalho teve como objetivo despertar o senso prático e o interesse pela pesquisa no aprendizado profissional, levando em consideração os saberes desenvolvidos. Para isso, foi desenvolvido entre os estudantes um projeto que teve como tema central, “A contextualização da Química a partir de produtos diet e light”. A metodologia utilizada foi pautada nas abordagens quantitativa e qualitativa, onde se fez necessária uma revisão da literatura pertinente, em seguida foi realizado um estudo de caso a partir da análise de rótulos de alimentos, a fim de gerar uma tabela comparativa entre produtos alimentícios na forma “light e diet” destacando a sua composição química como abordagem significativa aos conteúdos específicos de Química como: funções orgânicas, tipos de ligações químicas.
Palavras chaves
Ensino técnico; pesquisa; linguagem cientifica
Introdução
A prática pedagógica dos Cursos Técnicos tem buscado o desenvolvimento de competências e a capacidade de integração destas competências, visando extinguir o que Kuenzer (2009), chama de dualidade estrutural, que separa a educação voltada para as atividades intelectuais das ditas como prática, como é caso do ensino técnico. Arroyo (2011, p. 143) explica que a procura dos vínculos entre trabalho e educação tem motivado a vontade de conhecer melhor o mundo do trabalho tão desconhecido nas pesquisas e reflexões pedagógicas. Para isso tem- se desenvolvido métodos de avaliação dos conteúdos de maneira interdisciplinar, através de projetos, que também são um incentivo a pesquisa. Os projetos permitem o acompanhamento do desenvolvimento das competências apresentadas ao longo dos módulos, aproximando estudantes e professores na construção do conhecimento. A criação de um projeto de pesquisa dentro de um curso técnico busca facilitar a articulação das competências desenvolvidas a cada módulo, visando oportunizar a reflexão sobre as competências em desenvolvimento; Desenvolver habilidades de pesquisa e interpretação de dados e informações; Despertar o senso crítico, prático e o interesse pela pesquisa no exercício profissional; Incentivar a criatividade e os talentos pessoais e profissionais; Interagir os conhecimentos técnicos e a aplicação no trabalho, como também, inserir os estudantes na apropriação da linguagem científica através da publicação de artigos científicos.
Material e métodos
O trabalho foi desenvolvido com 11 turmas do 1º módulo do curso técnico em Análises Químicas na modalidade sequencial em uma instituição privada de Ensino Superior que oferece cursos técnicos, situada na cidade do Recife-PE, e adota o sistema de módulos com duração de um semestre com aulas geminadas. O curso tem o total de três módulos. O desenvolvimento do projeto se deu no mês de janeiro de 2014, com carga horária de orientações de 40 horas por módulo, dedicadas à integração e interdisciplinaridade das competências propostas pelo curso. As turmas foram divididas em equipes de cinco componentes para a elaboração do projeto. O tema principal proposto foi, “A contextualização da Química a partir de produtos diet e light”. Inicialmente foi proposta aos estudantes uma revisão na literatura, sobre os alimentos light e diet, considerando a importância, a forma de abordagem, informações relevantes aos consumidores. O trabalho em questão se caracterizou como um estudo de caso, pois cada equipe escolheu um alimento para a pesquisa. Em seguida foi usado o método quantitativo na elaboração da tabela de comparação dos componentes nutricionais, e o qualitativo, na interpretação e avaliação dos componentes dos alimentos e sua relação com os conteúdos específicos de química vivenciados em sala de aula.
Resultado e discussão
Para Demo, a pesquisa precisa ser vista como um processo natural da prática e
que não é só busca o conhecimento, mas é um ato político, que abre horizontes no
contexto científico e que deve aparecer em todo o trajeto educativo, uma equipe
de estudantes se destacou no desenvolvimento da sua pesquisa o que resultou na
publicação do projeto em um congresso nacional conceituado na área de Química,
motivando outros estudantes a se dedicarem as suas pesquisas, levando-os à
apropriação de uma linguagem científica(DEMO, 2006). Neste sentido, foi
possível perceber de forma bastante enfática que é possível estabelecer o
diálogo entre a linguagem científica e técnica nos cursos desta modalidade, além
disso, ficou evidente a motivação dos estudantes em buscar o conhecimento
através de informações contidas nos rótulos das embalagens dos alimentos, uma
vez que, muitas pessoas pouco se importam em saber as especificações destes
alimentos para seu uso correto, mostrando que é possível atingir os alvos de
uma aprendizagem significativa com estudantes motivados do início ao final da
aplicação da metodologia baseada na contextualização e na pesquisa como
estratégias didáticas para as reflexões do conhecimento que nos fazem considerar
a necessidade de ressignificar a prática de sala de aula, em atividades que
promovam o interesse e a participação ativa dos estudantes, visto que ao longo
da sua vida escolar muitos estudantes vivenciam a pesquisa de forma superficial
e mecânica quase sempre descontextualiza, e, através deste novo olhar
possibilitou a eles uma nova forma de aprendizado e busca do conhecimento. Pois
como afirma Bachelard (1981) “sem a interrogação não pode haver conhecimento
científico; nada é evidente, nada nos é dado, tudo é construído”.
Conclusões
A pesquisa deve fazer parte dos cursos técnicos, pois além de ser uma ferramenta muito importante no processo ensino aprendizagem, também estimula o intercâmbio de informações que contribui para o desenvolvimento acadêmico. Esta experiência foi além das expectativas, pois levou a repensar estratégias que aproximem os estudantes de cursos técnicos à pratica da pesquisa e da apropriação da linguagem científica para melhor desenvolvimento de suas atividades laborais no mercado de trabalho.
Agradecimentos
Referências
ARROYO, Miguel G..In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Ed. 10ª. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BACHELARD, G. La Philosophie du Non. Paris: Presse Universitaire de France, 1981.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2006.
KUENZER, Acácia. (org.). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.