ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Marques Rodrigues, A. (IFPI) ; Francisco dos Santos Borges, V. (IFPI) ; Francisco dos Santos Borges, V. (IFPI) ; Lueny de Moura Fé, M. (IFPI) ; Luis Castro de Sales, A. (IFPI)
Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), criado em 2007, tem o intuito de promover a melhoria da qualidade da educação básica a partir do incentivo à carreira docente. Nesse sentido, este trabalho busca ampliar o debate que envolve esse tema, discutindo a influência do referido programa na decisão do bolsista do PIBID no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), no Campus Picos, em seguir a carreira do magistério. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, aplicando-se questionários para os alunos bolsistas. Os dados obtidos demonstraram que o programa tem significativa importância na formação dos estudantes, levando-os a seguirem uma possível carreira do magistério em Química.
Palavras chaves
BOLSISTAS; PIBID; MAGISTÉRIO
Introdução
Nas últimas décadas a educação básica brasileira vem enfrentando vários desafios. O surgimento tardio de cursos superiores específicos para a formação docente no Brasil talvez explique a problemática vivida hoje no país (ARANHA, 1989). A pouca procura pelos cursos de licenciatura, principalmente nas áreas de ciências da natureza e matemática, fez com que o Governo Federal desenvolvesse alguns programas para minimizar esses problemas. Dentre alguns desses programas, criou-se o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), que tem como objetivo: incentivar a formação de docentes, promovendo a integração entre educação superior e educação básica através da inserção dos licenciandos no cotidiano escolar da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. Este trabalho tem por finalidade mostrar a importância do PIBID na formação de futuros docentes que irão atuar no ensino da Química.
Material e métodos
Este trabalho baseou-se em uma pesquisa qualitativa, que segundo Triviños, possibilita uma melhor abordagem para pesquisas educacionais (1987). Trata-se de um estudo de caso, desenvolvido no primeiro semestre de 2014 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, no Campus Picos. O IFPI conta com 60 bolsistas no âmbito do PIBID para o curso de licenciatura em Química e todos participaram da pesquisa, onde os mesmos responderam os questionários aplicados.
Resultado e discussão
: Após a realização da pesquisa obteve-se os seguintes resultados: 100% disseram que o PIBID é de fundamental importância para sua formação, 90% pretendem seguir a carreira do magistério, tendo o programa como principal evento que os influenciou na decisão, os demais 10% têm dúvidas quanto seguir a carreira do magistério. Estes resultados nos levam a perceber a importância do programa na formação do estudante para concluir o curso e seguir a carreira do magistério e atuar na educação básica enquanto futuro professor de química.
Nóvoa (2003) nos faz refletir quanto às experiências vividas no espaço escolar, quando diz que:
É evidente que a Universidade tem um papel importante a desempenhar na formação de professores. Por razões de prestígio, de sustentação científica, de produção cultural. Mas a bagagem essencial de um professor adquire-se na escola, através da experiência e da reflexão sobre a experiência. Esta reflexão não surge do nada, por uma espécie de geração espontânea. Tem regras e métodos próprios. (NÓVOA, 2003, p. 5)
Conclusões
A educação ainda tem muito que melhorar, porém o PIBID tem-se mostrado um eficiente programa no que diz respeito à possibilidade de ampliar a formação do licenciando, dando condições aos estudantes bolsistas de analisarem a realidade na qual será inserido como profissional do magistério. O programa possibilita aos estudantes bolsistas momentos de reflexão e ação, tornando-o apto a lidar com o contexto escolar atual, percebendo suas dificuldades para que como futuros docentes possam estar preparados para assumir a responsabilidade social de mudar a realidade do seu País.
Agradecimentos
Primeiramente a Deus, às nossas famílias, ao IFPI e a CAPES pelo benefício concedido.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em: <www.mec.gov.br.> Acesso em 10/06/2014.
ARANHA, M. L. de A. 1989. História da Educação. 1. Ed. São Paulo: Moderna, 1989.
TRIVIÑOS, Augusto N. Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.
NÓVOA, António. Novas disposições dos professores: A escola como lugar da formação; Adaptação de uma conferência proferida no II Congresso de Educação do Marista de Salvador (Baía, Brasil), em Julho de 2003. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/685/1/21205_ce.pdf.>. Acesso em: 18/08/2014.