Relato de Experiência do Estágio Curricular Supervisionado de Ensino

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Santos, P.M. (UFGD)

Resumo

A disciplina de Estágio Curricular Supervisionado de Ensino é dividida em quatro semestres, sendo possível ser cursada a partir do sexto semestre, pelos acadêmicos do curso de Química – Licenciatura e Bacharelado, da UFGD (Universidade Federal da Grade Dourados). O estágio configura-se como importante lócus de construção dos saberes docente, tendo em vista sua característica como espaço de interlocução entre a universidade e o contexto da educação básica. Diante dessa realidade, foram realizadas observações e coletas de dados visando à obtenção de informações e tais observações permitiram conhecer a realidade da escola, em particular, a relação professor-aluno e as dificuldades que ambos enfrentam no cotidiano escolar.

Palavras chaves

Estágio Supervisionado; Ensino; Química

Introdução

A disciplina de química abordada no ensino médio é vista como um assunto que não desperta o interesse dos estudantes, apesar de possuir um conteúdo vasto e que se encontra extremamente presente em nosso cotidiano (CARVALHO et al, 2007). São de fundamental relevância para a formação dos professores, a observação, orientação, prática e interação com os alunos na escola, possibilitando aos estagiários de licenciatura, uma nova perspectiva da realidade escolar num âmbito investigativo e sócio cultural (MENDES, 2006). O estágio permite a transição de informações de diferentes âmbitos e perspectivas, diminuindo assim, o grau de ações errôneas na prática docente e auxiliando no processo de saberes para educar (BRITO, 2006). A formação de professores não deve ser vista como um acúmulo de cursos e técnicas, mas sim como um processo reflexivo e critico sobre a prática educativa. Na maioria das escolas tem-se dado maior ênfase à memorização de fatos, símbolos, nomes, fórmulas, deixando de lado a construção do conhecimento científico dos alunos e a desvinculação entre o conhecimento químico e o cotidiano (MIRANDA et al, 2007). Assim, a atividade de estágio deve estabelecer-se de condições e experiências para o conhecimento da atuação futura do professor, mostrando os saberes do seu posto na docência e o real significado da profissão. O Estágio Supervisionado em Ensino II contempla a etapa de coparticipação, ou seja, os estagiários participam das aulas como “monitores”, auxiliando os alunos nas atividades e provas aplicadas pelo professor. A partir dessa ótica, o estagiário fica submetido ao planejamento estabelecido pelo professor regente, podendo interferir de maneira superficial em suas escolhas metodológicas, pois todo o plano da disciplina está previamente concebido.

Material e métodos

O Estágio Curricular Supervisionado de Ensino foi realizado na Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso, na cidade de Dourados/MS, com as turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. Cada turma possuía em média 30 alunos. Na escola, a prática do Estágio foi supervisionada pelas professoras regentes da disciplina. Para a fundamentação do estágio, em beneficio da unidade escolar e enriquecimento cientifico e prático do docente, na universidade houve a orientação o Prof. Ademir de Souza Pereira esteve orientando os estagiários junto com a Professora Diane Cristina Araújo Domingos, que nos instruiu em vários períodos do estágio para as relevantes possibilidades a serem tomadas referentes às ações do professor, para proporcionar um ambiente agradável na instituição, mas principalmente na comunidade. A metodologia adotada para este trabalho foi através de observações e coparticipações em sala de aula. No período das observações, procurou-se conhecer a escola, sua estrutura e funcionamento, e durante as observações procurou-se identificar os principais fatores que dificultam o processo ensino-aprendizagem da disciplina de química e a posição do professor-supervisor diante da turma. Durante as coparticipações, foram utilizadas listas de exercícios, elaboradas pelos estagiários, para avaliação dos alunos e esclarecer suas dúvidas em relação ao conteúdo estudado. Com a turma do 1º ano, foi realizada uma atividade no laboratório de informática, através de um software online sobre a tabela Periódica, que busca relacionar os elementos químicos com vários aspectos do cotidiano.

Resultado e discussão

Na primeira parte do estágio, a observação, notou-se que as dificuldades dos alunos consistiram basicamente numa deficiência da compreensão do conteúdo, da identificação/aplicação de conceitos, da falta de conceito básico de matemática e da interação produtiva entre eles. A relação entre os professores e os alunos era boa, havendo interação com os alunos com conteúdos bem explicados. Observou- se que o lado tradicional ainda permanece, fazendo parte das aulas dos professores, a falta de contextualização e a falta de aulas práticas e inovadoras. Na segunda parte do estágio, a coparticipação, a maior dificuldade foi com as turmas dos primeiros anos, pois eram turmas recentes do ensino fundamental, onde a maioria dos alunos apresentava um grande desinteresse com o conteúdo. Notou-se que a aprendizagem dos alunos é lenta e há um fraco acompanhamento na disciplina, pois muitos não participam da aula, resultando na falta de interesse com os exercícios aplicados, contudo o professor acaba aceitando esta situação ficando a mercê do aluno. Com a turma dos terceiros anos, obteve-se um resultado mais significativo. Eram bem interessados com o conteúdo, participavam das aulas, resolviam os exercícios e tiravam todas as suas dúvidas, pois estavam focados em ser aprovados na prova do vestibular. Os alunos sempre pediam atividades inovadoras, pois achavam aquela rotina de sala de aula cansativa. A atividade realizada no laboratório de informática, com a turma do 1º ano, trouxe excelentes resultados, pois houve a participação de 100% dos alunos, todas as dúvidas que os alunos tiveram, foram sanadas pelas estagiárias, fazendo assim, o conhecimento deles mais significativo, conseguindo relacionar a química com vários aspectos do cotidiano deles.

Conclusões

Muitas críticas ao ensino tradicional referem-se à ação passiva do aprendiz que frequentemente é tratado como mero ouvinte das informações que o professor expõe. A prática de estágio mostrou que a atuação do professor, frente ao processo de ética e político pedagógico das escolas não é uma tarefa fácil, requer muito esforço, habilidade, interesse e principalmente força de vontade. Entretanto, compete-nos neste desafio, a criatividade de moldar esta realidade e mostrar que é possível ser um bom profissional, mostrando que o amor pela educação pode superar os obstáculos e torná-lo prazeroso.

Agradecimentos

Agradeço a Deus pelo dom da vida, a direção da Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso, e aos professores orientadores da disciplina.

Referências

BRITO, A. E. Formar professores: rediscutindo o trabalho e os saberes docentes. In: MENDES SOBRINHO, J.A. (Org.) Formação de professores e práticas docentes: olhares contemporâneos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
CARVALHO, H. W. P.; BATISTA, A. P. L.; RIBEIRO, C. M. Ensino e aprendizado de química na perspectiva dinâmico-interativa. Experiências em Ensino de Ciências. v.2, p.34-47, 2007
MENDES, B.M.M. Novo olhar sobre a prática de ensino e o estágio curricular supervisionado de ensino. In: MENDES SOBRINHO, J.A.C.; CARVALHO, M. A. (Orgs.). Formação de Professores e Práticas Docentes: olhares contemporâneos. Belo Horizonte: Autêntica, p.193-206., 2006.
MIRANDA, D. G. P; COSTA, N. S. Professor de Química: Formação, competências/ habilidades e posturas. [S.l] 2007.

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