TRILHA DA ISOMERIA: FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR AUXILIADORA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, M.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Coelho Junior, A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Santos, C.C.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Santos, D.E. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Santos, (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Santos, A.P. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Santos, A.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Santos, M.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Aquino, N.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)

Resumo

O seguinte trabalho foi proposto para auxiliar atuando como um instrumento facilitador do processo de ensino- aprendizagem com o objetivo de despertar o interesse dos alunos pela educação de forma dinâmica, e com isso, correlacionar o conteúdo isomeria ao cotidiano e, além disso, interdisciplinalizar. A partir disso, ajudar os alunos na construção cognitiva com o jogo Trilha da Isomeria. Após as aulas expositivas foi proposto o jogo Trilha da Isomeria que tem a finalidade de chegar ao fim em primeiro lugar, mas para chegar é necessário responder perguntas contextualizadas de isomeria. Com o auxilio do jogo, a aprendizagem tornou mais facil. Portanto, por meio do jogo os conceitos científicos a cerca de isomeria fizeram com que ficassem mais claros e acessiveis.

Palavras chaves

Ensino-aprendizado; interdisciplinaridade; Isomeria

Introdução

Com o passar dos anos muitos estudiosos tem trabalhado com o propósito de melhorar a qualidade do ensino da química, tornando a aprendizagem mais significativa e dinâmica. Diante dessa preocupação o professor pode utilizar jogos lúdicos como apoio didático. É importante ressaltar a necessidade de um equilíbrio entre despertar o interesse pela educação e desenvolvimento, mostrando ao individuo outras formas de compreender os problemas e situações que os cercam (KISHIMOTO,1996). O jogo lúdico desenvolvido neste trabalho tem o objetivo de discutir o conteúdo de isomeria de modo contextualizado e interdisciplinar, mostrando a importância da isomeria para vida de cada individuo e ressaltando o conteúdo por meio de discussão sobre a importância da isomeria nos alimentos e suas consequências para saúde, pois umas das maiores dificuldades encontradas pelos alunos ao aprender determinados temas é entender como o mesmo se aplica em sua vida, e nesse caso, o jogo lúdico além de ser um estimulador, é também, um mediador entre o conteúdo e o cotidiano do aluno. A interdisciplinaridade e a metodologia abordada estão de acordo com os parâmetros currículos nacionais PCNs. Assim, segundo Andreia Bonatto et,al(2012) a interdisciplinaridade não é excluir as disciplinas, mas sim um processo de inter-relacioná-las através de situações presentes no cotidiano. Por meio disto vem se destacando de forma necessária para a construção cognitiva, além de tornar o ensino mais interessante e dinâmico, o esforço para aumentar e melhorar o progresso significativo e conceitual do aluno.

Material e métodos

Iniciou-se com aulas expositivas explicando o que é isomeria, seus diferentes tipos e a importância de isomeria para a alimentação. Em seguida foi proposto a resolução de exercícios do próprio livro didático deles. Seguindo o trabalho, uma pequena palestra sobre lipídios foi apresentada aos alunos. Nessa palestra foi explicado expositivamente a importância dos lipídios,seus benefícios e malefícios e sua relação com a isomeria. Finalizando toda a parte teórica, os alunos da 3ª série do Colégio Tiradentes – CPM, situado em Maceió - AL, participaram do jogo lúdico Trilha da Isomeria, para isso foi dividida a turma em 5 grupos e os tabuleiros do jogo foram divididos para cada grupo. Inicialmente foi explicado as regra do jogo para a turma toda, mas durante o jogo cada autor acompanhou individualmente os grupos. O jogo é um tipo de trilha com propósito de chegar ao fim em primeiro lugar, para isso é necessário cada jogador, em sua vez, lançar os dados para avançar as 75 casas e, dependendo da casa que parar, o mesmo responde perguntas contextualizadas sobre isomeria (correspondendo a 10 casas), ou parar em uma casa coringa que lhe traz algumas vantagens ou desvantagens (como pular 5 casas, perder a vez, dentre outros) no jogo. Um dos exemplos de perguntas foi: 1. Com o nome de acetona, é vendido no comércio um ótimo solvente de tintas, vernizes e esmaltes de unha. Esse composto é isômero funcional de: a) Etanal b) Butanal c) Propanal d) Butanona e) Propanona Todas as perguntas propostas foram de múltipla escolha,algumas delas mostraram estruturas e, além disso, levou a um debate do tema. Em seguida, os alunos responderam exercícios que foram propostos por nós, sendo as questões parecidas com os que tinham no livro didático deles.

Resultado e discussão

A intervenção feita no Colégio Tiradentes – CPM proporcionou aos alunos uma nova ideia de como aprender química pode ser mais interessante, instigante e atrativo. Segundo Cunha (2012) um jogo pode ser considerado educativo desde que consiga manter um equilíbrio entre a função lúdica e a educativa; a parte lúdica do jogo proposto consistiu em competir na trilha e isso fez os alunos lembrarem de diversos tipos de jogos que tinham em casa ou que já jogaram alguma vez e que os faziam competir da mesma maneira. A parte educativa consistiu na resposta das perguntas ao longo da competição, isso os fez adquirir o conhecimento sobre isomeria e relacioná-lo com o cotidiano, já que as perguntas foram todas contextualizadas. A princípio, ao responder as 5 questões que estavam contidas no livro didático, os alunos apresentaram um pouco de dificuldade na resolução, então foi proposto que participássemos primeiro da palestra e do jogo e depois voltássemos a responder. Durante a palestra os alunos identificaram-se com situações de suas vidas, pois muito deles tinham familiares ou conhecidos que tinham um mau hábito alimentar e devido a isso estavam acima do peso ideal. Depois, ao jogar, conseguiram lembrar-se dos conceitos aprendidos em sala de aula e ficaram mais motivados em se esforçar para lembrar e associar para poder responder corretamente as perguntas de cada casa da trilha e assim chegar ao fim mais rapidamente. Quando foi apresentado as 6 questões propostas por nós, os alunos conseguiram responder com facilidade e depois voltaram para o livro e terminaram de responder aquelas que não tinham conseguido concluir.

Conclusões

Conclui-se, que a utilização do jogo Trilha da Isomeria como um auxílio no processo de aprendizado em química promove o interesse, curiosidade e interação por parte dos alunos, bem como, torna-se uma ponte entre o conteúdo teórico, visto no decorrer das aulas, com o mundo que o cerca, tornando o processo de ensino-aprendizado significativo. Ao passo que auxilia na aquisição de conceitos, ou seja, faz com que os conceitos científicos a cerca de isomeria tornem-se mais claros e acessíveis, fazendo com que a aula seja mais agradável provendo assim, um aumento na qualidade do ensino

Agradecimentos

Referências

BONATTO,A. et, al. Interdisciplinaridade no Ambiente Escolar. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul-IX ANPED-2012.
CUNHA, Marcia Borinda. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 92-98, mai. 2012.
KISHIMOTO, T. M. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Pioneira, 1996.

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