ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Moura, S.R. (UFPA / UEPA) ; Silva, T.S. (UFPA) ; Ramos, G.C. (UEPA) ; Watanabe, L.A. (SEDUC-PA) ; Filho, M.R.E. (UEPA)
Resumo
Esta pesquisa tem como foco principal investigar e descrever a visão quântica do átomo e suas partículas elementares presentes nos livros didáticos do Ensino Médio, nas coleções de Química aprovadas no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD 2012). Utilizamos o método da Análise do Conteúdo de Bardin (2010) como estratégia de investigação para o tratamento dos dados coletados nos livros e análise qualitativa dos dados para operacionalizar os nossos resultados. Nesse intuito, analisamos as cinco coleções aprovadas e todas apresentam a visão de átomo e da evolução de seus modelos, mas apenas duas referenciam a visão quântica da estrutura atômica e nenhuma menciona as partículas elementares da matéria.
Palavras chaves
visão quântica; livros didáticos; partículas elementares
Introdução
No campo da investigação científica, há um crescente interesse pela análise de conteúdos como ferramenta de análise qualitativa de dados, o que ganha legitimidade pela importância dos conteúdos a serem pesquisados, em virtude do rigor científico e da profundidade das pesquisas. Nesse sentido, utilizamos a proposta de investigar a visão quântica do átomo e suas partículas elementares presentes nos livros didáticos de Química do Ensino Médio, na perspectiva de que o aluno necessita de uma maior compreensão das descobertas científicas modernas para não ficar às margens do desenvolvimento técnico-científico numa sociedade globalizada cada mais exigente de mão de obra qualificada. Apesar de ser um assunto simples para os professores de Química, a ideia de átomo ainda encontra- se muito distante do mundo real vivido pelo aluno e muitos nem mesmo conseguem representar um átomo (FRANÇA et al, 2009), daí a necessidade de criar modelos e discutir com mais afinco a estrutura quântica da matéria, pois dela resulta-se muitas das tecnologias que o próprio aluno utiliza.
Material e métodos
Esta pesquisa foi realizada através de um método investigativo utilizando a Análise de Conteúdo, defendida por Laurence Bardin (2006, p.38), em que consiste “um conjunto de técnicas de análise das comunicações, que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens”, que, para o autor, possui a intenção de fazer uma inferência de conhecimentos relativos às condições de produção. É uma pesquisa de caráter exploratório e bibliográfico, em que localizamos os indicadores acerca da temática proposta e, por meio de leituras minuciosas dos textos nos livros, buscam-se elementos comuns, que possibilitam estabelecer relações, bem como promover compreensões acerca do objeto de estudo. Nesse âmbito, fizemos uma análise detalhada nas cinco coleções dos livros didáticos de Química aprovadas no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD 2012). Nesta investigação buscamos como se abordavam a ideia de átomo, da evolução dos modelos atômicos, da visão quântica da estrutura da matéria e de suas partículas elementares. Para sintetizar o objeto dessa pesquisa, foi elaborada uma tabela que com o que será discutido nos resultados.
Resultado e discussão
A coleção Química (Machado e Mortimer, 2010) traz conteúdos bem dinâmicos e uma
linguagem sem muita complexidade traz em seu capítulo 6 o título “Modelos para o
átomo e uma introdução à tabela periódica” focando as ideias primitivas acerca
do átomo, a descoberta da radioatividade, os modelos atômicos, trata da
interação radiação e matéria, da energia quantizada, do comportamento dual,
incerteza e orbital do elétron, e em poucas linhas fala da Mecânica Quântica. Em
Química na abordagem do cotidiano, Peruzzo e Canto (2006) fazem uma introdução a
estrutura atômica, exploram os modelos atômicos e a nanotecnologia. O livro
Química Cidadã (Castro et al, 2010), apresenta em uma unidade o estudo dos
gases, da evolução dos modelos atômicos e a relação com a poluição atmosférica.
Na coleção Química – meio ambiente, cidadania, tecnologia – (REIS, 2010) há uma
relação dos conteúdos de eletricidade e radioatividade, a evolução dos modelos
atômicos, a natureza dual da luz e a teoria dos quanta. O último livro analisado
aprovado no PNLD 2012 foi a coleção Ser Protagonista Química, na qual Lisboa
(2010) discute os modelos atômicos e as características dos átomos, fazendo
pouca referência ao uso da radioatividade na Medicina, apenas. A Tabela 1
detalha melhor essa análise nos livros acerca dos modelos atômicos, da visão
quântica dos átomos e das partículas elementares.
Análise nos livros acerca dos modelos atômicos, da visão quântica dos átomos e das partículas elementares.
Conclusões
Para que os alunos não fiquem à margem do conhecimento tecnológico e do desenvolvimento científico moderno é necessário que os mesmos estudem os conteúdos da Ciência Contemporânea. Entender a visão quântica da estrutura da matéria é crucial para a inserção do aluno nessa sociedade globalizada, haja vista que os avanços da ciência só tendem a se aprimorar. Ao analisar essa visão dita “moderna” dos átomos nos livros didáticos de Química, percebemos que apenas dois abordam a visão quântica da matéria, mas não mencionam as partículas elementares que formam todo o Universo.
Agradecimentos
A Deus, primeiramente, aos nossos familiares e amigos.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70, 2006.
_________. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.
CASTRO, E. de; SILVA, G.; MÓL, G.; MATSUNAGA, R.; FARIAS, S.; SANTOS, S.; DIB, S.; SANTOS, W. dos. Química para a nova geração – Química cidadã. 1. ed. São Paulo: Nova Geração, 2010.
FRANÇA, A. da C. et al. Estrutura atômica e formação dos íons: uma análise das ideias dos alunos do 3º ano do ensino médio. Química Nova na Escola, v. 31, n. 4, 2009.
LISBOA, J. C. F. Química: ser protagonista. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2010.
MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química. São Paulo: Scipione, 2010.
PERUZZO, F. M.; CANTO, E. L. do. Química na abordagem do cotidiano. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
REIS, M. Química: meio ambiente, cidadania e tecnologia. 1. ed. São Paulo: FTD, 2010.