ELABORAÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA ALTERNATIVA COM ALUNOS DO 9º ANO DA UNIDADE DE EDUCAÇÃO BÁSICA NEWTON NEVES EM SÃO LUÍS - MA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Santos, G.K.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA) ; Fernandes, R.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA) ; Monteiro, L.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA) ; Dias, V.R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA) ; Cordeiro, I.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA) ; Júnior, J.R.G.A. (UNIDADE DE EDUCAÇÃO BÁSICA NEWTON NEVES) ; Vasconcelos, A.F.F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA) ; Silva, (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA)

Resumo

Este trabalho visa por meio de atividade lúdica, elaborar uma tabela periódica com alunos do 9° ano da Unidade de Educação Básica Newton Neves em São Luís – MA, utilizando métodos que facilite o ensino e a aprendizagem. Foram envolvidas 118 caixas de fósforos com papel camurça de cores diferentes representando metais, ametais e gases nobres. Para facilitar o aprendizado colocou-se em 32 das caixas de fósforos a fotografia do aluno representando o elemento químico e de número atômico igual seu número no diário de chamada. Depois de verificada a aprendizagem, repetiu-se a metodologia para os outros elementos químicos, modificando o número do aluno. Aplicou-se um questionário para verificar se a atividade colaborou como meio facilitador, obtendo-se resultado satisfatório dos alunos.

Palavras chaves

Ludicidade; Aprendizagem; Tabela periódica

Introdução

A dificuldade em aprender os conteúdos sobre a tabela periódica é demonstrada pelo aluno em vários âmbitos do ensino e, coloca diante do professor o desafio de buscar métodos que atraia e desperte a sua motivação de maneira que ele reconheça a importância do assunto. Segundo Tolentino e Rocha-Filho (1997), a tabela periódica tem um valioso caráter didático, entretanto, acredita-se que o sucesso ao lecionar o conteúdo está intimamente ligado aos conceitos de átomo e as teorias atômicas estudadas (CARUSO; OGURI, 1997). Levando em consideração que os conteúdos átomos e teorias atômicas são abstratos e distantes da realidade dos estudantes, é de considerar também abstrato e difícil, o estudo de tabela periódica, que muitas vezes remete-se ao processo de decorar regras e esquemas (MEDEIROS, 2008). Isso porque a Tabela Periódica é o símbolo mais conhecido da linguagem química e se constitui em um valioso instrumento didático para o ensino dessa ciência (TOLENTINO et al., 1997; TROMBLEY, 2000), embora muitos estudantes a reconheçam como um verdadeiro amontoado de informações que precisam ser essencialmente memorizadas (CHRISPINO, 1994; DALLACOSTA et al., 1998; NARCISO JR et al., 2000). Este trabalho tem como objetivo elaborar uma tabela periódica alternativa, desenvolvendo uma atividade lúdica e dinamizada, aplicando uma metodologia diferenciada que facilite o ensino e a aprendizagem.

Material e métodos

A atividade de elaboração da tabela periódica foi realizada na Unidade de Educação Básica Newton Neves em São Luís - MA, com alunos do 9° ano. Após serem adquiridas as 118 caixas de fósforos, todas foram envolvidas com papel camurça de cores diferentes, representando os grupos dos metais, ametais e gases nobres. Para facilitar o aprendizado, representaram-se os 32 primeiros elementos químicos com fotografia dos alunos e de número atômico igual ao seu número no diário de chamada. Depois de verificada a aprendizagem, repetiu-se a metodologia para os outros elementos químicos, modificando o número do aluno mediante o novo número atômico desejado. Durante todo trabalho, os alunos desenvolveram pesquisas sobre a tabela periódica e, após, o processo de elaboração da atividade, aplicou-se um questionário com os alunos a fim de obter informações sobre a metodologia desenvolvida. A figura 1 abaixo mostra a tabela alternativa elaborada e seus elaboradores.

Resultado e discussão

Com a criação da tabela periódica alternativa e a nova metodologia utilizada, o aluno aprendeu informações da simbologia, do número atômico, da massa atômica, do grupo e da família do elemento químico e, descobriu suas aplicações no cotidiano. Dessa forma é de grande importância aplicar metodologias alternativas no ensino-aprendizagem como forma de dinamizar e estimular o interesse do educando pelas aulas de química, melhorando assim, a sua compreensão (Rosa, 2012). De acordo com os resultados obtidos no questionário, verificou-se que os 32 alunos mostraram interesse na atividade, afirmando que o lúdico contribui para o aprendizado e, favoreceu no processo de ensino da tabela periódica. O gráfico abaixo mostra o grau de aceitabilidade pelos alunos do uso da tabela periódica alternativa proposta e idealizada (Figura 2).

Figura 1

Tabela periódica alternativa

Figura 2

Resultados obtidos com o questionário aplicado

Conclusões

Diante do exposto, conclui-se que a elaboração da tabela periódica alternativa, desenvolvida por atividade lúdica e dinamizada através de uma metodologia diferenciada, facilitou o ensino e a aprendizagem da química para os alunos do 9º ano da Unidade de Educação Básica Newton Neves de São Luís - MA.

Agradecimentos

A agradecimento a Deus, a Capes, PIBID/UEMA, UEMA a U.E.B Newton Neves, e aos colaboradores desse trabalho.

Referências

MEDEIROS. Miguel Araújo et. al. A Avaliação do conhecimento, sobre periodicidade química, em turma de química geral.

ROSA, Débora Lázara. Aplicação de metodologias alternativas para aprendizagem significativa no ensino de química. São Mateus- Espírito Santo, 2012.

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