AULAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA: UM METODO ESSENCIAL PARA O ENSINO DE QUIMICA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Pachêco, R. (IFPI) ; Fernando, I. (IFPI)

Resumo

A presente pesquisa tem por finalidade analisar a importância das aulas praticas no ensino de química para alunos da 1ª serie do E.M. da Unidade Escolar Professora Alayde Rodrigues. A pesquisa analisa as aulas praticas para esses alunos como pontos principais de observação a aceitação e as impressões pessoais desses alunos em relação a essas aulas práticas. Os resultados mostraram que esses alunos gostam desse tipo de aula e se sentem motivados quando ela é proposta. De acordo com os resultados desta pesquisa é possível afirmar com clareza que o desenvolvimento dessas aulas praticas pode ser uma importante ferramenta para o ensino de química.

Palavras chaves

Aulas Praticas; Ensino de Quimica; Ensino Medio

Introdução

A importância dos experimentos para a educação científica tem sido amplamente reconhecida, na tentativa de melhorar a metodologia usada e facilitar o aprendizado da química. Mas apesar desta introdução de aulas práticas ser muito defendida, necessita-se de um cuidado na associação dessas aulas teóricas e praticas para que se avalie a influência deste tipo de abordagem diante das três séries do E.M, assim como a utilização de novas ferramentas, como as vidrarias, solventes, enfim, todo cuidado com os materiais utilizados nos experimentos durante esta investigação. O ensino da Química no Ensino Médio, em sua maioria, se resume à simples caracterizações de conceitos, personagens e descobertas, direcionando o aluno a conhecimento, às vezes muito pequeno, apenas da teoria, onde se torna difícil imaginar como esses conceitos aplicam-se na pratica. Deste modo, neste trabalho pretende-se verificar se uma inserção planejada desta prática em sala de aula (levando em consideração, a situação das escolas públicas, que muitas vezes não disponibilizam de laboratórios), pode tornar as aulas de química no Ensino Médio mais desafiadoras e fáceis, permitindo, deste modo, um maior interesse dos alunos aos conteúdos conceituais. Na pesquisa que foi realizada, tratamos de questões sobre como as aulas práticas ajudarão no entendimento dos conteúdos ensinados anteriormente, os alunos apresentam grandes dificuldades para aprendê-lo, por motivos que vão desde analogias incorretas a assuntos demasiadamente extensos. Utilizando uma abordagem de ensino prática e direcionada, priorizando os experimentos como o maior estimulador dos alunos nessa pesquisa.

Material e métodos

A pesquisa se caracteriza do tipo transversal observacional, no qual envolve o (a)s Alunos e Professores presentes na Escola pública Professora Alayde Rodrigues, localizada na cidade de Itainópolis–PI. O estudo foi desenvolvido na cidade de Itainópolis-PI, município com uma população de 11.109 habitantes e área geográfica de 828 Km2 (IBGE, 2012), situado na região sudeste do estado do Piauí. Trata-se de cidade pacata e pequena, a origem do seu nome vem do rio que banha a cidade, o rio itaim. é uma região de vegetação predominantemente arbustiva arbórea. Possui redes municipais e estaduais de ensino. A rede pública é composta de 2 escolas estaduais e 1 escola municipal, totalizando 3 escolas. Participaram dos estudos 10 alunos do 1 ano do ensino médio da escola Alayde Rodrigues da rede publica na disciplina de Química com a inserção da aula pratica associada à teórica em uma sala de aula. O conteúdo ministrado foi substancias químicas com aprofundamento em misturas, a aula pratica foi realizada em sala de aula visto que essa escola não possuía laboratório. As experiencias realizadas possuem baixo custo de materiais e reagentes e riscos mínimos de acidentes, Foram feitas 5 experiências sobre fases da misturas; 1.Água + Sal dissolvido; 2.Álcool + Água; 3.Água no estado liquido + Água no estado solido; 4.Óleo + Água; 5.Água +Areia; Foram utilizados como instrumento de coleta de dados: 2 questionários, um para os alunos que assistiram somente a aula teórica e outro para os alunos que participaram da aula pratica. Os experimentos foram articulados numa perspectiva cronológica com o conteúdo conceitual que normalmente é trabalhado em uma série do Ensino Médio através de uma Unidade Didática cujo tema central é “A associação do conteúdo teórico com os experimentos”.

Resultado e discussão

De acordo com os resultados alcançados através dessa pesquisa pode-se observar que a grande dificuldade que os alunos tinham em compreender assuntos de química, pode ser superada com a inserção de aulas práticas, auxiliando a compreensão dos conteúdos. Com as atividades práticas os alunos conseguem ver a importância dos conteúdos de química fixando melhor o conteúdo. Nos questionários aplicados foi observado que os alunos que assistiram somente à aula teórica tiveram um aproveitamento muito abaixo do esperado, além dos mesmos demonstrarem desinteresse com o conteúdo ministrado. Com os alunos que assistiram as aulas práticas o aproveitamento foi muito superior quando comparado com os outros, 2 alunos desse grupo acertaram todas as questões propostas e os outros 3 tiveram um bom aproveitamento. Na aula pratica observou- se o interesse dos alunos em saber o porquê daqueles fenômenos ocorrerem, os alunos se sentiram motivados porque estavam compreendendo o conteúdo e o professor também se sente motivado por saber que eles estão participando ativamente da aula. A pesquisa mostra também que as aulas práticas não precisam ser necessariamente em um laboratório de química, muitos experimentos podem ser feitos em sala de aula, como os feitos nessa pesquisa, com baixo custo para os professores, visto que em muitas escola não possuem um laboratório é de extrema importância que o professor saiba fazer experimentos em sala de aula. É importante ressaltar que quando o acesso ao laboratório e possível, o professor pode fazer praticas interessantes. Isso desperta nos alunos um interesse especial como se fosse possível ir além do seu conhecimento e entrar no mundo cientifico, bem diferente da rotina da sala de aula onde estão acostumados a estudar.

Conclusões

De acordo com os resultados obtidos com a pesquisa, pode-se observar o grande interesse dos alunos pelas aulas práticas de química, e de grande importância complementando o conhecimento teórico obtido através das aulas, a pesquisa mostra que é possível fazer uma aula prática em uma sala de aula com baixo custo de matérias e reagentes simples, que são encontrados no seu cotidiano. Com isso podemos concluir sem equívocos que as aulas práticas como forma complementar para a aprendizagem no ensino de química no ensino médio é de extrema importância para a construção do conhecimento desse alunado

Agradecimentos

Referências

AMARAL, Luciano do, Trabalhos práticos de química. Livraria Nobel, 1966, Volume 2

DOMINGUEZ, Sérvulo Folgueiras; As experiências em química, São Paulo, Edart 1975

LUNETTA, V,N. Atividades práticas no Ensino de Ciências, revista Portuguesa de educação, p.81—90, 1991

MATTHEWS, M. R. A role for history and philosophy of science teaching. Educational Philosophy and Theory, v.20, p. 67-81, 1988.

NARDI, Roberto, Questões atuais no ensino de ciências, São Paulo Escrituras, 1998

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