ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Martins, C.P.S. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Sousa, E.F. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Sousa, J.S. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Brandão, G.M.M. (PROFESSORA DA ESCOLA ESTADUAL IDALINA DE PAULA) ; Silva, J.G.D. (PROFESSOR CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS) ; Castro, I.P.M. (PROFESSORA DO IFTO CAMPUS PARAISO DO TOCANTINS) ; Viroli, S.L.M. (PROFESSOR DO IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS)
Resumo
O objetivo desse estudo foi a construção de uma tabela periódica com material de baixo custo como recursos didáticos para proporcionar aos alunos assimilação de conteúdos de química em sala de aula. A Confecção da tabela periódica foi realizada três etapas: levantamento das dificuldades dos alunos em assimilar o conteúdo ministrado em sala de aula, confecção dos cubos e construção da estrutura da tabela, e a ultima etapa incluir as informações nas faces dos cubos. A construção do recurso didático é uma estratégia de ensino que promove o trabalho em grupo, a divisão de tarefas, a aprendizagem adquirida através da experiência investigativa dos alunos, a abordagem do conteúdo e a relação da teoria com a prática observada em seu cotidiano.
Palavras chaves
PIBID; Tabela periódica ; Ensino de Química
Introdução
O ensino de Química descontextualizado, sem metodologias e estratégias de ensino que motivem a aprendizagem, não consegue estabelecer uma conexão entre o saber escolar e o cotidiano devido a ausência de estratégia de ensino que produza esta contextualização (SOARES, 2008; LIMA; MARCONDES, 2011). A tabela periódica é um recurso indispensável para o ensino de química. O seu ensino praticado em algumas escolas privilegia aspectos teóricos de forma tão complexa que se torna abstrato para o educando (SEIXAS et al., 2001; TRASSI et al., 2001). Entender a tabela periódica facilita muito o entendimento dos conteúdos relacionados à disciplina, afinal, é nela que são encontradas, de forma organizada, informações básicas sobre os elementos químicos e suas substâncias. A busca por novas metodologias e estratégias de ensino para a motivação da aprendizagem que sejam acessíveis, modernas e de baixo custo é sempre um desafio para os professores (BRASIL, 2006; ROSA; ROSSI, 2008;). O docente deve criar situações que promovam a construção e produção de conhecimento que devem ser compreendidas por seus alunos (NANNI, 2004). Um dos recursos utilizados para melhorar o ensino de Química é a utilização de atividades lúdicas possibilitando um ensino menos formal e mais atrativo, introduzindo termos complexos, técnicos e abstratos de forma contextualizada (SOARES, 2008). O objetivo desse estudo foi a construção de uma tabela periódica com material de baixo custo como recurso didático para proporcionar aos alunos assimilação de conteúdos de química em sala de aula.
Material e métodos
A confecção do recurso didático foi realizada no Colégio Estadual Idalina de Paula, pelos bolsistas do Programa de Iniciação a Docência – PIBID do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO, Campus Paraíso do Tocantins, em três etapas. A 1ª etapa foi um levantamento das dificuldades dos alunos do 1º ano do Ensino Médio em assimilar o conteúdo ministrado em sala de aula e a falta de interesse pelo tema abordado. Os bolsistas do PIBID realizaram palestras, filmes e revisão para esclarecer e diminuir dificuldades de aprendizagem dos alunos acerca do tema proposto. Em seguida, orientados pelos bolsistas do PIBID, os alunos pesquisaram sobre questões ambientais, elementos da tabela periódica. Foi proposta a construção de uma tabela periódica com matérias de baixo custo. Na 2ª parte realizou-se a confecção dos cubos de 7,5 cm de aresta, para isso foram utilizadas 116 caixas de leite, régua, cola branca, imagens impressas mostrando as informações de cada elemento e papel contact. Para a construção da estrutura da tabela utilizou-se 4 metros de cano PVC, 6 joelhos de PVC; 2 “T” de PVC e barra de ferro que serviu como suporte dos cubos. A fase final do trabalho foi inserir as informações impressas nas faces do cubo. Na 1ª face do cubo foi colada a sigla do elemento, nome, massa atômica e numero atômico. Na 2ª face mostrou-se a imagem do elemento em seu estado bruto, como é encontrado na natureza. Na 3ª face foi representado o elemento na forma industrializada ou aplicada em materiais, e na 4ª face um breve histórico e propriedades do elemento.
Resultado e discussão
O principal benefício da tabela é ser dinâmica, ter elementos com capacidade de
girar e desagrupar, além de instrumento que facilita a compreensão das
propriedades periódicas por meio da interativide. Na proposição tradicional de
ensino, a aprendizagem está centrada na repetição de conteúdos
descontextualizados e fragmentados, os quais não fazem inter-relações entre
diferentes formas de saber, mostrando-se superficiais (ZANON; MALDANER, 2010;
GALIAZZI, 2011). A construção da tabela periódica associado ao contexto
ambiental permitiu interligar a química com outras disciplinas, através de temas
como lixo urbano, coleta seletiva, reciclagem, doenças transmitidas pelo acúmulo
de lixo, impactos ambientais, sustentabilidade e história e organização da
tabela periódica. A abordagem interdisciplinar possibilitou a analise histórica
das influências das ações humanas que possibilitaram o estado de degradação
ambiental. Os alunos perceberam que podem promover atitudes sustentáveis através
do consumo consciente optando por produtos que invistam na minimização dos
impactos ambientais, reutilizando e reciclando materiais que poderiam ser
descartados no meio. A percepção de que os elementos químicos estão presentes no
cotidiano, além da conscientização ambiental, mostrar que a ciência está em
permanente mudança, fazer relações históricas e contextualizadas, na busca por
uma melhor compreensão de determinados conceitos são ações salientadas por
pesquisadores da área de Ensino de Ciências (CHASSOT, 2006; DELIZOICOV et al.
2011). A Figura 01 ilustra os materiais utilizados para a construção da Tabela e
a Figura 02 ilustra a Tabela Periódica construída.
Conclusões
A pesquisa demonstrou que a construção da tabela periódica utilizando materiais de baixo custo e produzida através de uma estratégia lúdica e contextualizada, foi uma estratégia de ensino que promoveu o trabalho em grupo, a divisão de tarefas, a aprendizagem através da experiência investigativa dos alunos somada ao conteúdo do livro didático, buscando orientá-los a serem sujeitos ativos de seu próprio conhecimento.
Agradecimentos
A DEUS, CAPES, PIBID-Química/IFTO, IFTO/Campus Paraíso do Tocantins e Colégio Estadual Idalina de Paula/ Paraíso do Tocantins - TO
Referências
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