FUGINDO DA TRADICIONALIDADE E DA MONOTONIA, A APLICAÇÃO DA QUÍMICA DE FORMA ENCANTADORA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

de Sousa Bacelar, L. (UESPI) ; e Silva Alves, P. (UESPI) ; Ferreira de Castro, N. (UESPI) ; da Silva Ferreira, R. (UESPI) ; Ribeiro Soares, J. (UESPI)

Resumo

O jogo é uma fonte de prazer e descoberta, vem de forma encantadora para os docentes, contribuindo no processo de construção do conhecimento, com isto o professor precisa assumir a crença no poder de transformação que o lúdico traz para a educação, o brincar deve ser visto como um potencializador do desempenho do educador que sabe e gosta de brincar, que eleva e respeita o potencial de cada indivíduo. O desafio então é usar esses recursos didáticos com responsabilidade e maturidade saindo do discurso para efetivação do processo de mudança do ato de aprender e ensinar voltados para as necessidades dos alunos. Este trabalho teve como objetivo reduzir a monotonia e tradicionalidade do ensino de química, deixando à química mais prazerosa e encantadora, através de métodos alternativos.

Palavras chaves

Palavras Cruzadas; interação; aulas expositivas

Introdução

De acordo com (MOOJEN, 1999), os problemas de aprendizagem estão relacionados à desmotivação e o desinteresse, além de dificuldades em disciplinas diversas. Assim, os problemas na aprendizagem interferem significativamente no rendimento escolar ou nas atividades da vida diária que exigem habilidades de leitura. (BROUGERE, 1998) define o jogo como “o que o vocabulário científico define como atividade lúdica”. A atividade lúdica está presente no jogo e é qualquer atividade que leva ao divertimento e ao prazer. De acordo com o dicionário Houaiss, lúdico quer dizer relativo a jogo, brinquedo. Assim, as atividades lúdicas podem ser definidas como uma ação divertida. (SOARES, 2008) Conforme estudos de GAZOLA (2010) e outros constatassem a necessidade e a importância da aplicação de atividades lúdicas na disciplina de Química, demonstrando que este tipo de atividade pode ser viável e auxiliador no processo de aprendizagem. Um dos desafios atuais do ensino de Ciências é construir uma ponte entre o conhecimento ensinado e o mundo cotidiano dos alunos. O professor deve gerar um ambiente favorável ao trabalho em equipe e à manifestação da criatividade dos seus alunos. (NARDIN, 2011) Vários estudos e pesquisas mostram que o ensino de Química é, em geral, tradicional, centralizando-se na simples memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados do dia-a-dia e da realidade em que os alunos se encontram. (SANTANA, 2006) Dessa forma é de grande importância aplicar metodologias alternativas no ensino–aprendizagem como forma de dinamizar e estimular o interesse dos alunos, melhorando assim sua compreensão. (WATANABE, 2006)

Material e métodos

Esse trabalho foi realizado na rede publica de ensino no município de Altos- Piauí, no segundo semestre de 2013. Foram aplicados joguinhos de palavras cruzadas, no quais estes enfatizam nomenclatura de hidrocarbonetos e propriedades de funções orgânicas, porém juntamente com aulas expositivas para a turma do 3° Ano, com o intuito de propor um ensino contextualizado no cotidiano do educando para que estes possam criar relações entre os conteúdos trabalhados em sala de aula e seu dia-a-dia. Após o jogo foi aplicado um questionário visando detectar a porcentagem de aprendizagem do conteúdo através das respostas pelos alunos.

Resultado e discussão

Após o jogo e as aulas expositivas pode-se verificar que as mesmas obtiveram um melhor nível de aprendizado do conteúdo proposto, considerando que as atividades lúdicas serviram como complemento educacional. Dessa forma, alguns educadores compreenderam que ensinar é um processo de transmissão de conhecimento e não de construção de conhecimento, impede o avanço e a implementação de propostas pedagógicas que veem que o educando é capaz de raciocinar e construir seus próprios saberes. Dessa maneira o desenvolvimento de habilidades e competências ainda dá lugar à memorização de conteúdos, não permitindo que a aprendizagem seja realmente significativa. O fato de o educador usufruir de novas metodologias pedagógicas promoveu junto ao educando condições de aprendizado não o exime de utilizar práticas ditas tradicionais como listas de exercícios, avaliações escritas, aulas expositivas para avaliar a participação efetiva do educando nas aulas e garantir-lhe possibilidades de aprendizagem, deixando de lado a aula menos monótoma e tradicional, onde estas não há uma interação demasiada no processo de ensino aprendizagem. Logo, o uso de metodologias alternativas para uma aprendizagem significativa em química fez-se necessário por propor uma forma de abordagem diferenciada, dessa forma, o rendimento do jogo juntamente com o questionário resultou numa maior eficácia de reaproveitamento para absorção do conteúdo, cerca de 80% no qual contribuiu para uma química mais encantadora.

Figura 01:

Representa o jogo de Palavras Cruzadas no qual enfatiza a nomenclatura de hidrocarbonetos para os alunos de forma encantadora.

Conclusões

Pode-se afirmar que o Jogo de Palavras Cruzadas juntamente com as aulas expositivas contribuiu para uma maior interação, devido à influência que os mesmos exerceram frente aos alunos, pois quando estes se envolveram emocionalmente na ação, tornou-se mais fácil e dinâmico o processo de ensino e aprendizagem, deixando de lado a monotonia e tradicionalidade.

Agradecimentos

A Deus, e a UESPI.

Referências

BROUGERE, G. O jogo e a educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

GAZOLA, M. B. A. A percepção da importância do lúdico na docência de química no ensino médio. Pato Branco. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2010.

MOOJEN, S. Dificuldades ou transtornos de aprendizagem? In: Rubinstein, E. (Org). Psicopedagogia: uma prática, diferentes estilos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

NARDIN, I. C. B. Brincando aprende-se química, 2011.

SANTANA, E. M.; WARTHA, E. J. O ensino de Química através de jogos e atividades lúdicas baseados na teoria motivacional de Maslow. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 13, Campinas. Livro de Resumos do XIII ENEQ. Campinas: UNICAMP, 2006.

SOARES, M. H. F. B. Jogos e atividades lúdicas no ensino de Química: teoria, métodos e aplicações. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, Curitiba. Anais do XIV ENEQ. Curitiba: UFPR, 2008.

WATANABE, M.; RECENA, M. C. P.; Jogo de Memória - A contribuição do lúdico no aprendizado de funções orgânicas. In: XIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2006. Campinas, Anais do XIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Campinas, 2006.

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