ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Sousa, R.P. (UFPI) ; Silva, T.T. (UFPI) ; Nascimento, A.S. (UFPI) ; Leite, C.M.S. (UFPI) ; Silva, J.R.T. (UFPI)
Resumo
A utilização de softwares educativos no Ensino de Química representa uma interessante ferramenta didático-pedagógica para o professor, que promove um processo de ensino-aprendizagem de forma diferenciada e interativa. No entanto para ser usado como ferramenta de trabalho dos professores deve existir uma preocupação constante de autores e editoras, na adequação dos livros didáticos a essa nova realidade de forma a estimular professores e alunos a utilizá-los. Este trabalho teve como objetivo fazer uma busca nos livros didáticos de Química e Ciência sobre a existência e referência de softwares educacionais. Metodologia: 1) levantamento dos livros a serem utilizados; 2) Pesquisa detalhada nos livros, com a finalidade de encontrar as citações de softwares e 3) Análise e sugestões de softwares.
Palavras chaves
Livro didático; software educacional; ensino de química
Introdução
O desenvolvimento tecnológico atual é responsável por transformações inseridas nos domínios culturais, social, político e científico, adentrando também no domínio educacional, especificamente nas salas de aulas das nossas escolas, tornando-se um instrumento tecnológico cada dia mais difundido no nosso dia a dia. Essa transformação vem exigindo dos profissionais da educação, adaptações e atualização sob estas inovações tecnológicas (MELO, 2005). Segundo SOUZA (2005) o uso do computador atua nas escolas como um importante recurso didático que permite a utilização de softwares educativos e aplicativos que facilitam a compreensão de conteúdos de química, como a simulação de fenômenos químicos, a interpretação de dados experimentais, etc. Os softwares educacionais quando utilizados adequadamente colaboram para a construção do conhecimento contribuindo para o processo ensino-aprendizagem do aluno, de forma que estimula o raciocínio lógico, a autonomia e assimilação do conhecimento de forma lúdica e diferenciada, por inserir nesse contexto a diversão e a interação (JUCÁ, 2006). Entretanto, a responsabilidade no uso desses recursos não reside somente nos professores, que devem adaptar-se a essas transformações; mas reside também na orientação veiculada nos livros didáticos, ou seja, na qualidade do material, que tem por objetivo estimular o aluno. A referência de softwares educacionais em assuntos abordados em livros didáticos pode estimular o aluno a buscar novos conhecimentos, sendo assim, os softwares educativos sugeridos pelo professor e indiretamente pelo autor do livro de grande importância neste processo. Com isso o objetivo do presente trabalho é a busca de referências de softwares educativos de química em livros didáticos de Ciências e Química.
Material e métodos
Este trabalho foi realizado por iniciativa dos bolsistas do PIBID-Química da UFPI, que estão desenvolvendo o programa na Unidade Escolar CAIC BALDUÍNO BARBOSA DE DEUS. Realizou-se a avaliação de cinco livros didáticos constituintes da lista de material didático do PNLD (Paramento Nacional de Livro Didático) e estão presentes em escolas públicas da cidade de Teresina utilizados no triênio 2012-2014. Primeira etapa: realização de um levantamento qualitativo dos livros didáticos adotados pela escola. Adotou-se cinco livros: os livros do 7º ano (ciência: vida na terra) e 8º ano (Ciência: nosso corpo) do ensino fundamental do autor Fernando Gewandsznader, e os livros utilizados pelos alunos do 1º, 2º e 3º do ensino médio (Química: na abordagem do cotidiano) dos autores Francisco Miragaia Peruzzo e Eduardo Leite do Canto. Segunda etapa: Em seguida, adotou-se o método de visualização (Leitura), para constatar a presença de referências de softwares em livros de química e ciências em cada capitulo, onde a pibidiana Alyandra de Sousa ficou responsável pela leitura do 7º (livro) do ensino fundamental, a pibidiana Thais Teixeira fez a leitura dos livros 8º ano do ensino fundamental e 1º do ensino médio, e o pibidiano Renato Pinto se responsabilizou pela leitura dos livros 2º e 3º ano do ensino médio. Terceira etapa: Nesta etapa os pibidianos realizou-se um levantamento em forma de tabela com sugestões de softwares que podem ser complementado nos livros de acordo com as séries em discussão.
Resultado e discussão
Dentre os livros avaliados, apenas um esteve de acordo com a proposta da pesquisa, citou referências de softwares educativos. No livro do 7º ano constatou-se a existência de uma lista com objetivos educacionais digitais como material complementar, onde estavam presentes em um DVD-ROM. A lista continha como maioria, referências de jogos eletrônicos em determinados capítulos, infográficos animados e recursos audiovisual.
Nos demais livros, 8º ano do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º ano do ensino médio não constatou a existência de lista de softwares. A química por ser uma ciência de contexto experimental, possui sua parte teórica abordada em livros, revistas, artigos dentre outros, acredita-se que o uso de softwares educativos promove uma melhor compreensão e visualização dos conteúdos por parte dos alunos.
Um método que poderia ser utilizado para resolver parcialmente seria a utilização de softwares específicos, por exemplo: software para demonstração de moléculas em três dimensões, que poderia ser abordados no ensino médio para os alunos terem uma noção de como as moléculas se comportam no espaço, jogos eletrônicos ou simulações envolvendo diversos temas da química, como por exemplos simulações de problemas ambientais, que poderiam ser aplicados para conscientização dos alunos e laboratório virtual, uma simulação de visualizações de reações como pH de soluções e conhecimento de vidrarias utilizados em laboratórios.
De acordo com a LDB, PCN e PCN+ os softwares são novas propostas educacionais que contribuem nas tarefas de ensino, que contempla a nova didática educacional (SANTOS, et. al. 2010).
Conclusões
A falta de referência de softwares citados nos livros didáticos pelos autores contribui de forma negativa na utilização de mais uma metodologia que poderia de forma prática e efetiva na melhoria da qualidade de ensino, além de contribuir para a reavaliação metodológica dos professores. Geralmente, alunos e professores se restringem ao uso do livro, se neste houvesse um incentivo uma nova orientação como fontes tecnológicas, fontes experimentais, audiovisuais e eletrônicas, o livro poderá completar a prática pedagógica de ensino e aprendizagem.
Agradecimentos
Ao PIBID e a CAPES pela bolça concedida, aos professores Cleide Maria e José Regilmar, e a Escola CAIC pela realização da pesquisa.
Referências
MELO, E.S. N; MELO, J.R. F. Softwares de simulação no ensino de química: uma representação social na prática docente. In: ETD - Educação Temática Digital 7 ,2005, 1, pp. 51-63.
J
UCÁ, S. C. S. A relevância de softwares educativos na educação profissional. Ciências e Cognição, v. 8, 2006.
SANTOS, D. O.; WARTHA, E. W.; SILVA, J. C. F. Softwares educativos livres para o Ensino de Química: Análise e Categorização. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de julho de 2010.
SOUZA, M. P. S; MERÇON, F; SANTOS, N; RAPELLO, C. N; AYRES, A. C. S. Titulando 2004: um software para o ensino de química. Quimica Nova na Escola, N° 22, 2005.
MELO, E.S. N; MELO, J.R. F. Softwares de simulação no ensino de química: uma representação social na prática docente. In: ETD - Educação Temática Digital 7 ,2005, 1, pp. 51-63.