ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Oliveira Santos Lacerda, N. (UNIVERSIDADE PONTIFÍCIA CATÓLICA DE GOIÁS) ; Bárbara da Cunha Rodrigues, L. (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS) ; Cristine Dangoni Potenciano, H. (UNIVERSIDADE PONTIFÍCIA CATÓLICA DE GOIÁS) ; Maria Lima da Silva, A. (UNIVERSIDADE PONTIFÍCIA CATÓLICA DE GOIÁS) ; Mello Carneiro, C. (UNIVERSIDADE PONTIFÍCIA CATÓLICA DE GOIÁS)
Resumo
O presente trabalho é um relato de experiência que descreve o processo de aproximação da História da química na formação inicial de professores de química por meio de um plano contextualizado de ensino na disciplina de História da Química. A pesquisa foi feita em uma disciplina ministrada no primeiro semestre de 2014, os sujeitos da pesquisa foram 15 alunos do curso de Licenciatura em Química noturno da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Podemos concluir a partir da pesquisa realizada que a História da Química e da Ciência exerce grande influência na aprendizagem de nossos graduandos, ajudando-os a construir conceitos e adquirir conhecimento químico, melhorando e favorecendo uma formação inicial mais reflexiva, dinâmica e crítica desses futuros professores de química.
Palavras chaves
História da Química ; formação inicial de profe; contextualização
Introdução
A história da Química é um assunto complexo, e ao mesmo tempo escasso com relação a livros que contenham tais conteúdos. São exemplos de limitação apontados, desde então no ensino de Química praticado na educação básica: A descontextualização, a linearidade e a fragmentação dos conteúdos, a desconsideração da história da química dentre outras coisas (ZANON E MALDANER, 2007). Tudo isso por uma falta de conhecimento vinda da formação inicial do professor de Química. Os campos de história da química e a história da ciência têm sido discutidos com maior frequência nos currículos dos cursos de formação, mas ainda segue um modelo convencional, em que as articulações entre a didática e contextualização com as disciplinas específicas ainda são tímidas e frágeis. Para se ensinar sobre as ciências devemos discutir sobre de forma dinâmica da atividade científica e contextualizar sua complexidade, com intuito de envolver uma compreensão dinâmica relacionada à legitimação do conhecimento científico (OKI E MORADILLO, 2008). A relevância do presente projeto justifica-se através da contextualização dos fatos históricos e suas relações com a compreensão da natureza da ciência auxiliando assim os discentes no aprendizado de conceitos que explicam os fenômenos químicos estudados pela Ciência Química. O objetivo desse trabalho é Compreender e situar as grandes etapas na evolução do conhecimento científico da história da química nos aspectos éticos, humanos, morais, sociais a partir da contextualização dos vários assuntos abordados nas diferentes estratégias realizadas para buscar uma superação de explicações ingênuas aos fenômenos naturais originadas frequentemente nas concepções prévias relacionadas ao senso comum.
Material e métodos
A presente pesquisa é um relato de experiência de natureza qualitativa efetivada através de um plano de ensino para a disciplina de história da química com 15 alunos do curso de química licenciatura noturno da PUC-Goiás. O desenvolvimento da pesquisa se deu durante as atividades programadas da disciplina História da química durante todo o semestre. Inicialmente foi feito um diagnóstico da turma, questionamentos iniciais para verificar sobre os assuntos, dificuldades e necessidades a serem desenvolvidas. As atividades foram planejadas de forma bem dinâmica e diversificada e foram divididas em 6 momentos ,subdivididos nos três momentos pedagógicos: problematização, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento (DELIZOICOV E ANGOTTI, 1994). Para cada momento tínhamos uma problematização inicial e uma organização do conhecimento. Os Momentos foram divididos da seguinte forma: 1-A Leitura, debate e elaboração de resenhas sobre artigos demonstrando sobre o que eles entendiam com relação à importância da historia da Química, 2-Seminários sobre a biografia dos principais estudiosos da química, cada aluno abordou a historia de vida de dois Químicos, escolhidos através de sorteio. 3-Leitura e mesa redonda sobre história da química no Brasil.4-Pesquisa sobre a história e surgimento de materiais, materiais escolhidos pela turma. 5-Documentários sobre a vida da família Curie e sobre as bombas atômicas e aula expositiva sobre conceitos envolvendo a radioatividade. Em seguida, discutimos sobre as contextualizações dos fatos históricos e suas contribuições para a formação inicial dos graduandos. O fechamento da disciplina foi a elaboração de uma proposta da turma utilizando a contextualização histórica por meio de teatro para o Ensino Médio.
