ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Dias, M. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI) ; Nunes, E. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI) ; Silva, J. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI) ; de Sá, K. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI) ; Santos, R. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI) ; Silva, T. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI) ; de Sá, C. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI) ; de Sá, J. (ESCOLA ESTADUAL JÚLIO DE MELLO) ; Silva, H. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI)
Resumo
Norteados pelo tema central “A QUÍMICA DA VIDA”, foi realizada em forma de uma MOSTRA para toda a comunidade que compõe a Escola Estadual Júlio de Mello da cidade de Floresta – PE, o qual teve a intenção de incentivar os discentes a vivenciarem conteúdos que concernem às Ciências, principalmente Química e Biologia, através de pesquisas bibliográficas. Por meio deste, foi propiciada a construção de conhecimentos, seguido da socialização com a comunidade estudantil, permeado da construção coletiva de trabalhos e experimentos realizados. O projeto teve como objetivo promover a aprendizagem significativa através de uma prática transdisciplinar capaz de romper a rotina metodológica tradicional através da realização de uma Mostra de Ciências.
Palavras chaves
interdisciplinaridade ; ensino de ciências; MOSTRA de ciência
Introdução
Num contexto de grandes transformações, faz-se necessário a construção de conhecimento baseada em saberes que proporcionem significado a sua vida. Tendo em vista que Biologia e Química se inter-relacionam, e para os PCN’s (2002), trabalhar de forma interdisciplinar significa “utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista”. Com intuito de contextualização da prática interdisciplinar no nosso cotidiano envolvendo as duas áreas acima citadas, no que diz respeito ao desenvolvimento da vida, desde o seu surgimento até a complexa constituição dos seres vivos e seus processos essenciais à existência. Segundo Amabis e Martho (2010) a compreensão do mundo dos átomos e das moléculas dos seres vivos tem sido fundamental para o avanço da Bioquímica, da Biologia, da Medicina e das aplicações tecnológicas dessas ciências, que melhoram a qualidade da vida humana. Mostras de ciências, (BRASIL, 2007) contribuem para que a comunidade escolar tenha a oportunidade de apreciação e de entendimento sobre as etapas de construção científica, envolvendo a problematização, a pesquisa, a interação, a análise e a conclusão, fortalecendo a criatividade, o raciocínio lógico, a capacidade de pesquisa e o conhecimento científico, desenvolvendo a autonomia intelectiva, despertando a criatividade e a capacidade de construir conhecimento. Nesse sentido, a finalidade deste projeto foi o de promover a aprendizagem significativa através de uma prática transdisciplinar capaz de romper a rotina metodológica tradicional através da realização de uma Mostra de Ciências.
Material e métodos
A metodologia trabalhada na MOSTRA, foi planejada mediante a divisão dos conteúdos trabalhados no 4º bimestre entre as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da Escola Estadual Júlio de Mello situada na cidade de Floresta – PE. Em cada sala foram formados grupos para trabalharem os conteúdos de maneira dividida conforme o quadro abaixo. A divisão dos conteúdos baseou-se no tema central “A QUÍMICA DA VIDA”, tema em comum das duas áreas da ciência. Durante a execução do projeto as turmas se dividiram em grupos, para uma melhor distribuição das tarefas e organização dos materiais produzidos. Os alunos produziram maquetes, cartazes, experimentos, jogos, que foram expostos no dia da MOSTRA. Os principais materiais utilizados foram cartolinas, pinceis coloridos, isopores, lápis coloridos, etc. Os temas variaram desde A Origem da Vida até Funções Oxigenadas e Nitrogenadas, presente nos Seres vivos, conteúdos que eles estavam estudando ou então já tinham aprendido em ambas disciplinas, fato esse facilitador na hora de brotar as ideias do que poderia ser feito para apresentarem no dia da MOSTRA. A divisão dos temas mediantes as turmas encontram-se apresentando no Esquema 1.
Resultado e discussão
A realização do projeto juntamente com as turmas divididas em grupos. Proporcionou aos alunos durante todo o quarto bimestre nas aulas de Química e Biologia uma aprendizagem transdisciplinar capaz de romper a rotina metodológica tradicional utilizada nas aulas, em cada sala foram formados sub grupos para eles trabalharem de forma espontânea o conteúdo de sua turma e lembrando que cada sala recebeu um conteúdo em torno de um tema central “A QUÍMICA DA VIDA”, com presença nas duas áreas da ciência trabalhada na execução dessa MOSTRA.
Durante o desenvolvimento do trabalho observou-se que a maioria dos alunos interessava-se pelas atividades desenvolvidas em sala de aula, tais como: confecção de maquetes, cartazes, experimentos e jogos, ressaltando o trabalho em equipe adquirido pelos mesmos. Para Guimarães (2009) a experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação. O projeto culminou numa Mostra de Ciências, aberta a todo público escolar e a comunidade, realizando-se em dois turnos (vespertino/noturno) com o objetivo de agraciar um maior público possível e finalizar a realização do trabalho que foi iniciada no início do quarto bimestre letivo. A temática escolhida trouxe aos apreciadores do referido evento uma oportunidade de se conhecer melhor, compreender suas origens e composições moleculares existentes em diferentes aspectos. Podemos ainda citar que através destas atividades de pesquisa e vivência, possibilitou-se o trabalho em equipe e a socialização do aprendizado através dos próprios alunos, onde foram o mastro para a conclusão do trabalho.
divisão dos conteúdos trabalhados na realização da MOSTRA de ciência.
alunos com suas maquetes nos dia da realização da MOSTRA
Conclusões
A realização da Mostra trouxe aspectos positivos para os alunos, onde durante a realização do trabalho os alunos realizaram o papel de pesquisadores e construtores de seus conhecimentos. A interdisciplinaridade entre Biologia e Química corroborou para uma prática de ensino significativo dos alunos e dos espectadores da Mostra de ciência.
Agradecimentos
A E. E. Júlio de Mello, IF Sertão – PE Campus Floresta, PIBID, Capes, Governo do Estado de Pernambuco e a Profª Dsc. Vera Lúcia da Silva Augusto Filha.
Referências
BRASIL. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio: Orientações Curriculares para o ensino médio. V.2. Brasília: MEC/SEB, 2002.
GUIMARÃES, C. C. Revista Química Nova na Escola, v. 31, n.3, p. 198-202, 2009.
Amabis, J. M; Martho, G. R. Biologia das Células.3.ed.São Paulo: Editora Moderna, 2010.p.64.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de apoio às feiras de ciências da educação básica – FENACEB Edital 2007 - apoio a eventos científicos. Extrato publicado no DOU de 16/05/2007.