ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
dos Santos Almeida, R. (IF-SERTÃO) ; Felisberto da Silva, T. (IF-SERTAO PE) ; Silva de Oliveira, C. (IF-SERTÃO) ; Angela Barroso Vieira, G. (IF-SERTÃO) ; Barreto Silveir Costa, K. (IF-SERTÃO)
Resumo
Este trabalho apresenta uma investigação de como professores e alunos usam a internet como meio para o aprendizado na disciplina de química. A partir de questionários, professores e alunos apresentaram posições quanto ao uso dessa ferramenta. Com os resultados verificou-se a exclusão da internet na busca pela inserção dos alunos, apesar dos evidentes benefícios desta para o ensino da química.
Palavras chaves
Escola; Tecnológia; Internet
Introdução
A inclusão digital tornou-se assunto bastante discutido no campo educacional. Ações e programas governamentais tem sido implantados para promover a expansão do acesso a computadores e à comunicação com o uso da internet, alcançando faixas etárias e classes sociais diferentes (SANTOS, 2008). O uso da internet por professores é desafiador. O constante avanço das tecnologias digitais faz com que tenhamos de nos manter em constante atualização e, no caso dos professores, isso é fundamental, uma vez que são os atores responsáveis pela educação formal dos alunos (GIRAFFA et al, 2012). Há uma perceptível dificuldade de encontrar professores com habilidades para lecionar com o auxílio da internet. No ensino da química, por exemplo, ainda é precária a utilização de tal ferramenta na busca pela otimização do processo de ensino- aprendizagem. O governo tem investido em laboratórios de informática nas escolas públicas e o uso da internet nos conceitos didáticos de química pode ser essencial para evolução do aprendizado (OLIVEIRA, 2009). Diante desse presente trabalho, traz como objetivo, analisar os efeitos da internet no aprendizado da química em duas escolas públicas dos municípios de Lagoa Grande-PE e Curaçá-BA.
Material e métodos
De caráter investigativo/comparativo, a pesquisa foi realizada em duas cidades de diferentes estados, de economia basicamente agrícola, banhadas pelo Rio São Francisco. Foram aplicados 99 questionários semiestruturados, durante as aulas de química, com professores e alunos do 3° ano do ensino médio perfazendo um público de 64 alunos e 1 professor no município de Curaçá-BA e 32 alunos e 2 professores em Lagoa Grande-PE. Os alunos respondiam a quatro perguntas objetivas, e os professores, um formulário subjetivo. A intenção era observar o comportamento dos alunos na associação do uso internet com o aprendizado, priorizando a química. Quanto aos professores, se o uso desse meio era recorrente no dia a dia.
Resultado e discussão
Ambas as escolas possuem laboratório de informática. Em Curaçá-BA, pouco mais de
20% e, em Lagoa Grande-PB 25% dos alunos afirmaram desconhecer tal fato, o que
leva a acreditar no não uso de tal ferramenta para fins didáticos.
Quando questionados sobre o incentivo do uso da internet pelo professor de
química como fonte de pesquisa, observou-se que, nas duas cidades, parte dos
alunos não se sentem incentivados a usar a internet como fonte de pesquisa para
aprimorar os conhecimentos inerentes à disciplina. Verificou-se, ainda, uma
maior utilização da internet apenas como meio de acesso às redes sociais, em
ambas as cidades.
De acordo com o exposto pela maioria dos alunos, os professores não buscam
utilizar a internet como ferramenta de integração fora do contexto de sala de
aula.
Os professores afirmam considerar a internet como ferramenta importante no
ensino. Foi unânime a utilização da internet como fonte de pesquisa para
preparação das aulas, bem como para a promoção da interdisciplinaridade pelos
professores. Um dos professores relata: “encontramos várias experiências e
exercícios”. Nas escolas não existem colaboradores responsáveis pelos
laboratórios, o que dificulta a utilização desses ambientes, distanciando a
contribuição dessa ferramenta no aprendizado.
Conclusões
Em virtude dos resultados observados a partir da análise das enquetes podemos entender que a internet é sem dúvida uma grande ferramenta didática e que pode ser inserida cada dia mais. É lamentável que os professores não utilizem o laboratório de informática das escolas como ferramenta de trabalho em horário de aula. As escolas apesar de possuírem computadores, alunos afirma não ter conhecimento dos mesmos, isso põe em questão a necessidade de uso e credibilidade de imaginar que essas escolas estão paradas diante dos avanços.
Agradecimentos
QUEREMOS AGRADECER A CAPES, PIBID E IF-SERTÃO-PE.
Referências
GIRAFFA, L. M. M. et al. Invenção Pedagógica? Reflexões Acerca do Uso de Tecnologias Digitais na Educação. PUCRS, 2012, editora ediPUCRS. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Pdf/978-85-397-0160-5.pdf>, acesso: 10.09.12.
OLIVEIRA M.A; MARTINS M. Análise do perfil do professor de química do ensino médio da rede estadual de ensino da cidade de Caçapava do Sul (RS), v. 10, n. 1, p. 157-162, (2009). Disponível em: <http://sites.unifra.br/Portals/36/tecnologicas/2009 /completos/12.pdf>, acesso: 10.09.12.
SANTOS, E. S.; SILVA, R. M. G. A Informática como Ferramenta para Trabalhar a Interdisciplinaridade entre a Química e a História. 5° Semana Acadêmica, UFU, 2008. Disponível em: <https://ssl4799.websiteseguro.com/swge5/seg/cd2008/PDF/SA 08-21078.PDF>, acesso: 10.12.12.