ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Duarte, D.S. (UEMA) ; Santos, M.S. (UEMA) ; Monteiro, T.O. (UEMA) ; Silva, A.L. (UEMA) ; Santos, K.M.S. (UEMA) ; Viana, J.D. (UEMA) ; Mendes, M.J.P. (UEMA)
Resumo
No ensino médio podemos observar que o ensino das disciplinas exatas, principalmente a química não é bem interpretada pelos alunos, pois em muitas escolas o método de ensino ainda é bem tradicional, não levando em conta as ideias, e experiências obtidas pelos alunos nos anos anteriores de estudos. Pensando nisso foram desenvolvidas muitas técnicas ou metodologias para melhorar o aprendizado do aluno na área de ciências. Uma dessas técnicas é o uso de softwares com conteúdos relacionados a disciplina química. Neste trabalho foram utilizados o Quip Tabela e o Avogadro com o objetivo de auxiliar a aprendizagem dos alunos do 1ºe 3º anos do ensino médio, mostrando-se muito eficaz na sua utilização.
Palavras chaves
Química; Softwares; Aprendizagem
Introdução
A tecnologia é uma área de conhecimento humano multidisciplinar que trata de inovação da produção e do uso de ferramentas, numa ação cujo objetivo é obter algum de tipo de benéfico individual ou grupal (PASSERINHO, 2010). No Brasil, principalmente nas escolas publicas o uso da informática na educação ainda se apresenta timidamente, o que na prática, representa um prejuízo sem precedentes. Os países desenvolvidos de economia forte, já inseriram essa tecnologia como instrumento há muito mais tempo, e, por conseguinte apresenta melhor qualidade (OLIVEIRA, 2008). Atualmente as atenções e questionamentos se voltam para o computador, porque é o mais novo instrumento de mediação a fazer parte do cenário educacional. Os elementos que mais contribuíram para que o computador se tornasse um dos mais versáteis mediadores tecnológico no campo da educação foram os programas e os protocolos de comunicação, que recebem o nome de softwares (JUCA, 2006). A química por ser uma disciplina de contexto eminentemente experimental, também apresenta conteúdos abstratos e de difícil compreensão e visualização principalmente pelos alunos. Este problema poderia ser parcialmente resolvido com a utilização de softwares específicos. O Quip Tabela é um software interativo, que conta com 30 informações sobre cada elemento químico, não é somente um banco de dados com informações químicas, mas sim um programa que auxilia a construção do conhecimento referente ao assunto tabela periódica. Avogadro é um software desenvolvido por um conjunto de professores, que permite editar moléculas e montar suas ligações. Neste trabalho foram utilizados o Quip Tabela e o Avogadro com o objetivo de auxiliar a aprendizagem dos alunos do 1º e 3º anos do ensino médio, mostrando-se muito eficaz
Material e métodos
Primeiramente foi feita uma revisão na literatura sobre softwares, educação, como aborda-los nas aulas de química, dentre outros assuntos. O presente trabalho foi realizado na escola Estadual de Ensino médio Paulo VI, localizada no Bairro Cidade Operária, em São Luís – MA. Depois foi feita uma visita na escola para observação das turmas e aplicar um questionário inicial para saber do interesse dos alunos nas aulas de química. A próxima etapa do trabalho consistiu na aplicação de uma oficina interativa na turma da 1ª serie do ensino médio, nesta etapa os alunos utilizaram e conciliaram o software Quip tabela, com as aulas de química. Ao usar o aplicativo os alunos aprenderam de forma interativa conteúdos que envolveram o estudo da tabela periódica. Em outro momento foi realizado outra oficina com os alunos da 3º serie do ensino médio onde os mesmo utilizaram o software Avogadro, com este software os alunos puderam editar facilmente moléculas e montar as suas ligações tudo em três dimensões. O seu diferencial é que ele não trata apenas de moléculas reais, mas permite que o usuário dê asas a sua imaginação atômica. Ao final de cada oficina, foi aplicado um questionário final para avaliar as atividades realizadas e seus conceitos sobre o estudo da química. As respostas dos questionários iniciais e finais foram anotadas, para obtenção de resultados, avaliando os conceitos dos alunos acerca da química, se facilitou se foi mais produtivo entre outros aspectos. E por fim foram elaborados e entregues materiais didáticos com o tutorial de cada software, para os alunos.
Resultado e discussão
Após a aplicação dos questionários e oficinas, foi possível coletar alguns
resultados significativos como mostra o gráfico 1, a maioria dos alunos disseram
que gostam de química, justificando este interesse pelo fato de entenderem
certos fenômenos que acontecem no dia-a-dia. Os que falaram que não gostam de
química foram pelo fato de eles acharem a disciplina difícil, e por consequência
se torna desestimulante. Como mostrado nos gráficos 2 e 3, onde os alunos foram
questionados com a seguinte pergunta, “Você acha que o software oferece um
melhor aprendizado da Química?”, para o software Quip Tabela, 97% dos alunos que
conheceram e treinaram no software durante as oficinas, disseram que ele
oferece um melhor aprendizado, pois segundo os mesmos, aprender química fica
mais divertido, e eles passaram a entender conceitos antes não muito bem
associados. Os alunos da 3ª série, que utilizaram o software Avogadro como
ferramenta pra auxiliar seus estudos em química, segundo eles, houve uma maior
noção como é uma molécula, antes vista apenas nos livros, agora eles poderiam
“brincar”, “animar” e dar “vida” as moléculas. Como mostrado no gráfico 2, 86%
dos alunos afirmaram que o programa Avogadro oferece um melhor aprendizado, não
como uma ferramenta única de aprendizado, mas como um complemento de outros
métodos de ensino. Uma das grandes vantagens do uso do computador em educação é
o seu apelo visual. Imagens, cores, personagens e movimento são parâmetros que
se contrapõem à monótona e bem mais estáticas características do ensino
tradicional. Livros e quadro, apesar dos esforços de editoras e professores, não
se comparam à dinâmica que pode possuir um jogo no computador.
Respostas dos alunos à pergunta “Você gosta de estudar Química?”.
Respostas dos alunos do 3°ano quanto eficiência do software Avogadro e Quip tabela. “Você acha que o software oferece um melhor aprendizado da química
Conclusões
O uso de softwares na educação mostra-se bem eficiente, a cada dia que passa maior é o crescimento desses aplicativos para auxiliar nas aulas de química. Os alunos mostram-se muito interessados durante a aplicação da oficina, podendo concluir que eles têm uma carência grande em aprender química de uma forma diferenciada. A atividade contribuiu de maneira significativa para que cada aluno continue pensando no assunto e em decorrência disto, terem elementos e motivações para conseguirem melhorar seus conceitos e fazer com que os softwares sejam de uso continuo em suas aprendizagens em química.
Agradecimentos
Referências
BONA, B. O. Análise de softwares educativos para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, vol.4, n. 1, pp.35-55, 2009.
S. JUCA, A relevância dos softwares educativos na educação profissional. Aceito em 02/08/2006. Centro Federal de Educação tecnológica do Ceará. (CEFET-CE).
PASSERINO, L. apontando para uma reflexão sobre a função social das tecnologias no processo educativo. Revista texto Digital, florionopolis,2010.
OLIVEIRA, S,W. As tic´s e suas importâncias no ambiente de aprendizagem. Salvador Bahia 2008.
www.quiprocura.net.quiptabela,Acessado em 19/06/2014.
Cientista didático.com.br .Acessado em 16/06/2014.