ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Santos, T. (UFPA) ; Upton, S. (UFPA) ; Pontes, A. (UFPA)
Resumo
Este trabalho é sobre a análise da necessidade que os jovens tem de ferramentas para melhorar o ensino de Química, essa necessidade parte da falta de uma estrutura que eles necessitam para alcançar o sucesso educacional, através de questionários houve a tentativa de entender o que tem desmotivados esses alunos em sala de aula e quais os processos de didática que podem ser utilizados para melhor disseminação do conteúdo. A disciplina muitas vezes é vista com maus olhos pelo simples fato de ser parte de uma área exata, e estimular os jovens nesta disciplina tem sido um desafio por parte dos professores que necessitam se adequar ao cotidiano do aluno para prosseguir com a evolução do conteúdo.
Palavras chaves
jovens; química; didática
Introdução
A química tem evoluído de tempos em tempos e com ela vem o desafio de se ensinar está disciplina, a maneira certa a se fazer vem sendo buscada ao longo dos anos através de uma ligação entre teoria e prática. Segundo a abordagem CTS, Paulo Freire coloca o método de ensinar como um passo desafiador para o senso crítico do aluno, fazendo-o com que o mesmo interaja com a aula e não somente ouça o olhar do professor sobre a matéria. Meu propósito neste resumo é trazer a realidade do ensino de química através do cotidiano dos alunos, apontando as principais dificuldades implementadas para a não construção de um diálogo entre professor e aluno, este trabalho é importante para melhorar a visão que se tem dessa disciplina de exatas, que muitas vezes e mal vista em sala de aula.
Material e métodos
Este trabalho foi desenvolvido através da elaboração de questionários contendo cinco perguntas, onde o enfoque principal era sobre como os alunos lhe davam com a disciplina de química em uma visão somente deles. Foi trabalhado com alunos oriundos de escolas públicas pelo fato de a abordagem do cotidiano na visão deles ser tão descentralizada. Foram entrevistados 50 alunos em uma escola pública de Ananindeua-PA, e destes alunos a maioria foi unânime em dizer que enfrentam problemas de aprendizado por parte da não interação entre aluno e o conteúdo dado dentro de sala de aula. Duas perguntas foram destacadas nesse trabalho, pois são as que permitem um enfoque maior na abordagem que se faz neste resumo. As perguntas se davam de maneira concisa e objetiva, com perguntas diretas sobre seus pontos de vista em relação ao ensino de química em sua escola.
Resultado e discussão
Primeiramente foram questionados quanto a sua atenção em relação à matéria de
Química. No questionário constava o grau de atenção que eles davam a disciplina
enquanto o professor administrava a aula, mais da metade da turma considerou sua
atenção como sendo mínima a explicação do professor devido a vários fatores como
a alta de uma sala estruturada para as aulas, muitos reclamam do calor, outro
fato é a explicação do professor ser o menos próxima de seu cotidiano, tornando
a aula mecanizada. A segunda pergunta seria o que estimularia mais os alunos com
o conteúdo de química, visualizando os tópicos que foram colocados no
questionário, as respostas foram unânimes em relação ao uso de um laboratório de
química, os alunos consideraram uma ferramenta de grande utilidade dentro da
escola, pois faria com que a aula se tornasse menos cansativa e segundo eles
estimularia mais os alunos ao conhecimento sobre química.
Este gráfico reflete o grau de atenção dos alunos enquanto o professor ministra o conteúdo em sala de aula.
Este gráfico mostra a necessidade dos alunos em obter uma ferramenta que ajude no aprendizado de química.
Conclusões
Podemos visualizar que os jovens não consegue ver a Química como uma disciplina prazerosa e de grande utilidade na vida estudantil, e que a dispersão tem se tornado um ponto forte dentro de sala de aula, o que fazer para sanar a grande dificuldade de ensinar matérias de exatas que na opinião da maioria são tão desestimulantes, o laboratório foi uma solução apresentada á eles para estimular o ensino, e houve aprovação dos alunos para que isso se torne realidade, pois as escolas apresentam laboratórios, mas muitos professores reclamam da falta de auxilio em materiais para os procedimentos.
Agradecimentos
Referências
Revista Poíesis Pedagógica - Revista do PPGEDUC - Universidade Federal de Goiás, v. 7, n. 1 (2009).
Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade ) no contexto da educação brasileira, Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 2, No 2 (2000).
A PESQUISA EM ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL: CONQUISTAS E PERSPECTIVAS, Quim. Nova, Vol. 25, Supl. 1, 14-24, 2002.