Resultado e discussão
Na primeira etapa da proposta durante as problematizações (tab.1) e na
realização do debate ficou evidente a insegurança dos alunos em relação à
história da química. Concepções ingênuas foram identificadas, confirmando assim,
que realmente existem as limitações no ensino médio, como a descontextualização,
a linearidade e a fragmentação dos conteúdos os autores (ZANON E MALDANER,
2007). Os seminários foram apresentados após a problematização sobre os
cientistas (tab.1) evidenciando através de relatos dos alunos, que as
descobertas foram feitas por seres humanos suscetíveis a erros, a maioria deles
tiveram muitos problemas até obter seu reconhecimento. Podemos perceber que a
ciência é uma atividade cheia de obstáculos, erros e acertos, e nem sempre o
caminho científico é linear, considerando que as dificuldades, a criatividade,
os sentimentos são importantes características no processo de construção do
conhecimento científico (OKI E MORADILLO, 2008). O próximo momento foi o debate
sobre a história da química no Brasil, em que os graduandos ao partirem dos
questionamentos (tab.1) afirmaram que não tinham conhecimento dos fatos
históricos no Brasil, e que a partir das leituras descobriram que os primeiros
cursos de formação para químicos surgiram no século 20, com a finalidade de
formar técnicos etc. Posteriormente trabalhamos o tema radioatividade, em que os
alunos apontam sobre a descoberta de elementos radioativos, os acidentes e os
perigos causados pela contaminação. E por fim, a partir da história da
descoberta dos materiais (tab.1) propomos aos graduandos a elaboração de uma
proposta contextualizada para o Ensino Médio, a turma elaborou um teatro unindo
várias encenações realizadas em sala, configurando-se a aplicação do
conhecimento (DELIZOICOV E ANGOTTI, 1994).
Descrição dos assuntos de acordo com os três momentos pedagógicos: problematização, organização e aplicação do conhecimento.
Conclusões
Avaliando as discussões e a elaboração da proposta final na disciplina, podemos considerar que os graduandos de Química envolvidos neste trabalho conseguiram uma compreensão mais contextualizada da história da química a partir das estratégias realizadas. Foi um espaço importante para os graduandos conhecerem melhor a natureza da ciência e aprenderem de forma significativa conceitos químicos. Assim, evidenciamos concepções menos simplistas e mais contextualizadas sobre a natureza da ciência a partir do desenvolvimento dos três momentos pedagógicos dentro do plano de ensino proposto.
Agradecimentos
Aos graduandos da turma de história da química da Universidade Pontifícia Católica de Goiás.
Referências
DELIZOICOV, D. ANGOTTI, J, A. PERNAMBUCO, M, M. Ensino de Ciências: Fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez, 2002.
CHASSOT, A. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA Alquimiando a Química N° 1, MAIO 1995.
OKI, M, C. MORADILLO, E, F. Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 67-88, 2008.
ZANON, L, B; MALDANER, O, A. Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. Ijuí: Unijuí, 2007.
FILGUEIRAS, C, A. L. A QUÍMICA NO BRASIL DE HOJE. QUÍMICA NOVA, volume 22, número 1, 1999.