ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Dias Pinheiro Caldas, T. (UESPI) ; Carolina Silva Bandeira, C. (UESPI) ; Raquel Ribeiro Calaça, L. (UESPI) ; Soares Gusmão, S. (IFCE) ; S. Cavalcante, L. (UESPI) ; Oliveira de Meira Gusmao, G. (UESPI)
Resumo
Neste trabalho, desenvolvemos e aplicamos uma metodologia de ensino para alunos do 6° e 7° ano do ensino fundamental em uma escola comunitária na cidade de Timon-Ma, com o objetivo de viabilizar o inicio da construção de alguns conceitos de métodos de separação de misturas e ligações iônicas a partir do uso de um experimento simples e atividades lúdicas, ambos utilizando materiais de baixo custo. A análise do desenvolvimento das concepções dos estudantes, durante as atividades realizadas, propiciou o desenvolvimento de algumas capacidades cognitivas e exibiu indícios de formação dos conceitos em nível formal.
Palavras chaves
Ensino fundamental; Filtração; Ligações iônicas
Introdução
A dificuldade que a maioria dos alunos começa a exibir no ensino médio em relação à aprendizagem de conceitos de química poderia ser minimizada pela introdução de conceitos específicos dessa área já nos primeiros anos do ensino fundamental, tendo em vista que muitos estudantes acabam por não atenderem as expectativas a eles atribuídas ou mantém ideias e atitudes equivocadas sobre a ciência, mesmo depois de anos de estudo (POZO e CRESPO, 2006). Possivelmente tornar as aulas de Química como regra, e não como exceção, nas séries do ensino fundamental, pode contribuir significativamente na melhoria da qualidade do ensino de ciências que se oferece aos alunos nas escolas brasileiras. Neste trabalho aplicamos uma metodologia de ensino para alunos do 6° e 7° ano do ensino fundamental em uma escola comunitária na cidade de Timon-Ma, com o objetivo de viabilizar o inicio da construção de alguns conceitos de métodos de separação de misturas e ligações iônicas a partir do uso de um experimento simples e atividades lúdicas ambos utilizando materiais de baixo custo
Material e métodos
Neste trabalho foi utilizado um experimento de baixo custo e uma atividade lúdica. O primeiro trata-se de um experimento simples para mostrar a técnica de filtração, com misturas simples que podem ser feitas em casa e materiais que também são de fácil acesso, no qual os próprios alunos levaram de suas casas como, por exemplo, copos descartáveis, funil simples e tesoura. A escola disponibilizou o papel de filtro. A prática foi realizada em grupos de três alunos em uma turma de 6° ano do ensino fundamental, e sob a orientação do professor o experimento foi montado e a demonstração da técnica de filtração foi realizada. O segundo trata-se de uma atividade lúdica com referência ao conteúdo de ligações iônicas, a aplicação da atividade foi feita da seguinte forma: divididiu-se a turma do 7° ano do ensino fundamental, em dois grupos onde cada grupo possuía um baralho, e os alunos teriam de identificar, com o auxilio da tabela periódica, a qual família da tabela cada elemento pertencia, quais eram metais, não-metais ou semi-metais, e identificar quais eram mais propícios a formar cátions ou ânions nas ligações iônicas, o baralho foi produzido com cartolina, pincel e papel E.V.A.
Resultado e discussão
O experimento da técnica de filtração e o jogo sobre ligações iônicas foram
utilizados como forma de auxílio ao conteúdo ministrado no 6° e 7° ano do ensino
fundamental, respectivamente. A técnica de filtração teve como objetivo
facilitar o entendimento sobre os métodos de separação de misturas e fazer com
que os alunos compreendessem que aquele conteúdo está presente no cotidiano
deles, relacionando assim, a química com atividades vivenciadas diariamente. A
aplicação do jogo sobre ligações iônicas visou a relação entre os átomos e suas
respectivas classificações. O aluno ao saber, por exemplo, que o sódio (Na) é
classificado como um metal na tabela periódica, já saberia identificar com quais
outros átomos o mesmo poderia se ligar através das ligações iônicas. Essas
atividades despertaram interesse e curiosidade nos alunos sobre ambos os
conteúdos, além de incentivar a atividade em grupo, onde um pode ajudar o outro,
desenvolvendo assim uma boa convivência e um relacionamento de companheirismo, o
quais são essenciais para o ambiente escolar.
Alunos do 6° ano realizando a prática de filtração.
Jogo sobre ligações químicas sendo aplicado no 7° ano do ensino fundamental.
Conclusões
O uso de metodologias diferenciadas, como o experimento das técnicas de filtração e a atividade lúdica sobre ligações iônicas, ambas realizadas com materiais de baixo custo, possibilitou aos alunos uma melhor compreensão dos respectivos conteúdos, já que os mesmos puderam através desses métodos serem capazes de expor suas próprias conclusões, com base em argumentos lógicos e nas evidências disponíveis, além de relacionar a química com o cotidiano deles.
Agradecimentos
UESPI, CAPES- PIBID/QUÍMICA e à Escola Comunitária Centro Educacional Estrela da Manhã, que disponibilizou o espaço para a realização do trabalho.
Referências
POZO, J.I., GÓMEZ CRESPO, M.A., Apender e enseñar ciência, 5° Edição, Morata, Madri, 2006.
FELTRE, Ricardo. Fundamentos de Química: vol. único. 4ª.ed. São Paulo: Moderna, 2005