ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Silva, C.M. (IF SERTÃO) ; Ferreira, L.T.L. (IF SERTÃO) ; Sá, J.F.S.N. (ESCOLA ESTADUAL JÚLIO DE MELLO) ; Figueirôa, J.A. (IF SERTÃO) ; Filha, V.L.S.A. (IF SERTÃO) ; Sá, C.L.S.G. (IF SERTÃO)
Resumo
Nos dias atuais, vem-se desenvolvendo várias metodologias para sala de aula com intuito de auxiliar no ensino de química. Dentro desse contexto esse trabalho tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento dos alunos de forma contextualizada através das palavras cruzadas como uma estratégia de ensino para obtenção de conhecimentos químicos. Este trabalho teve um caráter bibliográfico e foi construído a fim de fomentar de maneira significativa o ensino aprendizagem dos alunos do ensino médio, podendo oportunizar uma atividade diferenciada onde os mesmos irão assimilar os assuntos vistos em sala com a atividade fortalecendo assim seu aprendizado.
Palavras chaves
Química; contextualizando; cruzadinhas
Introdução
Nos dias atuais, vem-se desenvolvendo várias metodologias para sala de aula com intuito de auxiliar no ensino de química. O ensino da disciplina em questão tem um papel fundamental na formação dos estudantes, sendo uma ciência essencial no desenvolvimento de habilidades necessárias para o entendimento e resoluções de problemas do cotidiano. Para Pozo: Uma das metas essenciais da educação, para poder atender às exigências dessa nova sociedade da aprendizagem, seria, portanto, fomentar nos alunos capacidades de gestão do conhecimento ou, se preferimos, de gestão metacognitiva, já que, para além da aquisição de conhecimento pontuais concretos, esse é o único meio de ajuda-los a enfrentar as tarefas e os desafios que os aguardam na sociedade do conhecimento. (2008,p. 32) Nesse sentido, percebe-se a relevância de se nortear o ensino aprendizagem dos educandos procurando sempre instigar o interesse dos mesmos para o verdadeiro significado da química mediando assim uma aprendizagem significativa. Dentro desse contexto os educadores buscam desmistificar a química, considerada por os alunos uma disciplina distante do seu dia a dia. Segundo Filho (2009) apud Soares e Carvalho (2006) “o jogo incentiva a participação do aluno, considerando-se o mesmo construtor do próprio conhecimento e valorizando a interação do aprendiz com seus colegas e com o próprio professor” fomentando de maneira significativa o ensino aprendizado de química. Dentro desse contexto esse trabalho tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento dos alunos de forma contextualizada através das palavras cruzadas como uma estratégia de ensino para obtenção de conhecimentos químicos.
Material e métodos
O trabalho “Cruzaquim: o uso de palavras cruzadas como facilitador no ensino de química” foi realizado tomando base em um almanaque de palavras cruzadas, explanando os assuntos das séries do ensino médio, tais como: Tabela Periódica, modelos atômicos, separação de misturas, cinética química, soluções e nomenclatura dos compostos orgânicos. As palavras cruzadas consistem em dicas e curiosidades sobre os assuntos que irão auxiliar os alunos a encontrar as respostas que completem a cruzadinha, sendo composto por linhas formadas por quadrados, na vertical e horizontal, que se cruzam entre si, e ao completar os quadrados estará completa a resolução. Consiste em uma atividade lúdica muito apreciada por todas as idades e que estimula o raciocínio na medida em que os desafios são propostos, excitando dessa forma uma aprendizagem prazerosa e construtiva.
Resultado e discussão
Este trabalho teve um caráter bibliográfico e foi construído a fim de fomentar
de maneira significativa o ensino aprendizagem dos alunos do ensino médio,
podendo oportunizar uma atividade diferenciada onde os mesmos iriam assimilar os
assuntos vistos em sala com a atividade fortalecendo assim seu aprendizado. Para
Kishimoto (2002), “o professor deve rever a utilização de propostas pedagógicas
passando a adotar em sua prática aquelas que atuem efetivamente na aprendizagem
e na apropriação de conhecimentos por parte do aluno e a formação cidadã do
mesmo”. Ressalta ainda Carvalho (2004), “que as diferentes atividades realizadas
em sala de aula devem contribuir para a construção do conhecimento dos alunos”.
A palavra cruzada mostrada na Figura 1, por exemplo, contempla o conteúdo sobre
separação de misturas. Foram fornecidas as seguintes dicas: Quantas fases e
quantos componentes apresenta um sistema formado por: suco de laranja, açúcar
dissolvido, água e óleo de soja? Como são classificadas as misturas? Quantos
componentes têm na mistura ouro 18 K e água, entre outras.
As perguntas contidas nas cruzadinhas envolveram os conteúdos ministrados em
sala, tornando os exercícios mais divertidos e facilita a assimilação.
Figura 1: CRUZAQUIM
Conclusões
Pode-se verificar que o trabalho “Cruzaquim: o uso de palavras cruzadas como facilitador no ensino de química” é uma apropriada ferramenta no processo de ensino e aprendizagem que irá ajudar a assimilar os conteúdos e auxiliará o professor em sala, sendo assim uma adequada estratégia para o ensino de química. Nossa proposta é a utilização das palavras cruzadas como um subsídio didático à revisão dos conteúdos, corroborando assim para o desenvolvimento dos educandos.
Agradecimentos
Ao IF Sertão Pernambucano Campus Floresta e ao PIBID pela contribuição à nossa formação acadêmica.
Referências
CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo: Thomson, 2004.
FILHO, E. B, et al. Palavras Cruzadas como Recurso Didático no
Ensino de Teoria Atômica. Química nova na escola, vol. 31, nº2, 2009.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2002.
POZO, J. I. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informações em conhecimento. In: SALGADO, M. Umbelina Caiafa; AMARAL, A. L. Tecnologias da educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, p. 29-44, 2008.