ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Amantéa, G.P. (UTFPR) ; Stroher, G.R. (UTFPR) ; Souza, A.H.P. (UEM) ; Gohara, A.K. (UEM) ; Rodrigues, A.C. (UTFPR) ; Matsushita, M. (UEM) ; Souza, N.E. (UEM) ; Neves, G.Y.S. (FAFIMAN) ; Stroher, G.L. (UTFPR)
Resumo
O objetivo foi melhorar o aprendizado de alunos, servidores e professores do EF da cidade de Apucarana (PR) sobre antioxidante (A), licopeno (L), radical livre (R), alimentos e praticas de exercícios, conectando a química neste contexto. Para despertar maior compreensão e interesse, A foi apresentado como super-herói e R como vilão. O projeto avaliou por questionário, o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, apresentou explicações em forma de palestra com kit multimídia e distribuiu folder para que os alunos disseminassem esses conhecimentos com familiares e amigos. Os resultados mostraram que os alunos tem percepção sobre hábitos saudáveis e que desconhecia os termos A, R, e L. Contudo, houve reflexão sobre os temas e apresentação da química ligada ao cotidiano e a qualidade de vida
Palavras chaves
ensino de química; antioxidante; radical livre
Introdução
A dieta é fundamental para a saúde do ser humano, neste contexto, a educação alimentar pode ser considerada essencial, pois a aprendizagem decorrente desta influencia as escolhas alimentares das pessoas ao longo de suas vidas (ZANCUL et al., 2007). Segundo SHAMI et al. (2004), a ingestão de alimentos ricos em antioxidante licopeno, bem como uma maior concentração deste no sangue, foram associados tanto a uma redução dos riscos de ocorrência quanto no tratamento benéfico de vários tipos de câncer por combaterem radicais livres. Como meio de divulgação e popularização de informações valiosas como as do licopeno ligadas à química, temos o folder, um dos meios mais econômicos e de maior alcance entre o público em geral, amplamente utilizado como veículo de informação em áreas como publicidade, ONGs, institutos, escolas, empresas, entre outros (PAULA, 2012). Este projeto focou o aprendizado de alunos, servidores e professores do EF da cidade de Apucarana (PR) sobre antioxidante (A), licopeno (L), radical livre (R), alimentos, praticas de exercícios e hábitos saudáveis conectando os conhecimentos de química neste contexto e divulgando seus conhecimentos para a melhor qualidade de vida.
Material e métodos
O trabalho foi realizado com alunos, servidores e professores de escolas públicas de Ensino Fundamental (EF) da cidade de Apucarana, Estado do Paraná, Brasil. No intuito de se avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre R, L, A, pratica de exercícios e hábitos alimentares saudáveis foi aplicado um questionário (Figura 1), no qual foi realizado tratamento estatístico segundo a Anova, teste de Tukey, p< 0,05. O A e o R foram apresentados de forma lúdica, sendo o primeiro um super-herói e o segundo um vilão, conforme o material preparado na Figura 1, no intuito de se divulgar os conhecimentos da química de forma clara, simples e divertida, O projeto explicou, em forma de palestra com auxílio de kit multimídia, R, L, A, pratica de exercícios, hábitos saudáveis e distribuiu folder (Figura 1) para que os alunos disseminassem esses conhecimentos com familiares e amigos. Adicionalmente, apresentou todos os benefícios da ingestão de A, L e também os melhores alimentos fontes, a melhor maturação destes inserindo a química como aliada, presente no cotidiano e reforçando tanto a escolha de pratica de exercícios quanto de hábitos alimentares saudáveis para uma melhor qualidade de vida.
Resultado e discussão
A Q1 mostrou, em sua maioria C obtendo resultado estatisticamente iguais (EI).
Os E e SO, por maioria foram EI, com exceção do 9 que foi a menor média de E e
do 8 que apresentaram a maioria de SO. As Q2 e Q4 foram as menores médias de C.
As SO foram consideravelmente altas se comparadas com as de C e E. As respostas
C foram menores para os 7 e 9, a média de E foi maior para o 6, seguidos por 8,
7 e 9, respectivamente. A partir dos dados da Q3, se observou que a maioria
foram C e a resposta de suas médias foram EI, exceto para o 6 que obteve uma
média de C inferior aos demais. Em segundo lugar seguem os E, através das quais
foi possível perceber que o 6 obtiveram a maior média, enquanto os do 9
obtiveram valor mais baixo. Uma minoria respondeu a essa questão como SO e a
média foi EI, com exceção do 6, que se destacou por possuir a maior média de
respostas. Na Q5 todos obtiveram resultados EI, com exceção do 8 que apresentou
menor média de C e maiores E e SO. Nesta questão a maioria dos alunos respondeu
C, seguidos pelos SO e uma minoria de respostas E. O folder foi elaborado a
partir de uma linguagem simples utilizando várias imagens. O A, assim como o R,
foram representados de forma lúdica, o que possibilitou maior interesse e
curiosidade para a química. Para a representação do A utilizou-se a imagem de um
super-herói que combatia a ação dos R, representados por um vilão. O material
apresentou alguns exemplos de alimentos que contém licopeno, dando destaque para
o tomate, mostrando as diferenças de maturação deste. Contudo, o projeto
explicou a importância do A, L, o combate deste aos R, os alimentos fontes de
forma simples e clara distribuindo folder para que se disseminassem o
conhecimento com familiares e amigos. Houve reflexão e a apresentação da química
cotidiana.
Questões aplicadas antes de se iniciar os trabalhos e o folder confeccionado e distribuído gratuitamente nas escolas.
Resultados em função de acertos, erros e sem opinião sobre as perguntas do questionário.
Conclusões
Os esportes e hábitos saudáveis de alimentação são importantes para a formação de uma futura geração com maior qualidade de vida. O projeto, pela Q1, mostrou que os alunos tem esta percepção. Contudo, o trabalho explicou a importância do A, L, no combate aos R, os alimentos fontes, a melhor forma de consumo, a maturação dos frutos de forma simples e clara distribuindo folder para que os alunos disseminassem este conhecimento com familiares e amigos. Adicionalmente, se divulgou e conectou os conhecimentos de química ao cotidiano para uma melhor qualidade de vida.
Agradecimentos
UTFPR (bolsa), CNPq (bolsa), UEM, Fundação Araucária e grupos de pesquisa Processos Químicos e Cromalimentos.
Referências
PAULA, F. A. Folder Ambiental. Um suporte educativo à divulgação científica focada na conservação da biodiversidade. Porto Alegre, 2012.
SHAMI, N. J. I. E.; MOREIRA, E. A. M. Licopeno como agente antioxidante. Revista de Nutrição, v. 17, n 2, 227-236, 2004.
ZANCUL, M.S.; DUTRA-DE-OLIVEIRA, J.E. Considerações sobre ações atuais de educação alimentar e nutricional para adolescentes. Alimentos e Nutrição Araraquara, v. 18, n 2, 223-227, 2007.