PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE ELETROQUÍMICA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM CTSA COM ENFOQUE NO DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Carvalho de Souza, S. (UEPB-CAMPUS DE PATOS) ; Linhares Alves, L. (UEPB-CAMPUS DE PATOS) ; Oliveira dos Santos, R. (SEDUC-JP/CABEDELO) ; Lucena Trajano, L. (UEPB-CAMPUS DE PATOS)

Resumo

Atualmente, há a necessidade de buscar metodologias contextualizadas e inovadoras para o ensino de Química que possam fugir da educação tradicional baseada na memorização e no conhecimento centrado no professor. Baseado nisto, traçou-se um percurso metodológico de uma sequência didática, dividida em cinco momentos, desenvolvida na Escola Estadual Francelino de Alencar Neves, localizada na Cidade de Itaporanga – PB. Tal sequência trata de trabalhar o conteúdo Eletroquímica, contextualizado com o descarte de pilhas e baterias e toda sua problemática ambiental. A pesquisa sustenta-se numa pesquisa-ação, baseada numa abordagem de ensino CTSA. Constatou-se o maior interesse do alunado quando as aulas são desenvolvidas de forma dinâmica reforçando os benefícios da sequência didática.

Palavras chaves

CTSA. ; Pilhas e baterias.; Educação Ambiental.

Introdução

As novas tecnologias trouxeram consigo novas questões ambientais a serem estudadas. Com o rápido desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos modernos, pilhas e baterias passaram a ser utilizadas com maior frequência sendo consideradas soluções para muitos deles, porém, eles podem ser causa de um grande problema ambiental. É sabido que as pilhas e baterias são constituídas de metais pesados, como mercúrio, chumbo, cádmio, níquel, entre outros. Tendo em vista que essa conscientização deve partir do ambiente escolar, Ricardo (2007, p. 1), relata que a escola não oferece ainda uma formação adequada para a ciência e a tecnologia que vá além da informação e de relações meramente ilustrativas ou motivacionais entre esses campos de saberes. Diante desse contexto, sentiu-se a necessidade de desenvolver este trabalho em sala de aula cujo tema está intimamente ligado ao descarte de pilhas e baterias utilizando o conteúdo de eletroquímica inserida em uma perspectiva CTSA que pode aproximar o conhecimento científico-tecnológico do contexto real dos alunos onde eles tiveram a noção de quantos tipos diferentes de pilhas e baterias existem, além de estudar as reações ocorridas nas pilhas e os componentes tóxicos presentes nelas, a legislação brasileira e os processos de reciclagem desses materiais, despertando-os o interesse pela preservação ambiental, tornando-os cidadãos capazes de participarem e transformarem sua realidade e consequentemente o meio ambiente e, ainda conscientizar a comunidade escolar dos riscos do descarte inadequado de pilhas e baterias. Apropriou-se de uma pesquisa-ação, de natureza quanti-qualitativa, desenvolvendo uma sequência didática estruturada em cinco momentos pedagógicos, aplicada a alunos do 2° ano de Ensino Médio.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada com 32 (trinta e dois) alunos do 2º ano Médio regular da Escola Estadual Francelino de Alencar Neves situada na cidade de Itaporanga - PB e também foi aplicado um questionário a 40 moradores da cidade. O trabalho foi desenvolvido apoiado em observações e aplicação de questionários estruturados; e baseado ainda em uma metodologia evidenciada em uma pesquisa de campo com uma natureza qualitativa, quantitativa e de pesquisa-ação. Foi desenvolvida uma proposta de uma sequência didática, relacionada ao conteúdo eletroquímica com foco no descarte de Pilhas e Baterias, constituída por cinco momentos: O primeiro momento - consistiu no contato com os sujeitos da pesquisa, através de um questionário com perguntas objetivas e subjetivas, levando-os a expor seus conhecimentos prévios. No segundo momento aconteceu a exposição do vídeo: “Perigos das pilhas no meio ambiente”. Após o vídeo fez a leitura do texto “Pilhas e Baterias”, levando-os a interpretar e relacionar as informações fornecidas no texto com as do vídeo. Terceiro momento - ocorreu a montagem de uma pilha caseira, tomando como base experimental a pilha de Daniell, com o intuito de despertar a curiosidade dos alunos e levá-los a entender de forma prática o funcionamento de uma pilha e as reações químicas nela ocorrida, possibilitando associar a teoria e a prática. Quarto momento - apresentou-se uma palestra por um professor de química da respectiva escola e finalizou a sequencia com uma aplicação de um pós-teste, abordando um questionamento sobre os conhecimentos absorvidos nas etapas anteriores, sucedido de um debate sobre as aulas vivenciadas durante a sequência.

Resultado e discussão

Através do pré-teste pode-se perceber que todos os alunos tinham conhecimento prévio sobre a educação ambiental, mas, no entanto, 81,2% responderam que apresentam dificuldades no conteúdo de eletroquímica. Diante de tais circunstâncias, comprova-se ainda mais que o ensino atual não deve mais sustentar-se na tradicionalidade das aulas, mas deve sempre buscar meios eficazes para possibilitar o crescimento intelectual do aluno, despertando o interesse nestes. Apenas 17,5%, dos entrevistados da sociedade afirmam que o descarte inadequado desse material pode causar impactos ambientais, isto está relacionado à grande carência de conhecimento sobre Educação Ambiental, fato que os leva a praticar ações de degradação do Ambiente por falta de conhecimento. O momento da palestra orientou a sociedade sobre riscos trazidos pela falta de preservação à natureza. No momento da sequência, na qual a pilha foi montada a partir de materiais de basto custo (Figura 1), foi de grande eficácia, pois os alunos se mostraram extremamente interessados e ao mesmo tempo surpresos, pois nesse experimento associou-se a teoria e a prática e o que era tido como uma ciência fora da realidade tornou-se algo simples e prático. Após os momentos propostos os alunos afirmaram que não descartariam pilhas e baterias em qualquer local podendo associar tal resultado ao fato de que os alunos tomaram consciência dos riscos que as pilhas e baterias podem causar aos seres vivos. E eles analisaram a sequência proposta como boa e ótima (Figura 2) e gostariam que fosse desenvolvida em suas aulas no dia a dia. Essa grande aceitação dos alunos a mesma é devido ao fato da sequência fugir da tradicionalidade das aulas e propiciar aulas diferenciadas.

Montagem da pilha caseira.

Pilha baseada no conceito da pilha de Daniell a partir de materiais de basto custo e de fácil acesso.

Análise da eficácia da sequência didática.

Resultados da pesquisa com os alunos sobre a eficácia da sequência de ensino proposta.

Conclusões

A sequência de ensino desenvolvida oferece uma proposta de orientação ao professor de forma sequencial e lógica, possibilitando a participação ativa dos alunos. E para atrair a atenção dos discentes, ele precisa propor atividades diferenciadas, oferecendo um aprendizado mais dinâmico e significativo, de modo que torne suas aulas mais atrativas. Enfim, a sequência didática na perspectiva CTSA contribuiu tanto na aproximação do conhecimento científico ao mundo real dos alunos, como na construção de processos interativos nas aulas de Química.

Agradecimentos

A Universidade Estadual da Paraíba – UEPB - campus VII e ao grupo de pesquisas GEPAMEN do CCEA.

Referências

RICARDO, E. C. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação
no contexto escolar. In: Ciência & Ensino, v. 1, n. esp., p. 1-12, 2007.

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