Estudo do Carbono no Solo em Diferentes Sistemas de Uso e Manejo com os Alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Bay, M. (IFRO - CAMPUS ARIQUEMES) ; Lima, M.M. (IFRO - CAMPUS ARIQUEMES) ; Conde, T.T. (IFRO - CAMPUS ARIQUEMES)

Resumo

Neste trabalho nos preocupamos em inserir o aluno com aulas práticas de coletas de solo e discussões dos resultados obtidos, já que em grande maioria as disciplinas do Curso Técnico em Agropecuária estão relacionadas com o meio ambiente. Para as análises de solo foram coletadas 10 amostras compostas onde foi feita a média dessas para analises comparativa nas camadas de 0 a 20 cm e de 20 – 40 cm em quatro diferentes usos da terra (floresta nativa, pastagem, cana de açúcar e reflorestamento de Teca). Os sistemas não apresentaram diferenças tão significativas entre si para a presença em relação aos demais usos da terra. Já em relação aos alunos foi muito proveitoso visto que após essas aulas se mostraram com maior interesse nas aulas teóricas.

Palavras chaves

Solo; Carbono; Aula Prática

Introdução

O monitoramento adequado do solo pode ser feito utilizando-se propriedades e/ou atributos que reflitam a capacidade de produção do solo e a sua sustentabilidade. Para isso é necessário definir as funções do solo e identificar as propriedades e/ou atributos associados a estas. As propriedades ou atributos devem representar indicadores capazes de mostrar mudanças ocorridas na qualidade do solo, refletindo alterações da sua condição frente ao uso da terra e sistemas de manejo. As alterações no uso da terra têm, portanto, estreita relação com a dinâmica da matéria orgânica e com o ciclo biogeoquímico dos elementos, modificando a capacidade produtiva desses ambientes. Um profissional vai se formando na relação teoria e prática, pois é a partir da ação e da reflexão que o profissional se constrói enquanto indivíduo em pleno estado de mudança (BOAS, 2013). Assim faz-se necessário a inserção na realidade do cotidiano escolar com a prática pedagógica através da realização de aulas práticas de coleta de solo para quantificar o carbono presente no solo em áreas com diferentes usos na Fazenda do Instituto Federal de Rondônia – IFRO Campus Ariquemes e analisar o que melhor promove a sustentabilidade ambiental promovendo a integralização dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária com disciplinas estudadas, tendo em vista que os ecossistemas florestais apresentam uma grande capacidade de estocar o carbono assimilado pela vegetação via fotossíntese. Com as aulas práticas para os alunos que ingressam no Curso Técnico sem um conhecimento das possíveis áreas que poderá atuar quando formado, dessa forma o aluno que não gostar poderá ainda que cedo tomar uma outra decisão na sua carreira de estudante.

Material e métodos

A área de estudo está localizada na área do Instituto Federal de Rondônia-IFRO Campus Ariquemes, no município de Ariquemes cujas coordenadas são: 09º 54' 48" S e 63º 02' 27" W e com altitude de: 142m. Esse estudo foi desenvolvido em duas fases: a) Uma fase de campo, na qual serão levantadas informações sobre o tipo de solo e escolha das áreas a serem estudadas e a coleta das amostras de solo dos diferentes sistemas de uso; b)Análise química das amostras em laboratório para a avaliação do solo e discussão dos resultados. Sendo assim, as amostras foram coletadas em áreas de: Tectona grandis - Teca; Brachiaria brizantha - braquiaria; Saccharum ssp - cana-de-açúcar e Floresta nativa. Os solos com Teca e pastagem encontram-se com 28 anos, enquanto aqueles ocupados com cana de cana-de- açúcar têm 3 anos. A mata atual não sofreu alterações antrópicas servindo como referência. Todas as coletas foram efetuadas em solos do tipo Latossolo Vermelho-Amarelo (Embrapa, 1999). As trincheiras abertas com as profundidades de 40 cm foram coletadas 05 amostras compostas nas profundidades de 0 – 20 cm e 20 – 40 cm solo respectivamente. A determinação da matéria orgânica do solo foi realizada no laboratório Agrotécnico Piracicaba Ltda (PIRASOLO). O método baseia-se na ação oxidante do dicromato de potássio (K2Cr2O7) em meio ácido, sobre a fração do solo denominada carbono orgânico. Esse método proposto por Walkley & Black (1934) é o método mais utilizado nos laboratórios brasileiros, pois é de simples execução e dispensa o uso de equipamentos especializados, além de apresentar boa exatidão.

Resultado e discussão

De um modo geral verificou-se maiores concentrações nas camadas superficiais e diminuição dos teores de C com o aumento da profundidade em todas as áreas estudadas, visto que a camada superficial do solo é onde ocorre maior acumulação da matéria orgânica do solo pela deposição de material vegetal da parte aérea das plantas ou cobertura morta, além do efeito das raízes. Não foram verificadas diferenças significativas do teor de COS quando comparados os diferentes usos de solo em relação à mata nativa para as camadas estudadas, um fato interessante foi a queda na floresta nativa da profundidade de 0 -20 cm para 20 – 40 cm com uma variação de 8,35 mg/ha. Verificou-se que os teores de carbono médios conforme figura 01 foram maiores na área de cana de açúcar e não na área de referência (floresta nativa) como se esperava, e o menor valor prevalecendo na área de mata nativa. Isso pode estar associado a maior exposição da matéria orgânica ao fato da maior intensidade do fator sol na área de cana de açúcar que contribuem para acelerar a decomposição da matéria orgânica no solo. O sistema radicular contribui substancialmente para a adição de COS em sub superfície, denotando que a mata nativa possui uma grande heterogeneidade de espécies vegetais, o que torna a distribuição da deposição de material orgânico através de raízes mais heterogêneas ao longo do perfil de monoculturas, principalmente no caso da cana de açúcar que forma um grande aporte da camada de serapilheira no solo. O fato de a pastagem ter um valor muito aproximado do estoque de carbono da floresta nativa pode ser atribuído ao sistema radicular mais desenvolvido e bem distribuído das gramíneas com pastagem.

Tabela

Tabela com os resultados

Conclusões

Considerando-se os dados e os argumentos apresentados, constata-se que os tipos de uso da terra estudados, podem promover incrementos ou manutenção dos níveis de MOS e devem ser indicadas não somente como um meio de aumentar a produtividade dos cultivos no caso da cana de açúcar, mas também como uma forma de reduzir os impactos adversos causados pela elevada concentração de GEE na atmosfera. Em relação aos alunos que participaram da aula prática e das análises dos dados sendo muito proveitoso, todos se dedicaram e compreenderam melhor as aulas de solo teóricas.

Agradecimentos

Referências

BOAS, GILMARA; disponível em http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/48753/a-importancia-das-teorias-na-pratica-pedagogica; acesso em 15 de maio de 2014

EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Manual de métodos de análise de solos. 2 ed. Rio de Janeiro, 1997.

EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Brasília, 1999. 412p. il. (EMBRAPA/CNPS-RJ. Documentos, 5).

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