ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Carmo, G.S. (IF SERTÃO) ; Araújo, C.S. (IF SERTÃO) ; Brito, V.B. (IF SERTÃO) ; Hassuike, A.M.A.G. (IF SERTÃO)
Resumo
Essa pesquisa objetivou conhecer quais podem ser as possíveis contribuições do uso de instrumentos e/ou recursos tecnológicos no processo de ensino de aprendizagem na disciplina de ciências. Foi embasada na abordagem qualitativa e quantitativa e teve a participação de 5 professores. O procedimento adotado na coleta de dados foi observação participante e aplicação de questionários. Os resultados da pesquisa demonstraram que o uso de instrumentos tecnológicos contribui significativamente para elevar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes em sala aula mediante a realização de aulas mais dinâmicas, motivadoras e prazerosas. Desse modo, podemos concluir que é importante que o professor realize aulas com a utilização de instrumentos tecnológicos em sala de aula.
Palavras chaves
Ensino de Ciências; Instrumentos Tecnológicos; Ensino-Aprendizagem
Introdução
A sociedade contemporânea está cada vez mais informatizada e globalizada. A utilização dos computadores vem desempenhando papéis cada vez mais importantes no dia a dia das pessoas e na educação. Sendo assim, é impossível pensar em um processo de ensino aprendizagem que não integre os recursos tecnológicos e a prática educativa (HACK e NEGRI, 2010). Diante dessa realidade a escola tem o papel fundamental na formação do ser humano, ou seja, é o principal espaço de aprendizagem e, por isso, deve possibilitar ao estudante vivencias e experiências concernentes a aprendizagem de conteúdos teóricos, mais também a vivencia, social, cultural, política, tecnológica, dentre outros. Neste contexto, no espaço escolar e educacional, o aluno pode conhecer coisas novas e aprender novas experiências no mundo contemporâneo (BRITO, 2001; MATHIAS, BISPO e AMARAL, 2009). Para a Souza e Cunha (2009), o papel do professor em sala não deve ser concebido como sendo um transmissor de conteúdos teóricos, mas sim o de facilitar a apreensão e compreensão de aprendizagens diversas. Desse modo, o professor pode desenvolver em sala de aula estratégias pedagógicas inovadoras de ensino as quais podem contribuir de maneira significativa para elevar o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Esse estudo objetivou conhecer quais podem ser as possíveis contribuições do uso de instrumentos e/ou recursos tecnológicos no processo de ensino de aprendizagem na disciplina de ciências. A realização desse estudo foi considerada relevante visto que visa discutir sobre a possibilidade elevar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem mediante o uso de instrumentos tecnológicos em sala de aula.
Material e métodos
Esse estudo diz respeito uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa e quantitativa do tipo descritiva realizada durante o período de janeiro a julho de 2014. Os participantes dessa pesquisa foram 5 professores de duas escolas situadas na zona urbana da cidade de Petrolina-PE que lecionam a disciplina de ciências no ensino fundamental a disciplina de química no ensino médio, sendo 2 professores de uma escola pública estadual e 3 professores de uma escola particular. Visando ter uma melhor compreensão sobre a temática discutida nesta pesquisa inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre quais podem ser as possíveis contribuições do uso de instrumentos e/ou recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de ciências. Objetivando obter dados qualitativos para a pesquisa foi realizado, mediante a permissão dos professores e estudantes, a observação participante durante as aulas ministradas pelos referidos professores. Por outro lado, para obter dados quantitativos foi aplicado um questionário com perguntas fechadas e abertas. Inicialmente os pesquisadores realizaram observação participante em sala de aula durante 2 dias nos momentos que o professor ministrava suas aulas. Após as observações foi agendado a aplicação dos questionários aos professores em dia, horário e local conveniente a cada um deles. Algumas das perguntas do questionário envolviam os aspectos: Você considera importante o uso de instrumentos em sala de aula? Qual a importância do uso de ferramentas tecnológicas no ensino de ciências? Você utiliza esses recursos tecnológicos em suas aulas?
Resultado e discussão
A partir da coleta de dados mediante a aplicação dos questionários 2 professores
da escola pública afirmaram que o uso de instrumentos e/ou recursos tecnológicos
contribui na compreensão e assimilação dos conteúdos ministrados em sala. Para
esses professores o uso de instrumentos, tais como: computador e datashow
permitem que os estudantes visualizem imagens, vídeos e interajam em ambientes
virtuais por meio da internet (MATHIAS, BISPO e AMARAL, 2009). Esses professores
ressaltaram que a escola possui poucos instrumentos tecnológicos para o
professor utilizar em sala de aula. Ressaltaram ainda a necessidade de haver uma
capacitação que os instrua a manusear corretamente os equipamentos disponíveis
na escola, visto que, de acordo com os professores, não fazem uso por não
saberem como eles funcionam.
Por outro lado, os dados coletados com os professores da escola particular
revelaram que os professores também consideram importante o uso de instrumentos
e/ou recursos tecnológicos em sala de aula. Para os professores desta escola,
esse tipo de ferramenta pode contribuir significativamente para elevar o
processo de ensino e aprendizagem uma vez que podem tornar as aulas mais
dinâmicas, motivadoras e prazerosas mediante o uso de ilustração, vídeos, dentre
outros.
Na escola particular os três professores relaram que fazem uso de instrumentos
tecnológicos. Relataram que na escola há vários tipos de instrumentos e/ou
recursos tecnológicos disponíveis para os professores, tais como: datashow,
computadores, quadro digital e interativo, dentre outros. Ressaltaram também que
todos os educadores desta escola sabem manusear esses instrumentos tecnológicos
em sala de aula.
Concernente a desvantagens do uso de instrumentos tecnológicos relataram que diz
respeito ao tempo que se perde em montar e desmontar esses equipamentos em sala
de aula.
Conclusões
Com a realização desse estudo percebemos que, na concepção dos professores entrevistados, o uso de instrumentos tecnológicos contribui significativamente para elevar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes em sala aula mediante a realização de aulas mais dinâmicas, motivadoras e prazerosas. Os professores mencionaram alguns aspectos negativos, tais como: não saberem manusear corretamente os instrumentos tecnológicos disponíveis na escola e perda de tempo em montar e desmontar os instrumentos tecnológicos na sala de aula.
Agradecimentos
Agradecemos as escolas Maria Auxiliadora e Dom Malam, que permitiram a realização desse trabalho.
Referências
BRITO, S. L. Um Ambiente Multimediatizado para a construção do Conhecimento em Química. Revista Química Nova na Escola. n. 14, nov. 2001.
HACK, J. R.; NEGRI, F. Escola e Tecnologia: a capacitação docente como referencial para a mudança. Revista Ciência e Cognição. v. 15, 2010.
MATHIAS, G. N; BISPO, M. L. B; AMARAL, C. L. C. Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de química no ensino médio. In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. Disponível: http://www.foco.fae.ufmg.br/viienpec/index.php/enpec/viienpec/paper/viewFile/1177/320. Acesso em 24 jun 2014.
REZENDE, F. As novas tecnologias na pratica pedagógica sob a perspectiva construtiva. Revista Pesquisa em Educação. v. 2, n. 1, mar. 2002
SOUZA, A. G; CUNHA, M. C. K. Reflexões sobre a tecnologia educativa. Revista Horizontes de Linguística Aplicada. n. 1, v. 8, p. 82-99, 2009.