Teatro Científico: Uma Proposta Metodológica para o ensino de Química.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Marques, V.S.B. (UERN) ; Falconieri, A.G.F. (UERN) ; Oliveira, A.D. (UERN) ; Lima, E.L.F. (UERN)

Resumo

O projeto visa trabalhar a socialização do conhecimento através da divulgação científica, uma maneira de comunicar ciência, além do espaço formal da educação. Nesta perspectiva pretendesse por meio do teatro, ensinar, divulgar e estimular o interesse pela química de forma mais envolvente, interativa e prazerosa. A idealização do projeto partiu do grupo do PIBID da Escola Estadual Moreira Dias, situada no município de Mossoró, que encontrou no teatro uma forma de ensinar a química de modo a fazer com que os alunos sejam protagonistas da construção do seu saber cientifico. Desse modo, houve a formação de um grupo de teatro na escola, onde foram desenvolvidas atividades como: oficinas de experimentos químicos, enfatizando tanto a teórica como a prática, aulas dança e expressão corporal.

Palavras chaves

Teatro Científico; Ensino de Química; PIBID

Introdução

Diante dos problemas e desafios que estão relacionados ao processo de ensino- aprendizagem, no ensino de ciências, onde se destaca a necessidade de promover competências e habilidades relativas a uma postura investigativa e ativa, muitos estudiosos buscam novas metodologias de ensino que sejam um facilitado da aprendizagem. É notório que o atual modelo tradicional de ensino tem atraído cada vez menos o interesse dos alunos para a área de ciências, principalmente no que diz respeito à Química, disciplina que exige o desenvolvimento do raciocínio abstrato do discente. Segundo Pietrocola, talvez seja difícil compreende como a ciência pode ser bela, porque uma das barreias que separa o aluno dessa beleza é a linguagem utilizada. Nesse sentido os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de ciências naturais (BRASIL, 1998, p. 19), enfoca a necessidade da introdução de recursos pedagógicos e estratégias com a finalidade de desmistificar a Química para que o aluno também participe do processo de aprendizagem. E é nesse sentido que o teatro científico será abordado nesse projeto, com o objetivo não apenas de divulgação científica, mas também como uma proposta metodológica para o ensino de química, facilitando desse modo a compreensão da mesma e estimulando o raciocino crítico e investigativo do aluno, fazendo o mesmo a participar da construção do seu conhecimento. Neste sentido, pretende-se criar um grupo de Teatro científico na Escola Estadual Moreira Dias, como objetivo de divulgar a ciência de forma lúdica, buscando melhorar a compreensão da química através de metodologias motivadoras utilizadas o teatro como ferramenta didática na construção do saber científico.

Material e métodos

O trabalho de criação do grupo na escola foi dividido em 3 etapas. A primeira estava relacionada à apresentação do projeto na escola, onde foi promovido um momento cientifico– cultural para toda a escola, com a apresentação do Grupo Fanáticos da Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. O grupo apresentou a peça intitulada Litibela e o Prisioneiro Químico, que envolver vários experimentos químicos e possuir caráter cientifico, para que os alunos pudessem entender o que era o teatro científico. No segundo momento foram realizadas as inscrições dos alunos que se interessaram pelo teatro cientifico onde os mesmo respondiam um questionaram e com base nesse questionário houver a seleção dos alunos. A peça Intitulada A história de Amor entre um Químico e uma Donzela foi escrita por um dos bolsistas do PIBID de Química que atuam na escola e iniciaram-se os ensaios. Durante todo o período de construção do espetáculo foram ofertadas oficinas de dança, varias oficinas de experimentos químicos e expressão corporal.

Resultado e discussão

Trabalhar os conteúdos de química junto com as artes cênicas foi uma experiência muito promissora e envolvente, pois além da química outros conceitos foram trabalhados, como a relação pessoas entre o grupo e o respeito ao próximo e suas opiniões. Como o projeto estava diretamente relacionado à utilização de meios lúdicos no ensino de química, foi possível trabalhar com varias oficinas de experimentos químicos, o que possibilitou uma maior aproximação da teoria estudada em sala de aula com o cotidiano do aluno possibilitando uma aprendizagem mais dinâmica dos conceitos e teorias estudadas. Com o grupo formado e a peça construída foi promovida o 1ª Festival de Divulgação Cientifica: Química, Artes e Expressão, onde os alunos puderam apresentar tanto para a escola quanto para a comunidade vizinha tudo que foi trabalhado durante os 3 mês de estudos e ensaios. A maioria dos alunos envolvidos no Teatro relatou, que o grupo o incentivou a buscar entender mas a química e seus conceitos e que foi uma experiência única na vida do mesmo. O fato de participar do Teatro, já é um indicador de mudança de postura passiva para ativa no processo de aprendizagem. No Teatro o aluno se expõe. Assume o risco sem se preocupar com o julgamento dos colegas e do professor. O aluno não se motiva em memorizar conteúdos para reproduzi-los na prova, mas se motiva em memorizar um texto teatral para representar num espetáculo. Além de memorizar, o aluno precisa pesquisar sobre o seu personagem e sobre o contexto em que se passa a história que conta a peça. Nesse momento percebemos a presença dos conteúdos atitudinais que ajudaram os alunos envolvidos a aprender a conviver e a ser.

Conclusões

Partindo das reflexões feitas, este trabalho propõe o teatro como recurso pedagógico relacionado à importância da inovação curricular no ensino de química para a atualidade, promovendo uma relação entre química, artes e a formação cidadão. Essa estratégia de ensino torna-se eficaz quando a relação entre teoria e prática é trabalhada. Assim, o teatro científico é um caminho para auxiliar os alunos na construção do conhecimento, estando relacionado e inserido dentro do contexto escolar, sociais, politico e cientifico, sendo um elemento de transformação e inovação para a prática pedagógica.

Agradecimentos

PIBID, a Capes, a UERN, ao coordenado do PIBID/Química Prof Gautier Falconieri e ao Supervisor do PIBID/Química Alexsandro Domingos a e E.E. Moreira Dias.

Referências

1. PIETROCOLA, M.; CARVALHO, A. M. P.; AZEVEDO, M. C. P. S.; NASCIMENTO, V. B.; CAPPECHI, M. C. M.; VANNUCCHI, A. I.; CASTRO, R. S.; VIANNA, D. M.; ARAÚJO, R. S. Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. Editora Thomson, São Paulo, 2004.
2. BRASIL., Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC, 1998.
3. FONSECA, S. S. N.; SANTOS, E. A.; SOUZA, D. N. O Teatro Científico no Ensino de Física. VI Colóquio Internacional – Educação e Contemporaneidade. São Cristovão-SE/BRASIL 20 a 22 de setembro de 2012.

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